Guerras

terça-feira, 22 de março de 2011

Entenda a crise na Líbia
País está à beira da guerra civil, entre forças leais e contrárias a Muammar Gaddafi
Do R7
Mergulhada em uma guerra civil, a Líbia é hoje uma nação dividida entre as forças leais ao ditador Muammar Gaddafi e a oposição, que domina o leste do país e pede por democracia. Há mais de quatro décadas no poder, Gaddafi resiste ao movimento que pretende por fim ao seu regime autoritário.
A repressão aos manifestantes e a contraofensiva (para recuperar cidades perdidas para os opositores) já deixou cerca de 6.000 mortos, segundo organizações de direitos humanos.
Diante da promessa de massacre aos rebeldes, o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) autorizou na uma intervenção militar na Líbia para “proteger a população civil”, além de criar uma zona de exclusão aérea no país. Estão autorizados bombardeios aéreos, mas sem ocupação terrestre de tropas da coalizão.
O governo líbio prometeu um cessar-fogo imediato, mas as forças de Gaddafi continuam a atacar fortemente cidades rebeldes. Desta forma, a França começou os ataques contra as tropas de Gaddafi, ação seguida mais tarde pelos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Itália.

Como a crise começou?
Oprimidos por quatro décadas de regime autoritário, vivendo sob péssimas condições econômicas em um país rico em petróleo e inspirados nas revoluções que derrubaram as ditaduras da Tunísia e do Egito, cidadãos líbios foram às ruas da Líbia a partir do dia 15 de fevereiro.
O movimento rapidamente ganhou força no leste do país, e a cidade de Benghazi (a segunda maior) se tornou o epicentro dos protestos.
A repressão respondeu com força, e o regime ordenou o bombardeio de manifestantes. Muitos militares desertaram e passaram a seguir as ordens de Gaddafi. Dois pilotos desviaram um caça líbio para Malta e pediram asilo.
O avanço da oposição
No dia 25 de fevereiro, Muammar Gaddafi apareceu em público e se disse disse disposto a morrer lutando. O filho do ditador, Saif al Gaddafi, alertou para o perigo de uma guerra civil e disse que rios de sangue correriam caso os protestos continuassem.
A partir do dia 20 de fevereiro, militares abandonam em massa o regime e vários diplomatas líbios deixam seus postos no exterior. O embaixador da Líbia na ONU pede que a comunidade internacional salvasse o país.
A oposição avançou e passou a controlar Benghazi, Tobrouk, Misrata e outras cidades do leste. Os líderes rebeldes fundam um conselho para a transição, já reconhecido como governo provisório pela França.
A ditadura contra-ataca
Gaddafi lançou uma contraofensiva no leste, bombardeando Benghazi. O avanço da oposição na cidade de Zawyia, a 50 km de Trípoli, provocou um massacre. Segundo organizações de direitos humanos, os mortos pela repressão podem chegar a 6.000.
Enfraquecido, Gaddafi passou a contratar mercenários no norte da África. A crise na Líbia também provocou um êxodo no país. Ainda assim, Gaddafi recuperou as cidades de Zawyia, em 4 e 5 de março, e Ras Lanuf, nos dias 8 e 9.

Segundo a ONU, mais de 150 mil pessoas fugiram do conflito, entre eles cerca de 500 brasileiros que viviam no país – a maioria funcionários de empresas multinacionais brasileiras, retirados de avião e navio para a Europa.
O regime também tem dificultado a cobertura da imprensa estrangeiras e prende jornalistas, entre eles o repórter do jornal O Estado de S. Paulo, o brasileiro Andrei Netto.
O mundo reage
A comunidade internacional condenou rapidamente a repressão sangrenta na Líbia. Os EUA anunciaram sanções ao regime no dia 25 de fevereiro. A ONU, que suspendeu a Líbia de seu Conselho de Direitos Humanos, e a União Europeia também anunciaram medidas contra a ditadura de Gaddafi nos dias seguintes. A Suíça congelou os investimentos da família no país.
A ONU também autorizou procuradores do Tribunal Penal Internacional a investigar crimes de guerra cometidos Gaddafi durante a repressão aos rebeldes. No dia 4 de março, a Interpol (polícia internacional) lançou um alerta internacional contra o líder líbio e 15 colaboradores.
O Brasil também condenou a repressão na Líbia.
Em 17 de março, o Conselho de Segurança da ONU autorizou uma intervenção militar e a criação de uma zona de exclusão aérea no país. Dois dias depois, a França deu início aos bombardeios contra tropas de Gaddafi, seguida mais tarde por Reino Unido, Canadá, Itália e Estados Unidos.

Matéria disponível em: http://noticias.r7.com/internacional/noticias/entenda-o-desenrolar-da-crise-na-libia-20110310.html

CRISE DO PETRÓLEO


Crise mundial provocada pelo embargo ao fornecimento de petróleo aos Estados Unidos e às potências européias estabelecido em 1973 pelas nações árabes, membros da
Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). A medida é tomada em represália ao apoio dos EUA e da Europa Ocidental à ocupação, no mesmo ano, de territórios palestinos por Israel, durante a Guerra do Yom Kipur. Após o embargo, a Opep estabelece cotas de produção e quadruplica os preços.
Essas medidas desestabilizam a economia mundial e provocam severa recessão nos EUA e na Europa, com grande repercussão internacional. Donos de dois terços das reservas de petróleo do mundo, países como Arábia Saudita, Irã, Iraque e Kuweit controlam o volume de produção e o preço do produto desde 1960, quando criam a Opep. Por causa do obstáculo iniciado em 1973, conhecido por primeiro choque do petróleo, os países industrializados acabam o ano de 1974 com um déficit de cerca de US$ 11 bilhões e os subdesenvolvidos, de quase US$ 40 bilhões. Em 1979 acontece o segundo choque do petróleo, causado pela revolução iraniana que derruba o xá Reza Pahlevi (1919-1980) e instala uma república islâmica no país. A produção de petróleo é gravemente afetada, e a nação não consegue atender nem mesmo às suas necessidades. O Irã, que era o segundo maior exportador da Opep, atrás apenas da Arábia Saudita, fica praticamente fora do mercado. O preço do barril de petróleo, então, atinge níveis recordes e agrava a recessão econômica mundial no início da década de 80.

CORTINA DE FERRO


Expressão criada, em 1946, pelo primeiro-ministro britânico Winston Churchill, para designar a política de isolamento adotada pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e seus estados-satélites após a II Guerra Mundial. Durante um discurso nos EUA, Churchill declara: "De Stettin, no Báltico, até Trieste, no Adriático, uma cortina de ferro desceu sobre o continente". Inicialmente, a Cortina de Ferro é formada pelas repúblicas da Rússia, Armênia, Azerbaidjão, Belarus, Estônia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Lituânia, Letônia, Moldávia, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia, Uzbequistão e os estados-satélites Alemanha Oriental, Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, Bulgária e Romênia.
Todos ficam sob o estrito controle político e econômico da URSS. Em 1955 unem-se militarmente por meio do Pacto de Varsóvia. O bloco se desfaz definitivamente em 1991, com a dissolução da URSS.

CORPORAÇÕES DE OFÍCIO


Associações que surgem na Idade Média a partir do século XII para regulamentar o processo produtivo artesanal nas cidades com mais de 10 mil habitantes. As corporações agregam pessoas que exercem o mesmo ofício. São responsáveis por determinar preço, qualidade, quantidade da produção, margem de lucro, aprendizado e hierarquia de trabalho. Os que desejam entrar na corporação devem ser aceitos por um mestre como aprendizes, sem ter direito a salário. Os mestres de cada ofício são os que detêm as ferramentas e fornecem a matéria-prima. As corporações de ofício delimitam sua atuação de forma precisa. Determinam, por exemplo, que uma alfaiataria não pode consertar roupas, assim como uma oficina de conserto não deve confeccionar peças novas. Existem também corporações intermunicipais, chamadas hansas, cujo objetivo é defender os interesses de mercadores de um grupo de cidades. A mais importante é a Liga Hanseática ou Hansa Teutônica, formada em 1358, com sede na cidade de Lübeck, atualmente na Alemanha.

CONFERÊNCIAS DE IALTA E POTSDAM

Conferências que reúnem as principais potências vencedoras da II Guerra Mundial, ao final do conflito, para redesenhar o mapa político mundial e as áreas de influência de cada uma.
A primeira é realizada de 4 a 11 de fevereiro de 1945, em Yalta, na região da Criméia (Ucrânia), com a participação de Winston Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido, Franklin Roosevelt, presidente dos Estados Unidos (EUA), e Josef Stálin, governante da então União Soviética (URSS). A segunda, entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945, ocorre em Potsdam, nos arredores de Berlim, Alemanha, reunindo Stálin, Clement Attlee, do Reino Unido, e o novo presidente norte-americano, Harry Truman.
Em Yalta, são abordadas questões como o tratamento a ser dispensado à Alemanha após a guerra, incluindo sua divisão em zonas de ocupação e a eliminação de sua indústria bélica, e a perseguição aos criminosos de guerra. Também se decide pela criação do Estado polonês e lançam-se as bases para a criação das Nações Unidas. A URSS concorda em combater o Japão após a derrota final da Alemanha, recebendo em troca áreas de ocupação no Leste Europeu e da Lituânia, Letônia e Estônia.
Na Conferência de Potsdam, a Alemanha e a cidade de Berlim são divididas em quatro zonas de ocupação (sob o comando do Reino Unido, França, EUA e URSS). O país perde extensas porções de seu território, suas Forças Armadas são desmobilizadas e o parque industrial é reduzido. A Coréia é dividida entre os EUA (sul) e URSS (norte) e o Japão se mantém sob ocupação norte-americana.
As conferências têm influência determinante na situação geopolítica das cinco décadas seguintes, durante a Guerra Fria, período no qual as zonas definidas ao final da guerra mantêm-se, de modo geral, inalteradas.

CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR

Frei Caneca

Movimento de inspiração liberal e de tendências autonomistas e republicanas que ocorre em Pernambuco e em outras províncias do Nordeste brasileiro em 1824. Está diretamente ligado ao processo da independência e da formação do Estado brasileiro no Primeiro Reinado.
            No final de novembro de 1823 chega a Pernambuco a notícia da dissolução da Assembléia Constituinte por dom Pedro I, no Rio de Janeiro. A decisão autoritária do imperador provoca imediata reação dos dirigentes provinciais. O movimento cresce quando dom Pedro outorga a Constituição do Império em março de 1824 sem convocar eleições para uma nova Constituinte. As elites pernambucanas contestam a legitimidade dessa Carta e, com a adesão da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Ceará, anunciam a formação de uma República, a Confederação do Equador. Para presidi-la é escolhido Manuel de Carvalho Pais de Andrade.
            Frei Caneca – Seu principal ideólogo é o carmelita frei Joaquim do Amor Divino Rabelo e Caneca, que em seu jornal Typhis Pernambucano defende a autonomia das províncias diante do governo imperial e dos poderes Legislativo e Judiciário perante o Executivo. A reação do governo imperial é imediata. Em setembro de 1824, os rebeldes são cercados no Recife pelas forças do brigadeiro Francisco de Lima e Silva e pela frota do almirante Cochrane. Derrotados na capital, eles fogem para o interior, onde são mortos ou aprisionados. No início de 1825, os principais chefes são julgados e condenados à prisão, como Cipriano Barata, ou executados, como frei Caneca e Agostinho Bezerra.
O levante de 1824 tem suas raízes na Revolta Pernambucana de 1817, que também defendia os ideais liberais e federativos. Com a independência e a convocação de uma Assembléia Constituinte – posteriormente fechada – , essa posição se torna mais firme e entra em choque com os interesses do imperador e das elites políticas do sul. No campo social, as propostas são tímidas e não incluem a extinção da escravidão. A Confederação avança nos aspectos político e institucional, na defesa do direito de voto, de eleições diretas em vários níveis, de maior equilíbrio dos poderes constitucionais com a eliminação do Poder Moderador e de melhor representação das províncias na Câmara e no Senado do Império.


COMUNISMO


Comunismo marxista, Governos comunistas

Doutrina e sistema econômico e social baseados na propriedade coletiva dos meios de produção. Tem como ideal a primazia do interesse comum da sociedade sobre o do indivíduo isolado.
            A noção de comunismo surge na Antiguidade com Platão. Em A República, defende a propriedade comum dos bens para anular o conflito entre o interesse privado e o do Estado.
Mas é no pensamento cristão que aparecem os primeiros ideais comunistas para toda a população. Esses ideais acompanham a civilização cristã na Idade Média e no Renascimento.
Nos séculos XVI e XVII despontam as grandes utopias sobre o comunismo. Na obra Utopia (1515), do pensador e estadista inglês Thomas More, não há menção à propriedade comum; no entanto, a estrutura social proposta é um comunismo embrionário.
Comunismo marxista – O Manifesto do Partido Comunista (1848), dos pensadores alemães Karl Marx e Friedrich Engels (1820-1895), afirma que o comunismo seria a etapa final da organização político-econômica humana. A sociedade viveria em um coletivismo, sem divisão de classes nem a presença de um Estado coercitivo. Para chegar ao comunismo, os marxistas prevêem um estágio intermediário de organização, o socialismo, que instaura uma ditadura do proletariado para garantir a transição.
Governos comunistas – Em 1917, durante a Revolução Russa, os bolcheviques, liderados por Lênin, introduzem a supressão da propriedade privada, a planificação econômica e a nacionalização de bancos e fábricas. Com a morte de Lênin, assume o político Josef Stálin, que extingue a oposição e fortalece o Estado, transformando-o em regime totalitário. Em 1921, a Mongólia transforma-se no segundo país comunista do mundo. Após a II Guerra Mundial, os países do Leste Europeu tornam-se comunistas depois de ser liberados do nazismo pelo Exército soviético. Em 1949, os comunistas liderados por Mao Tsé-tung tomam o poder na China. O sistema espalha-se por vários países do Sudeste Asiático (Coréia do Norte, em 1948; Vietnã do Norte, em 1954; Laos e Camboja, em 1975; e Vietnã do Sul, em 1976), da África (Congo, em 1970; Benin, em 1972; Guiné-Bissau, em 1974; Angola e Moçambique, em 1975; e Etiópia, em 1976) e Cuba, em 1959.
Na década de 70, já há indícios da crise do sistema político soviético, impulsionada principalmente pelo crescimento dos movimentos nacionalistas e pela dificuldade econômica. Em 1985, o presidente soviético Mikhail Gorbatchov dá início a um programa de reforma política, econômica e social (perestroika). A queda do Muro de Berlim marca o começo da extinção do regime comunista no Leste Europeu e provoca um conflito generalizado nos partidos comunistas, que, em sua maioria, abdicam de nome, programa e ideologia. Em 1991, a URSS desintegra-se e as ex-repúblicas soviéticas formam a Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Sobrevivem, contudo, os governos comunistas da Coréia do Norte, do Vietnã, de Cuba e da China. Com exceção do primeiro, que ainda é um regime bastante fechado, os demais países já adotam algumas medidas econômicas de mercado aberto.

COMUNA DE PARIS


Insurreição popular ocorrida em Paris em 1871, quando, pela primeira vez na história, se instala um governo revolucionário de tendência socialista. Apesar da curta duração, dois meses, influencia movimentos socialistas posteriores, como a Revolução Russa.
A derrota sofrida pela França na Guerra Franco-Prussiana (1870) provoca a derrubada do imperador Napoleão III e a proclamação da III República. O novo governo, chefiado por Adolphe Thiers, negocia a paz com Otto von Bismarck, da Prússia, sob protestos da população. Os habitantes de Paris, sitiados pelo inimigo, revoltados com a capitulação francesa e castigados pelo alto custo de vida, organizam a resistência.
Em março de 1871, os rebeldes tomam o poder em Paris com o apoio da Guarda Nacional e organizam a Comuna. O governo revolucionário, formado por um conselho de cidadãos eleitos pelo voto universal, conta com a participação de representantes de várias tendências socialistas. A administração da cidade é delegada a funcionários eleitos e as fábricas passam a ser geridas por conselhos de trabalhadores. Em abril, a Comuna de Paris faz um manifesto à nação, conclamando todos os cidadãos franceses a formar uma federação de comunas livres e independentes. O Tratado de Paz entre a França e a Alemanha é assinado em maio de 1871 e, em seguida, as tropas do governo de Thiers invadem Paris. Em poucos dias a Comuna é derrotada. Cerca de 20 mil pessoas são mortas e mais de 40 mil, presas. Após a derrota da Comuna, as tropas alemãs deixam o país. A expressão Comuna de Paris também se refere ao governo instituído em Paris em 1792, durante a Revolução Francesa. Na época, os sans-culotte, liderados pelos jacobinos, organizam tropas nacionais e assumem o governo da capital.

COMPANHIAS DE COMÉRCIO

Política mercantilista

Companhias mercantis organizadas pelos Estados colonialistas para aumentar a produção, enfrentar melhor a concorrência estrangeira e tornar mais eficiente e lucrativo o comércio entre a colônia e a metrópole. O Estado entra com uma parte do capital dessas companhias, mas elas têm administração autônoma. Entre os séculos XVII e XVIII, Portugal cria quatro companhias.
            Em 1649 é criada a Companhia Geral do Comércio do Brasil para auxiliar a resistência pernambucana às invasões holandesas e apoiar a recuperação da agricultura canavieira do Nordeste depois dos conflitos. Seu papel principal é fornecer escravos e garantir o transporte do açúcar para a Europa. Em 1682 é fundada a Companhia do Comércio do Maranhão, que também atua na agricultura exportadora de açúcar e algodão, com fornecimento de crédito, transporte e escravos aos produtores. No século XVIII, são fundadas pelo marquês de Pombal as companhias gerais do comércio do Grão-Pará e do Maranhão (1755) e de Pernambuco e Paraíba (1759). Ambas reforçam as atividades extrativistas e agroexportadoras do norte e do nordeste da colônia, um pouco abandonadas em razão do crescimento da mineração de ouro e de diamante na região das "minas gerais". As companhias detêm privilégios, como monopólio de compra e venda de mercadorias em sua área de atuação, autonomia para organizar o transporte marítimo, estabelecer preços e condições de financiamento e pagamento dos produtos exportados.
Política mercantilista – Por intermédio das companhias de comércio, o Estado português busca garantir as receitas fiscais da Coroa e os lucros da burguesia com o bom funcionamento dos engenhos de açúcar e das plantações de algodão e fumo. Essas atividades dependem do transporte dos produtos entre Brasil e Portugal, do crédito para a compra de escravos e do fornecimento de utensílios, ferramentas, gêneros alimentícios e tecidos que a colônia não produz. Mesmo não sendo uma experiência muito bem-sucedida – por falta de capital suficiente ou má administração –, as companhias de comércio representam uma tentativa do Estado de dar maior eficiência à política mercantilista, orientando os investimentos para determinadas áreas e estimulando-os pela concessão de privilégios a comerciantes e acionistas.

COMPANHIA DE JESUS

Companhia de Jesus

Sociedade missionária fundada em 1534 por Santo Inácio de Loyola com o objetivo de defender o catolicismo da Reforma Protestante na Europa e difundi-lo nas novas terras do Ocidente e do Oriente. Tem rápido crescimento e alcança grande prestígio e poder, tornando-se a instituição religiosa mais influente em Portugal e nas colônias portuguesas.
Os primeiros jesuítas chegam ao Brasil em 1549, comandados pelo padre Manuel da Nóbrega, e dedicam-se à catequese indígena e à educação dos colonos. Entre os séculos XVII e XVIII, também constroem igrejas e fundam colégios. Organizam a estrutura de ensino, baseada em currículos e graus acadêmicos, e estabelecem as primeiras "reduções" ou "missões": aldeamentos onde os nativos são aculturados, cristianizados e preservados da escravização colonial. A maior parte delas é criada na região Sul, próximo aos rios Paraná e Uruguai. Juntas elas reúnem dezenas de milhares de índios. Mas é grande também o número de missões instaladas pelos jesuítas na região amazônica.
Com o crescimento das missões, agravam-se as divergências entre os padres e os colonos que se utilizam de mão-de-obra indígena. Na primeira metade do século XVII, os bandeirantes paulistas atacam os aldeamentos feitos nas regiões dos rios Paraná e Paraguai. Na região amazônica, o padre Antônio Vieira usa seu prestígio e empenho para diminuir a violência das "tropas de resgate" contra as missões jesuíticas. Em meados do século XVIII, a situação fica insustentável. O Tratado de Madri, de 1750, define a posse das terras ocupadas por Portugal e Espanha e determina a transferência dos índios de Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul, para terras argentinas e paraguaias. Alguns padres apóiam a resistência indígena, opondo-se à Coroa portuguesa. O envolvimento da Companhia de Jesus na Guerra Guaranítica serve de pretexto ao marquês de Pombal para decretar a expulsão dos jesuítas do Brasil e de Portugal em 1759. A alegação é de que a organização tornara-se quase tão poderosa quanto o Estado, ocupando funções e atribuições mais políticas que religiosas. A companhia entra em choque também com setores da própria Igreja, que julgam excessiva a proteção dos jesuítas aos nativos. O marquês de Pombal fecha a instituição em todo o império português, muda os estatutos dos colégios e das missões e impõe a eles direções leigas. As medidas fazem parte de um conjunto de reformas que visam reorganizar a administração, reduzir os conflitos internos e estimular a atividade econômica na colônia.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL I, II E III

I REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, Avanços técnicos, Oferta de mão-de-obra, II REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, III REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Processo de mudança de uma economia agrária e baseada no trabalho manual para uma dominada pela indústria mecanizada. Tem início na Inglaterra por volta de 1760 e alastra-se para o resto do mundo. Caracteriza-se pelo uso de novas fontes de energia, pela invenção de máquinas que aumentam a produção, pela divisão e especialização do trabalho, pelo desenvolvimento do transporte e da comunicação e pela aplicação da ciência na indústria. Provoca profundas transformações na sociedade: o declínio da terra como fonte de riqueza, o direcionamento da produção em larga escala para o mercado internacional, a afirmação do poder econômico da burguesia, o surgimento do operariado e a consolidação do capitalismo como sistema dominante na sociedade.
            I REVOLUÇÃO INDUSTRIAL – O pioneirismo inglês, no século XVIII, deve-se ao acúmulo de capital – em razão da rápida expansão do comércio ultramarino e continental –, às reservas de carvão e ferro, à grande quantidade de mão-de-obra, ao avanço tecnológico e à existência de mercados consumidores. Em sua origem está a Revolução Gloriosa (1688), que assinala o final do absolutismo inglês e coloca a burguesia no controle do Estado. A disponibilidade de capital e o sistema financeiro eficiente facilitam os investimentos dos empresários, que constróem ferrovias, estradas, portos e sistemas de comunicação, favorecendo o comércio. Os campos são apropriados pela burguesia, no processo chamado de cercamento, originando extensas propriedades rurais. Com isso, os camponeses são expulsos das terras, migram para as cidades e tornam-se mão-de-obra à disposição. Por outro lado aumenta a produção de alimentos, contribuindo para o crescimento populacional.
            Avanços técnicos – O desenvolvimento de máquinas – como a máquina a vapor e o tear mecânico – permite o crescimento da produtividade e a racionalização do trabalho. Com a aplicação da força a vapor às máquinas fabris, a mecanização difunde-se na indústria têxtil. Para melhorar a resistência delas, o metal substitui a madeira, estimulando a siderurgia e o surgimento da indústria pesada de máquinas. A invenção da locomotiva e do navio a vapor acelera a circulação das mercadorias.
            Oferta de mão-de-obra – O novo sistema industrial institui duas novas classes opostas: os empresários, donos do capital, dos modos e bens de produção, e os operários, que vendem sua força de trabalho em troca de salário. A Revolução Industrial concentra os empregados em fábricas e muda radicalmente o caráter do trabalho. Para aumentar o desempenho dos operários, a produção é dividida em várias etapas. O trabalhador executa uma única tarefa, sempre do mesmo modo. Com a mecanização, o trabalho desqualifica-se, o que reduz os salários. No início, os empresários impõem duras condições aos operários para ampliar a produção e garantir margem de lucro crescente. Estes, então, se organizam em associações para reivindicar melhores condições de trabalho, dando origem aos sindicatos.
            II REVOLUÇÃO INDUSTRIAL – Inicia-se a partir de 1870, com a industrialização da França, da Alemanha, da Itália, dos EUA e do Japão, entre outros. Novas fontes de energia (eletricidade e petróleo) e produtos químicos, como o plástico, são desenvolvidos, e o ferro é substituído pelo aço. Surgem máquinas e ferramentas mais modernas. Em 1909, Henry Ford cria a linha de montagem e a produção em série. Na segunda metade do século XX, quase todas as indústrias já estão mecanizadas e a automação alcança todos os setores das fábricas. As inovações técnicas aumentam a capacidade produtiva das indústrias e o acúmulo de capital. As potências industriais passam a buscar outros mercados consumidores.
            III REVOLUÇÃO INDUSTRIAL – No período pós-II Guerra Mundial a partir da década de 1950, surgem complexos industriais e empresas multinacionais. As indústrias química e eletrônica crescem. Os avanços da automação, da informática e da engenharia genética são incorporados ao processo produtivo, que depende cada vez mais de alta tecnologia e de mão-de-obra especializada. A informatização substitui, em alguns casos, a mão-de-obra humana, contribuindo para a eliminação de inúmeros postos de trabalho.

COLONIZAÇÃO DA ÁFRICA


Colonização portuguesa, Colonização inglesa, Colonização holandesa,
 PARTILHA DA ÁFRICA
Processo de ocupação territorial, exploração econômica e domínio político do continente africano por potências européias. Tem início no século XV e estende-se até a metade do século XX. Ligada à expansão marítima européia, a primeira fase do colonialismo africano surge da necessidade de encontrar rotas alternativas para o Oriente e novos mercados produtores e consumidores.
Colonização portuguesa – Iniciam o processo na primeira metade do século XV, estabelecendo feitorias, portos e enclaves no litoral oeste africano. Não existe nenhuma organização política nas colônias portuguesas, exceto em algumas áreas portuárias onde há tratados destinados a assegurar os direitos dos traficantes de escravos. A obtenção de pedras, metais preciosos e especiarias é feita pelos sistemas de captura, de pilhagem e de escambo. O método predador provoca o abandono da agricultura e o atraso no desenvolvimento manufatureiro dos países africanos. A captura e o tráfico de escravos dividem tribos e etnias e causam desorganização na vida econômica e social dos africanos.
Milhões de pessoas são mandadas à força para as Américas, e grande parte morre durante as viagens. A partir de meados do século XVI, os ingleses, os franceses e os holandeses expulsam os portugueses das melhores zonas costeiras para o comércio de escravos.
Colonização inglesa – No final do século XVIII e meados do século XIX, os ingleses, com enorme poder naval e econômico, assumem a liderança da colonização africana.
Combatem a escravidão, já menos lucrativa, direcionando o comércio africano para a exportação de ouro, marfim e animais. Para isso estabelecem novas colônias na costa e passam a implantar um sistema administrativo fortemente centralizado na mão de colonos brancos ou representantes da Coroa inglesa.
            Colonização holandesa – Estabelecem-se na litorânea Cidade do Cabo, na África do Sul, a partir de 1.652. Desenvolvem na região uma nova cultura e formam uma comunidade conhecida como africâner ou bôer. Mais tarde, os bôeres perdem o domínio da região para o Reino Unido na Guerra dos Bôeres.

PARTILHA DA ÁFRICA – No fim do século XIX e início do século XX, com a expansão do capitalismo industrial, começa o neocolonialismo no continente africano. Entre outras características, é marcado pelo aparecimento de novas potências concorrentes, como a Alemanha, a Bélgica e a Itália. A partir de 1880, a competição entre as metrópoles pelo domínio dos territórios africanos intensifica-se. A partilha da África tem início, de fato, com a Conferência de Berlim (1884), que institui normas para a ocupação. No início da I Guerra Mundial, 90% das terras já estão sob domínio da Europa. A partilha é feita de maneira arbitrária, não respeitando as características étnicas e culturais de cada povo, o que contribui para muitos dos conflitos atuais no continente africano. Os franceses instalam-se no noroeste, na região central e na ilha de Madagáscar. Os ingleses estabelecem territórios coloniais em alguns países da África Ocidental, no nordeste e no sul do continente. A Alemanha conquista as regiões correspondentes aos atuais Togo, Camarões, Tanzânia, Ruanda, Burundi e Namíbia. Portugal e Espanha conservam antigas colônias. Os portugueses continuam com Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, enquanto os espanhóis mantêm as posses coloniais de parte do Marrocos e da Guiné Equatorial. A Bélgica fica com o Congo (ex-Zaire) e a Itália conquista a Líbia, a Eritréia e parte da Somália.
Após a partilha ocorrem movimentos de resistência. Muitas manifestações são reprimidas com violência pelos colonizadores. Também são exploradas as rivalidades entre os próprios grupos africanos para facilitar a dominação. A colonização, à medida que representa a ocidentalização do mundo africano, suprime as estruturas tradicionais locais e deixa um vazio cultural de difícil reversão. O processo de independência das colônias européias do continente africano tem início a partir da II Guerra Mundial.


COLONIZAÇÃO DA ÁSIA

Disputa territorial

Processo de ocupação territorial, exploração econômica e dominação política do continente asiático por potências européias. Baseia-se na posse de portos e feitorias no litoral com o objetivo de abastecer o mercado consumidor da Europa de ouro, prata, tecidos e especiarias explorados na região. Inicia-se no século XV e termina após a II Guerra Mundial.
            A tentativa de restabelecer o comércio com o Oriente, interrompido com a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453, leva os europeus a se lançar na busca de novas rotas marítimas. A expedição do português Vasco da Gama (1469-1524), realizada entre 1498 e 1499, inaugura a presença colonial européia na Ásia. Os portugueses estabelecem seu domínio na costa da Índia, da China e tentam conquistar o Japão. Os espanhóis instalam-se nas Filipinas, onde ficam até 1898. A partir do século XVII, a presença britânica na Índia, com a Companhia das Índias Orientais, supera a concorrência portuguesa e francesa. A França, porém, mantém a hegemonia na Indochina.
Disputa territorial – No final do século XIX, os países do Ocidente restauram a política colonialista, baseada na nova divisão econômica e política do mundo pelas potências capitalistas em ascensão. As potências européias e o Japão envolvem-se numa disputa acirrada para redividir os territórios asiáticos. A Rússia czarista conquista a Sibéria e parte da Ásia Central. O Reino Unido assegura sua soberania sobre a Índia e cria Estados intermediários no Nepal e no Butão. Entra também no Tibet, no Iêmen do Sul, em Barein e nos Emirados Árabes Unidos. Anexa a Birmânia (atual Mianmar) e o Ceilão (atual Sri Lanka). Com a Guerra do Ópio, toma Hong Kong da China. A França firma-se na Indochina, colonizando Laos, Camboja e Vietnã. A Holanda (Países Baixos) mantém o controle nas Índias Orientais (Indonésia). Em 1874, o Japão inicia seu movimento expansionista, atacando a China e, mais tarde, a Coréia. A expansão japonesa é barrada pelas intervenções de Rússia, França, Alemanha e Reino Unido, que deflagram uma corrida em busca de privilégios comerciais e concessões territoriais na China. Com a Guerra Hispano-Americana, os espanhóis perdem suas colônias no Pacífico e no Caribe para os Estados Unidos. A partir da II Guerra Mundial tem início o processo de independência das colônias européias na Ásia. Após a derrota dos turcos na I Guerra Mundial (1914-1919), Síria e Líbano ficam sob protetorado francês e Jordânia, Omã, Kuweit e Catar sob mandato inglês.

Significado e origem dos nomes

Significado dos nomes
Letra “A”:
Aarão: Hebraico "Aharon" (também: Arão): O montanhês, o iluminado, o inspirado, o sublime. Aarão, irmão de Moisés, sumo sacerdote dos Hebreus. Arão como nas obras do Padre Antônio Vieira.
Abaçaí: Pessoa de respeito. Tupi.
Abacílio: Significa: "aquele que não tem apoio".
Abade: Hebraico: "Abba" - Pai, guia ou chefe de um mosteiro.
Abaeté: Origem tupi (Abá-etê), significa homem de respeito.
Abanã: Cabelo forte, cabelo duro. Tupi.
Abaré: Amigo do homem. Tupi.
Abati: Tupi, significa cabelos dourados, loiro.
Abayomi: Do tupi "alegre encontro".
Abdala: Do árabe Abdallah: Servo de Deus. Sobrenome de muitas famílias radicadas no Brasil.
Abdão: Aquele que serve. Origem hebraica.
Abdelcáder: Origem árabe. Significa servo do onipotente.
Abdelcarim: Servo do generoso. Abdelcarim foi um famoso guerreiro marroquino. Origem árabe.
Abdias: Hebraico: "servo do senhor".
Abel: Significa vaidade e indica uma pessoa aventureira e ousada, que precisa controlar seus impulsos para não tomar atitudes agressivas, que lhe causariam sérios problemas a curto ou médio prazo.
Abelardo: Significa abelha e indica uma pessoa ousada e empreendedora. Inspira muita confiança e gosta de desafiar a própria capacidade, lançando-se constantemente em novos projetos.
Abella: Latim "bonita".
Abigail: Fonte de prazer; pai do contentamento.. "Pai" em hebraico é equivalente a "fonte". Meu pai é alegria, na fonte da alegria. "Pai" em hebraico é equivalente a "fonte". Muda rapidamente de humor. Mas sempre significa fonte de prazer e indica uma pessoa que muda muito passa por cima disso e consegue fazer com que as coisas aconteçam de modo favorável a ela.
Abílio: Do Latim o significado "apto, capaz", do grego "aquele que é incapaz da vingança".
Abner: Do hebraico: "pai da luz".
Abraão: Significa pai de uma multidão e indica uma pessoa que faz do charme um instrumento para viver bem. Gasta em viagens e passeios com amigos o que lhe sobra de dinheiro, mas no fundo é um sábio que apenas aguarda o momento certo para mostrar toda a sua inteligência e toda a sua capacidade de realização. É o pai das nações e foi escolhido pessoalmente por Deus (Gênesis 17,5).
Abrão: Significa pai da altura. Deste se originou o nome Abraão, conforme determinado por Deus (Gênesis 17, 5).
Aci: Do tupi "mãe, matriarca".
Acira: Indígena, objeto cortante.
Ada: Significa feliz, próspera e indica uma pessoa muito amorosa. Embora pareça quase sempre indecisa entre dois caminhos, sua intuição geralmente lhe revela a escolha mais indicada.
Adail: Significa guia e defensora. Indica uma pessoa que é capaz de ajudar as outras porque confia muito em si própria. Isso lhe abre as portas para o sucesso e ela pode se realizar como psicóloga, professora ou conselheira sentimental.
Adalberto: Significa nobre, brilhante e ilustre e indica uma pessoa que está sempre procurando fazer importantes conquistas. Mas precisa do estímulo dos pais e dos amigos para alcançar o sucesso que deseja. Do Teutônico "notório fulgurante", este nome apresenta muitas variações, como Alberto, Etelberto, Oberto.
Adália: Latim: exala perfume.
Adalgisa: Significa lança de nobreza e indica uma pessoa que tende a se achar a dona da verdade. Mas sempre dá conselhos muito úteis a quem recorre a ela. Tem uma autoridade natural que não se transforma em autoritarismo devido à sua grande espiritualidade.
Adalton: Latim: "aumentado, crescido".
Adamir: Germânico: "pai ilustre".
Adamo: Latim: "amante ardente".
Adão: Significa terra vermelha e, por extensão, o homem criado da terra, do barro. Segundo a bíblia, foi o nome que Deus deu ao primeiro ser humano. Indica uma pessoa que gasta com a família todo o dinheiro que ganha. No amor, é meigo e tende a seguir as sugestões da mulher, revelando-se portanto um companheiro formidável. Do hebreu "homem feito de argila vermelha.
Adauto: Latim: "aumentado, grande".
Adelaide: Significa de linhagem nobre e indica uma pessoa dinâmica e com grande sabedoria. Mas precisa se abrir um pouco, pois em geral não deixa nada nem ninguém interferir nas suas certezas. Do teutônico "de linhagem nobre".
Adélia: Significa nobre e indica uma pessoa que luta para tomar as rédeas do seu destino. Não gosta de depender de ninguém, nem mesmo dos pais. Hábil e esperta, em geral consegue o que quer da vida. Mas deve combater a ansiedade e desenvolver o sentido de vida em comum.
Adelina, Aline: Diminutivo de Adélia. Realista ao extremo, quem tem esses nome precisa dar um pouco mais de atenção aos sonhos, para tornar a vida mais colorida e cheia de ideais.
Ademar: Significa guerreiro famoso e indica uma pessoa que encara os desafios com disposição, como se cada dia representasse uma batalha a ser vencida com bom humor. Por isso, raramente fica deprimido. Do teutônico "glorioso guerreiro".
Ademir: Teutônico: "recoberto de nobreza".
Adílson: Significa filho de Adão e indica uma pessoa que não muda sua rotina por nada nesse mundo e não gosta que ninguém dê palpite na sua vida. Da mesma forma, respeita a individualidade dos outros.
Adina: Significa voluptuosa. Esse nome predispões a mulher, quando ela é bem jovem, a se fazer admirar sobretudo pela beleza física ou pela sensualidade. Na maturidade, desenvolve também o brilho intelectual.
Adir: Do fenício: "nobre".
Adira: Do hebraico: "sensível".
Ado: Hebraico: "aquele que é prospero".
Adolfo: Significa lobo nobre e indica uma pessoa que não hesita em assumir a responsabilidade pelos seus atos. Ouve, analisa e depois toma decisões firmes, das quais dificilmente volta atrás. Do teutônico "nobre lobo".
Adonias: Significa aquele de quem Deus é senhor e indica uma pessoa que economiza bastante, mas sem se privar do conforto. Faz sucesso como administrador de empresas ou auditor. No amor, é fiel ao extremo, mas em contrapartida exige carinho e atenção constantes.
Adoniran: Significa o Senhor é excelso e indica uma pessoa que luta como ninguém pelos seus objetivos. Nos estudos, é brilhante ou pelo menos muito esforçado. E, no trabalho, logo ganha o respeito de todos.
Adônis: Significa senhor e se refere a um personagem mitológico famoso pela sua beleza. Indica uma pessoa cautelosa, que não esbanja dinheiro, mesmo quando tem o bastante para isso. Consciente do seu valor, espera que os outros também o reconheçam.
Adriana: Significa escura, morena, e revela uma pessoa com grandes chances de triunfar na vida, pois mostra interesse pelos mais variados assuntos e aprende tudo com facilidade. E sabe repartir com os outros o que consegue com o estudo e o trabalho.
Adriane: Trata-se de pessoa com grande chance de triunfar. Mostra interesse pelos mais variados assuntos e aprende tudo com facilidade. Sabe que para ser querida, precisa demonstrar seu afeto. Pode obter êxito como dentista, bióloga e fonoaudióloga. Usa suas economias inclusive para ajudar os amigos.
Adriano: Significa o que veio da região da Ádria e indica uma pessoa muito ativa mas que costuma oscilar entre os interesses imediatos e os ideais de longo prazo, e isso lhe acarreta dilemas constantes.
Adroaldo: Significa o que governa com nobreza e indica uma pessoa muito crítica consigo mesma, que analisa todos os seus atos e não admite cometer erros. No entanto, perdoa com facilidade as falhas alheias.
Aécio: Grego: "ave de rapina".
Afonso: Significa pronto para o combate e indica uma pessoa que preocupada com o bem estar dos outros, procura ajudas a todos que se encontram em dificuldades. Idealista, coloca a justiça acima de tudo. Do teutônico "guerreiro de ânimo combativo".
Agar: Significa estrangeira e indica uma pessoa que tende a errar muito porque age como se não tivesse nenhum envolvimento com o que está acontecendo. Mas, quando vence essa tendência e aprende a ouvir também o coração. Desenvolve grande capacidade de análise e de julgamento.
Ágata / Ághata: Significa bondosa e predispõe a criança ao amor. A pessoa assim chamada está sempre pronta a ajudar quem precisa. Seus conselhos, baseados numa intuição aguçada, são muito eficientes.
Agenor: Grego: "homem bravo, soberbo".
Agildo: Significa oferta dos deuses e indica uma pessoa que permanece confiante em quaisquer circunstâncias, pois encara cada obstáculo que encontra como estímulo para continuar lutando
Agnaldo: Significa o que governa pela espada e indica uma pessoa cuja maior preocupação é preservar a independência. Ambicioso, usa toda a sua inteligência e sua capacidade de liderança para alcançar o sucesso. Os pais devem educá-lo para que não se torne autoritário
Agnelo: Significa cordeirinho e indica uma pessoa brilhante e disposta a progredir na vida, mas que tende a estagnar por estar sempre concordando com a vontade dos outros. Só no amor realmente seletivo: se dá bem apenas com mulheres no mínimo encantadoras.
Agnes: Significa pura e indica uma pessoa que vê a vida com otimismo e enfrenta os problemas com muita disposição. Sua sinceridade e alegria atraem felicidade, saúde e prosperidade. Não há acontecimento negativo que consiga derrubá-la.
Agostinho: Do latim "da família dos Augustos".
Aguinaldo: Significa o que governa pela espada e indica uma pessoa cuja maior preocupação é preservar a independência. Ambicioso, usa toda a sua inteligência e sua capacidade de liderança para alcançar o sucesso. Os pais devem educá-lo para que não se torne autoritário
Aída: Significa próspera, feliz e indica uma pessoa que tende a perder o controle das emoções. Apaixona-se com facilidade e se irrita com mais facilidade ainda. Mas não guarda mágoas de ninguém, nem trai um namorado. Tudo na vida é muito claro e honesto.
Aidê: Esse nome vem do francês Haydée e se associa a independência e ousadia. Indica uma pessoa que define claramente seus ideais e luta arduamente por eles. Mas por trás do seu jeito seguro se esconde uma sensibilidade enorme. Também muito inteligente, ela adora conversar com pessoas mais velhas, para aperfeiçoar seus conhecimentos.
Aílton: Nome literário, sem significado claro, indica uma pessoa que aproveita intensamente cada momento da vida, mas sem se descuidar do futuro. Persegue com toda garra seus ideais e vive com verdadeira paixão cada uma das vitórias que alcança.
Aimê: Este nome vem do francês Aimée. Significa amada e se associa à força da emoção e da intuição. Indica uma pessoa perfeccionista e moralista, que só deixa de ser severa no julgamento dos outros quando a satisfação dos seus próprios desejos lhe ensina que a paixão não é obrigatoriamente um pecado. Então passa a ver a si própria e às outras pessoas de uma forma menos crítica.
Aimoré: Do tupi: "que morde".
Airton: Nome literário, sem significado claro, indica uma pessoa que aproveita intensamente cada momento da vida, mas sem se descuidar do futuro. Persegue com toda garra seus ideais e vive com verdadeira paixão cada uma das vitórias que alcança.
Airumã: Tupi: "estrela d'alva".
Ajuricaba: Significa abelha feroz e indica uma pessoa que não tolera a inércia. Inovador e até excêntrico, contesta desde muito cedo todas as regras que lhe são impostas e busca sempre seus próprios caminhos
Akira: Do Japonês: "o inteligente".
Alaíde: Variação de Adelaide. Indica uma pessoa equilibrada e positiva. Otimista, ela contagia todo mundo com sua alegria de viver. Tem vida amorosa intensa e variada, mas não trai nem suporta traições.
Alan: Significa belo , harmonioso e indica uma pessoa emotiva, que se magoa com facilidade, embora nem sempre demonstre sua tristeza. Prefere exibir sua simpatia para cativar todo mundo que o rodeia. Tende a conseguir sucesso como músico ou paisagista. Do gaélico "gracioso agradável".
Alba: Significa branca, alva. É uma pessoa que tende a se mostrar uma tanto arrogante, o que dificulta seus relacionamentos. Amante do bom e do melhor, gasta o que tem e mais um pouco. Mas com o tempo, aprende a cultivar a humildade e então triunfa na vida.
Alberico: Teutônico: "rei dos montes".
Albertina: Significa ilustre e indica uma pessoa que, além de intuitiva, é prática, paciente e organizada. Ótima conselheira, não mede esforços para apoiar, com ensinamentos, quem recorre a ela. Também se mostra generosa com que lhe pede dinheiro emprestado.
Alberto: Significa ilustre, muito famoso e indica uma pessoa que possui a dose certa de impetuosidade e coloca muita energia na concretização dos sonhos. Seu talento sempre acaba sendo reconhecido.
Albino: Latim: "alvo, branco".
Alceu, Alcides: Significa forte e indica uma pessoa extremamente ativa e que, por isso, quase sempre alcança seus objetivos. Seus pontos fortes são a persistência e a força de vontade.Planeja seus negócios com muito cuidado e pode se realizar como economista ou engenheiro.
Alcibíades: Significa defensor da vida e indica uma pessoa impetuosa e persistente, que consegue alcançar altos postos na profissão que escolhe. Mas no amor precisa aprender a abrir seu coração, pois é muito racional e dificilmente se deixa dominar pelas emoções.
Alcina: Significa de mente forte e indica alguém com tanta capacidade de persuasão que pode convencer as outras pessoas de que terra é outro ou vice-versa. Mas não se vale desse dom para enriquecer ilicitamente. Usa-o apenas para arejar as idéias de quem conversa com ela.
Alcinda, Alcione: Nome de uma estrela muito brilhante da constelação das Plêiades. Revela uma pessoa que gosta de demonstrar seu lado alegre. Possui grande capacidade de comunicação e de sedução e está destinada a Ter inúmeros amigos e vários amores.
Alcindo, Alcino: Significa espírito forte e indica uma pessoa conservadora e autoritária, que precisa aprender a ser paciente diante das mudanças, bem-humorado face aos imprevistos e prudente do dia-a-dia.
Alcione: Teutônico, ave que vive no mar.
Alda: Significa velha, sábia e rica. É uma pessoa que tem grande possibilidade de desenvolvimento espiritual, mas que não deixa de desfrutar os prazeres da vida. Consegue inúmeras vitórias quando organiza convenientemente seu dia-a-dia e suas economias.
Aldir: Significa velho, experiente. Indica uma pessoa que tem grande possibilidade de desenvolvimento espiritual, mas que não deve descuidar do lado material da vida. Consegue inúmeras alegrias quando organiza suas economias e reúne condições financeiras de ajudar os outros.
Aldo: Teutônico: "nobre".
Aleixo: Significa o que defende e indica uma pessoa que deve controlar a impulsividade para não tomar atitudes das quais se arrependerá.
Alejandra, Alessandra, Alexandra: Significa defensora da humanidade e indica uma pessoa de caráter conciliador. Quem tem esse nome sempre procura resolver os problemas dos outros e conquista a todos com sua enorme meiguice.
Alessandro(a): Variante Italiana de Alexandre.
Alexandre(a): Significa defensor da humanidade e indica um espírito justiceiro e matador. Tem sucesso quando trabalha em atividades comunitárias. Do elênico "protetor e defensor do gênero humano".
Alfeu: Grego: "imagem clara".
Alfredo: Significa conselheiros dos espíritos e indica uma pessoa muito prática, que sabe usar a lógica para atingir seus objetivos e afastar as más influências. Está sempre disposto a ajudar os amigos e resolver até problemas íntimos.
Alice: Significa a verdadeira. É uma pessoa extremamente sincera mesmo quando isso lhe pode custar uma amizade. Tem também o Dom da liderança. Por isso, não gosta de trabalhar para os outros. Prefere exercer uma profissão liberal ou montar sua empresa. Do grego "verídica, autêntica".
Alícia: Variação de Alice. Grego: "a verdadeira". Indica uma pessoa muito empreendedora e com grande força interior. É muito admirada pela capacidade de poupar e aplicar bem seu dinheiro. Mas precisa tomar cuidado para não se impacientar demais quando as coisas demoram a acontecer.
Alina: Grego: graciosa, atraente. Significa agulha e predispõe a criança a se tornar profunda nas suas observações e na maneira de ver o mundo. Com o passar do tempo, porém, ela vai se tornando livre e desprendida e chega a agir de maneira quase superficial. Mas, quando percebe que fez uma escolha indevida, luta com toda a sua garra para corrigir o erro.
Aline: De linhagem nobre. Inglês: Graciosa, elegante.
Alípio: Significa o que não tem tristeza e indica uma pessoa extrovertida e falante que chama a atenção em qualquer roda social. Tende a gastar todas as suas economias em objetos sofisticados.
Alma: Latim: "bondosa, clemente".
Almeida: Latim: "planície".
Almir: Significa príncipe e brilhante. indica uma pessoa carismática e persistente, que consegue altos pontos na profissão que escolhe, seja ela qual for. Tem grande habilidade para liderar grupos de trabalho e consegue bons lucros quando monta seu próprio negócio.
Almira: Significa delicada e mostra uma pessoa meiga mas persistente, que consegue altos postos na profissão que escolhe, seja ela qual for. Tem grande habilidade para negociar e sempre consegue bons lucros quando trabalha no comércio.
Aloísio, Aluísio: Variação de Luís.
Altino: Significa que veio da cidade de Altino e indica uma pessoa que confia na própria capacidade de contornar as dificuldades. Por isso, enfrenta os problemas com serenidade e paciência e, geralmente, se dá bem. Ajudado pela intuição, raramente perde uma parada.
Álvaro: Significa o que defende de todos e indica uma pessoa de iniciativa, que está sempre em busca de novas oportunidades. Mas não faz nada sem antes avaliar atentamente todas as chances de progresso e todos os riscos de fracasso. Do teutônico "o que a todos esta atento".
Alzira: Significa ornamento, beleza. Indica uma pessoa intuitiva e extrovertida, que tem idéias originais e brilhantes a respeito de tudo e gosta de debatê-las com os amigos. Destaca-se em profissões ligadas à criação e à comunicação, como propaganda e jornalismo.
Amadeu: Significa o que ama a Deus e indica uma pessoa que que consegue vencer muitos problemas do dia-a-dia, mas vive as voltas com dificuldades financeiras, pois seu estilo de vida o leva a gastar mais do que ganha. Se controla essa tendência, torna-se um ótimo chefe de família.
Amador: Significa o que ama e indica uma pessoa competente que não decepciona em nenhum trabalho que se proponha a realizar, pois faz pois faz tudo com muito empenho e envolvimento pessoal.
Amália: Significa trabalhadora e revela uma pessoa esforçada na luta pelos seus objetivos. Emotiva e sensível, magoa-se com facilidade, mas não demonstra nada disso. Também não guarda rancor de que a ofendeu sem querer. Prefere exibir sua simpatia, a qual lhe abre muitas portas.
Amâncio: Significa amante e indica uma pessoa com grande capacidade de liderança decorrente á sua dedicação as tarefas e aos companheiros e também a sua ousadia. Muito raramente deixa passar uma oportunidade por estar desatento ou por excesso de cautela.
Amanda: Significa digna de se amada (latim) e mostra uma pessoa cuja vida afetiva é marcada pelo excesso de pretendentes. Dinâmica e ativa, ela sempre resolve seus problemas de maneira inteligente, sem forçar situações ou incomodar os outros.
Amândio: Significa digno de ser amado e indica uma pessoa original, criativa e inteligente. Além disso dispõe de muita energia e luta com toda a garra para alcançar seus ideais.
Amauri: Francês, homem altivo e laborioso.
Ambrósio: Grego: "o imortal".
Amélia: Variação de Amália. A pessoa assim chamada é muito original, inteligente e tem garra para alcançar seus objetivos. Alem disso, ela sabe aplicar bem o dinheiro que ganha, razão pela qual consegue um bom pé-de-meia ainda na juventude. Francês "sofredora, cúmplice".
América: Significa a que governa a casa. Indica uma pessoa aventureira e esperta, de pulso firme, que não deixa passar nenhuma oportunidade de se destacar. No amor, é muito sensual e tende a viver romances sempre emocionantes e, não raro tempestuosos.
Américo; Significa o que governa a pátria. E indica uma pessoa de pulso firme, que não deixa passar nenhuma oportunidade de se destacar e por isso mesmo assume posições de liderança na escola, no trabalho ou em qualquer outro grupo. Perfeccionista e exigente em relação a tudo, irrita-se com facilidade e não tolera qualquer tipo de erro.
Amílcar: Veja Hamílcar.
Amin: Significa fiel, constante e indica uma pessoa cuja capacidade de fazer novos amigos e novas conquistas amorosas é muito grande. Dono de um coração de ouro, dificilmente cria atrito com alguém
Amir: Variação de Emir.
Ana: Significa cheia de graça e predispões a criança a se tornar muito segura, graças à sua boa organização mental. Sua intuição lhe garante boas escolhas nos estudos, na profissão e no amor. Do hebreu "cheia de graça", "que tem compaixão, clemência".
Anacleto: Grego: "aquele que foi invocado".
Ananias: Variação de João.
Anastácia: Significa renascida pelo batismo. Indica uma pessoa que está sempre em busca de sabedoria. Sabe esperar o momento certo para agir e se prepara para quando esse momento chegar. Por isso, tem êxito em todos os seus empreendimentos.
Anastácio: Significa o que ressurge para a vida pelo batismo e indica uma pessoa batalhadora, altiva e com grande senso de justiça. Encara cada tarefa como uma missão a ser cumprida e sabe que tudo contribui de um modo ou de outro, para sua evolução.
Ana Augusta: O sucesso parece lhe chegar por pura sorte mas, na verdade, é fruto de uma inteligência e de uma determinação admiráveis.
Ana Beatriz: Graças ao seu grande magnetismo pessoal, consegue cativar com um sorriso ou com um olhar. Mas é muito criteriosa: só dá seu amor ao homem que poderá fazê-la feliz e a quem ela poderá fazer feliz.
Ana Carla: Indica uma pessoa serena, que se aceita como é, com toda a naturalidade, pois sabe que não se deixará escravizar pelas suas fraquezas nem usará sua força contra os outros.
Ana Carolina: Usa sua inteligência privilegiada para vencer as dúvidas do dia-a-dia e também para ajudar os amigos com excelentes conselhos. Quando não abandona os estudos, consegue muito sucesso na vida.
Ana Cláudia: Tem idéias brilhantes e o dom de pressentir o perigo. Embora goste da solidão, não vive sem afeto. Perfeccionista ao extremo, exige muito de si mesmo e mais ainda dos outros.
Ana Cristina: É um tanto vaidosa. Procura se vestir com roupas da moda mesmo quando isso pesa muito no seu bolso. Mas, na maturidade, descobre outros valores e se dedica com muito amor à família.
Ana Graciela: É tão preocupada em ser justa que às vezes chega a não fazer nada com medo de prejudicar alguém. Deve aprender a ser ousada.
Ana Lúcia: Tem muita disposição para o trabalho, mas, para alcançar o sucesso, precisa de um pouco mais de objetividade no seu modo de agir.
Ana Luísa: Possui idealismo, espírito de liderança e energia de sobra para tornar realidade praticamente todos os seus sonhos.
Ana Maria: Tem todas as chances de realizar seus desejos, pois seu nome é uma marca de prosperidade e lhe abre as portas do sucesso.
Ana Paula: É muito bondosa e procura manter um clima de harmonia ao seu redor. Demora a tomar decisões, mas quando o faz não costuma errar.
Ana Rosa: Tranqüila e dócil, mostra-se também extremamente ativa e independente. Inimiga da rotina, está sempre aberta a novas idéias.
Anatole, Anatólio: Significa o que veio do Oriente e indica uma pessoa sempre pronta a intervir a favor de quem sofre uma injustiça. Mas sua maior preocupação é preservar a todo custo, a própria independência, pois acredita que só assim consegue o sucesso.
Ana Verônica: É extrovertida e faz muitos amigos devido ao seu espírito inteligentemente brincalhão. Tem alguma dificuldade em levar as pessoas ou as idéias a sério por muito tempo, mas, vencida essa inconstância, obtém êxito em todos os seus empreendimentos.
Anderson: Significa filho de André e indica uma pessoa que ganha muito dinheiro ouvindo sua intuição. Tem muitas admiradoras, e na juventude se relaciona com todas elas, sem pensar num compromisso sério. Tem como objetivo atender todas elas de maneira completa, seus pontos fortes, o beijo e o sexo...Do inglês "filho de André".
André: Significa viril e robusto e indica uma pessoa intuitiva e extrovertida. Tem sempre idéias originais e brilhantes a respeito de tudo e gosta de debatê-las com os amigos. Dá-se muito bem em informática, pedagogia, teatro e circo. Do grego "másculo, varão".
Andréia, Andréa: Significa forte, viril e predispõe a coragem, à lealdade e à fidelidade. Muito decidida, a pessoa assim chamada transmite segurança a todos que a rodeiam. Inteligente e sensível, sempre consegue o suficiente para viver confortavelmente.
Andréa Luísa: Indica uma pessoa um pouco dispersiva, que tem dificuldade para se concentra nos estudos e no trabalho. Mas sua inteligência brilhante lhe permite resolver adequadamente todos problemas e alcançar grande sucesso.
Andresa: Do latim "feminino, corajosa"
Ângela: Significa anjo, mensageira. Indica uma pessoa bondosa, que busca manter um clima de harmonia no lar, na escola e no trabalho. É leal com todas as pessoas que a rodeiam, e por isso, conquista a simpatia delas. Procura ser diplomática e polida, mas quando precisa dizer uma verdade doída, não hesita nem um pouco.
Ângela Fabiana: Graças à sua personalidade extremamente agradável e generosa, faz inúmeras amizades ao longo da vida. Além disso, exibe no dia-a-dia um espírito alegre e criativo.
Ângela Maria: Indica uma pessoa graciosa, delicada e muita simpática, que fala as verdades de maneira suave porém inteligentes. Às vezes, chega a ser irônica, mas jamais perde a classe.
Angélica: Significa pura como um anjo e revela uma pessoa expansiva mas muito discreta em relação à sua vida íntima. Inquieta e criativa, prefere trabalhos que lhe permitam agir por conta própria e relacionamentos que não lhe tirem a liberdade. Do latim "como um anjo, pura".
Angélica Maria: Indica uma pessoa a ir para frente sem expor demais.
Angélica Natália: Tem aptidão para participar de associações de qualquer gênero. Mas só assume a responsabilidade de liderar um grupo se o trabalho a ser executado lhe parecer muito gratificante. Pode ter sucesso mas artes plásticas e também na carreira diplomática.
Ângelo: Significa anjo, mensageiro. Indica uma pessoa que procura comunicar seus conhecimentos para manter um clima de harmonia nos ambientes que freqüenta. É leal e extrovertido, e por isso, conquista a simpatia de todos - e sobretudo de todas - que o conhecem.
Aníbal: Significa dádiva do deus Baal e indica uma pessoa passiva e receptiva, que normalmente se mostra calma, gentil, diplomática e bondosa. Apesar de não ser ambicioso, consegue tudo o que deseja usando sua enorme capacidade de convencer e mesmo seduzir.
Anice: Do francês "cheia de graça".
Aniceto: Significa invencível e indica uma pessoa inteligente que tem grande facilidade para transmitir conhecimentos aos outros e o faz com bastante clareza e paciência. Não se preocupa em enriquecer, pois vive bem mesmo com pouco dinheiro no bolso.
Anísio: Grego: "completo, perfeito".
Anita: Forma diminutiva de Ana, esse nome revela uma criança que fala pouco mas observa os adultos com atenção. Por isso mesmo, aprende tudo bem depressa. Muito exigente consigo mesma e com os outros, ao crescer se torna uma excelente líder.
Anselmo: Significa protegido pelas divindades e indica uma pessoa hábil e talentosa, que busca o progresso em coisas práticas ou em projetos que sabe que conseguirá realizar. Tem grande sabedoria, muita força interiro e uma enorme capacidade de liderança.
Antenor: Significa adversário e indica uma pessoa que lidera naturalmente as outras. Seu caráter irrepreensível e a determinação com que age, transmitem segurança a todos os que o cercam.
Antero: Significa florido e indica uma pessoa sempre bem disposta e bem humorada, que conduz a vida com discrição e harmonia. Ótimo confidente, costuma fazer amizades sinceras e duradouras.
Antão, Antônio; Significa o que está na vanguarda e indica uma pessoa de força interior e fé inabalável nos seus próprios ideais. Isto lhe permite estar sempre à frente, abrindo caminhos que geralmente levam a resultados positivos para todos.
Antônio: do Latim Antonius: inestimável que não tem preço. 2ª hipótese: Provavelmente de origem etrusca, seu significado perdeu-se no tempo.
Anunciação: De origem religiosa, é mais usado como parte do nome composto Maria da Anunciação. Indica uma pessoa que, além de ser muito prática no dia-a-dia, tem facilidade para exercer atividades que dependem de expressão verbal. Mas precisa aprender a não gastar energia inutilmente, perseguindo ideais que talvez nem sejam verdadeiramente os dela.
Anunciata: Latim: graciosa.
Aparecida: Associado à aparição da Virgem Maria, é mais usado como parte do nome composto Maria Aparecida. A pessoa assim chamada é vigorosa, arrebatada e dinâmica em todos os seus atos. Tem sucesso profissional e, como em geral não lhe falta dinheiro, ajuda quem precisa de favores sem medo de que venham a lhe faltar meios de subsistência. Homenagem à virgem Maria, que apareceu nas águas de um rio.
Aparecido: Nome associado à aparição da Virgem Maria. Indica uma pessoa vigorosa, arrebatada e dinâmica em todos os seus atos. Tem sucesso profissional, e como em geral não lhe falta dinheiro, ajuda quem precisa de valores, sem temer que venham a lhe faltar meios de subsistência.
Aparício: Significa aparição e indica uma pessoa que tem na franqueza sua marca registrada. Diz sempre a verdade, doa a quem doer, e isto às vezes lhe causa sérios aborrecimentos. Os pais devem ensiná-lo a ser um pouco mais diplomático.
Apolônio: Significa consagrado ao deus Apolo e indica uma pessoa que aproveita intensamente cada momento, sem se importar demais com o futuro. Não se preocupa em poupar dinheiro, e no amor, não é ciumento - mas também não se mostra muito fiel.
Aracema: Tupi: bando de papagaios.
Araci, Aracy: Significa a mãe do dia, ou seja, a aurora. É uma pessoa impaciente e aventureira, que tende a levar uma vida movimentada, pois adora fazer amizades, namorar e experimentar novas sensações. Como detesta assumir novos compromissos, corre o risco de se revelar fútil, se não atentar para isso e corrigir essa tendência.
Araújo: Latim: nome próprio de uma localidade.
Ariadna, Ariadne: Significa castíssima. Indica uma pessoa meticulosa, que consegue alcançar altos postos em profissões ligadas à pesquisa. Mas precisa cuidar mais do seu lado racional, pois quando tem de tomar uma decisão difícil, tende a se deixar envolver por emoções contraditórias.
Ariana: Variação de Ariadne. Indica uma pessoa que consegue se concentrar mesmo em meio à maior algazarra. E tem o Dom da conciliação: sempre procura criar um clima de paz à sua volta. Mas isso pode se voltar contra ela, pois às vezes concorda com os outros só por concordar e depois se arrepende do que disse.
Argemira / Argemiro: Teutônico: guerreira / guerreiro ilustre.
Ariel: Nome de um anjo ou espírito do ar. Significa leão de Deus. Indica doçura, suavidade e sentimentos elevados. A criança assim chamada tende a alcançar grande realização intelectual e espiritual e se destaca pelo amor ao próximo.
Aristeu: Do grego: "muito bom".
Aristides: Do grego: "brilhante por sua astúcia".
Arlete: Significa penhor, garantia e predispõe a menina a confiar em si própria. A criatividade será outro de seus pontos fortes para superar todos os obstáculos. Sua capacidade de tomar decisões fará com que ocupe cargos de liderança ou realize grandes negócios. Do celta "garantia, penhor".
Arlindo: Do teutônico: "poderoso como águia".
Arnaldo: Do latim: "poder da águia".
Artur: Do celta - Arth-wr, o nobre, o generoso.
Assunção: Do (português) - Nome de mulher, por influência da Assunção de Maria, em homenagem à subida ao céu da Mãe de Deus.
Augusta: Significa majestosa e indica uma pessoa de temperamento calmo, que não se expõe a riscos desnecessários. Prefere uma profissão na qual possa se realizar e ganhar o suficiente para viver com conforto a um negócio próprio mais cheio de riscos.
Augusta Renata: Inteligente e esforçada, e quando encontra dificuldades procura entender o motivo e toma a iniciativa apropriada. Pensa muito rápido e logo acha a resposta para qualquer problema.
Augusto: Do latim "O venerado","O sublime","O máximo".
Áurea: Significa de ouro, dourada. Indica uma pessoa que estuda bem o que está acontecendo antes de tomar qualquer iniciativa. E, como pensa muito depressa, logo acha resposta para qualquer problema. Mas nem sempre divide suas descobertas com os outros.
Aurélia: Significa brilhante como o sol. Indica uma pessoa requintada, que gosta de ambientes sofisticados e coisas luxuosas. E, para alcançar ou manter esse nível de vida, planeja o que fazer com cada centavo do seu dinheiro. Só se afetividade com homens de muito charme e delicadeza.
Aureliana: Variação de Aurélia. Indica uma pessoa que gosta de brilhar em tudo o que faz e, por isso, evita assumir tarefas para as quais não se ache competente ou com as quais não se simpatize desde o começo. Em relação a isso, chega a ser teimosa
Aurélio: Latim: "dourado".
Aurora: Significa o romper do dia. Indica pouco ambiciosa e que exita muito antes de tomar uma decisão. E essa tendência a adiar decisões importante que pode levá-la a envolvimento de situações delicadas. Os pais devem incentiva-la a, desde cedo, dizer o que pensa e assumir pequenas e grandes responsabilidades.
Ava: Persa: água.

Letra “B”:
Balduíno : Significa amigo audacioso e indica uma pessoa agradável e jovial. Suas idéias arrojadas às vezes confundem os outros, mas quando a conversa se estende, todos entendem que ele luta pelo seu bem-estar e também pelo bem-estar de toda a comunidade.
Baltazar: Significa rei protegido pelo deus Baal e indica uma pessoa introvertida e até um pouco desconfiada, mas que nunca nega colaboração aqueles que recorrem a ele. Os amigos o admiram e o respeitam muito. Do Hebraico "Que o deus Baal proteja o rei".
Bárbara: Significa estrangeira e se associa a uma pessoa original, que está sempre em busca de novidades. Por isso, quando sente que suas tarefas estão ficando rotineiras, trata logo de mudar de atividade. Criativa, pode fazer sucesso nas artes ou na literatura, mas não se preocupa muito em ganhar dinheiro com isso. Palavra usada na antigüidade para designar os que não pertenciam ao império greco-romano".
Bárbara Cristina: É muito carente e tende a assumir atitudes infantis mesmo na idade adulta. Mas, quando vence esta insegurança inata, mostra-se muito competente.
Bárbara Heliodora: Indica uma pessoa apesar de inteligente e esforçada, encontra dificuldades para vencer na vida porque se atira de cabeça em tudo. Precisa a aprender a se mais ponderada a pensar bem antes de iniciar uma atividade ou um romance.
Barnabé: Significa filho do profeta e indica uma pessoa que, se souber aproveitar seu magnetismo e sua liderança, terá sucesso tanto na vida profissional como na amorosa.
Bartolomeu: Significa filho de Tolmai e indica um vencedor nato. Boa parte de seus êxitos se deve ao forte sentimento de autoconfiança que alimenta, mas ele detesta ficar contando vantagem.
Baruque: Significa abençoado, bendito e indica uma pessoa de temperamento caprichoso e instável, que não suporta nenhuma rotina. Também no amor, a idéia de um casamento convencional não o agrade. Os pais devem aconselhá-lo a pelo menos controlar bem os seus gastos.
Basílio: Significa real e indica uma pessoa disciplinada, trabalhadora e intuitiva, que em geral se sai bem de situações difíceis, especialmente quando se deixa guiar pelo sexto sentido. Do grego "Rei".
Batista: Significa o que batiza e é mais usado como parte do nome composto João Batista. Indica uma pessoa refinada: um verdadeiro cavalheiro. Perseverante, paga qualquer peço para alcançar seus objetivos. Tende a enriquecer depressa e até viver luxuosamente. Do grego "aquele que batiza".
Beatriz: Significa aquela que faz os outros felizes e indica uma pessoa bem disposta, capaz de fazer piada com tudo, para alegrar a si própria e para dar nova luz aos ambientes que freqüenta. Mas isso não impede que ela tenha um espírito crítico, capaz de distinguir com muita clareza o certo e o errado. Do latim "bem -aventurada".
Belarmino: Significa belo Armínio. Indica uma pessoa que possui uma intuição muito desenvolvida e é ligada a assuntos esotéricos. É prudente ao tomar atitudes e sincero em tudo o que faz.
Belisário: Significa arremessador de dardos e indica uma pessoa discreta e observadora, que prefere ouvir a falar. Mas quando fala é para emitir opiniões sérias. Seus comentários, embora carregados de ironia, são sempre apropriados e objetivos.
Bendita, Benedita, Benta: Significa bendita, benta, abençoada e indica uma pessoa que tem na franqueza e na competência os pontos fortes da sua personalidade. Consegue ganhar bastante dinheiro, mas não o retém por muito tempo. Prefere viver bem o presente a economizar para o futuro.
Benedito, Benito, Bento: Significa bendito, bento, abençoado e indica uma pessoa que tende a se sair bem em suas empreitadas. Por isso mesmo, não se preocupa em poupar nem um centavo do que ganha. Acha que viver bem o presente é mais importante que economizar para o futuro. Do latim "bendito", "abençoado".
Benjamim: Significa filho da felicidade e indica uma pessoa que está sempre analisando seus sentimentos. Por isso mesmo, cultiva poucas amizades e não se apaixona com facilidade. Os pais devem lhe ensinar a liberar as emoções, enfatizando, naturalmente, as positivas. Do hebraico "filho da mão direita".
Berenice: Significa a portadora da vitória e indica uma pessoa criativa, que luta com unhas e dentes pelos seus objetivos e tende a encontrar o sucesso em atividades que envolvem risco financeiro.
Bernadete: Diminutivo de Bernarda. Indica uma pessoa que sabe aproveitar as oportunidades que se apresentam. Age com rapidez e segurança e consegue muito êxito nos seus empreendimentos.
Bernarda: Significa a quem tem a força da ursa. Indica uma pessoa que mostra pouco entusiasmo quando precisa improvisar ou inovar, mas se dá bem com a rotina que impõe a si própria.
Bernardo: Significa forte como um urso e indica uma pessoa que mostra pouco entusiasmo quando precisa improvisar ou inovar, mas se dá bem com a rotina que impõe a si própria. Consegue sucesso em profissões que exigem dedicação, mas não requerem muita criatividade.
Berta: Significa brilhante, gloriosa e indica uma pessoa muito inteligente e empreendedora, que se destaca em áreas ligadas ao setor financeiro. É tímida mas, quando mostra suas qualidades, cativa a todos.
Bertrando: Significa corvo brilhante e indica uma pessoa pouco ambiciosa em relação a dinheiro. Contenta-se com o que consegue , pois sabe viver bem sem gastar muito. Mas quem quiser ganhar seu coração, precisa ter muita sensibilidade, pois em relação ao amor ele é muito exigente.
Bianca: Variação de Branca. Marca uma pessoa com grande capacidade de observação e senso de justiça. É do tipo que pouco erra nas avaliações e nos julgamentos. Pode ser bem sucedida como advogada ou juíza. Do teutônico "branca".
Bibiana: Variação de Viviana. Indica uma pessoa expansiva, que se comunica com facilidade. Quem tem esse nome está sempre viajando ou pelo menos fazendo novas amizades, pois adora conhecer pessoas e lugares. Precisa aprender a economizar um pouco, se não quiser estar constantemente em apuros financeiros.
Blanche: Variação de Branca. Indica uma pessoa que tem grande respeito pela justiça e se orienta pelo que lhe parece mais honesto. Controlada também nos gastos, tem sucesso em negócio próprio ou na administração financeira do lar.
Bolívar: Significa moinho à beira do riacho e indica uma pessoa que trabalha com afinco e geralmente consegue transformar em pó os obstáculos ao seu progresso. Tem êxito sobretudo em atividades direta ou indiretamente ligadas à agricultura, à diplomacia e à comunicação.
Bonifácio: Significa destinado à felicidade e indica uma pessoa de temperamento impulsivo, o que a ajuda a superar algumas dificuldades mas pode lhe criar outras. Os pais precisam lhe ensinar a esperar o momento certo para agir, sem se precipitar e sem perder oportunidades.
Bóris: Significa combatente e indica uma pessoa com grande disposição para enfrentar os obstáculos. A persistência é a chave do sucesso, mas às vezes ele confunde pertinácia com teimosia e combate adversários que nem existem.
Branca: Significa branca, luminosa, brilhante e indica uma pessoa receptiva e otimista. Embora um tanto ingênua, luta vigorosamente no dia-a-dia e em geral atinge seus ideais.
Brandão: Significa o que luta com a espada e indica uma pessoa de hábitos regulares, que não altera sua rotina senão por motivos realmente sérios. Dessa forma, pode dirigir a vida para objetivos claros e razoáveis - e tende a alcançá-los.
Brás: Significa gago e indica uma pessoa com alguma dificuldade de comunicação, tendência essa que desaparece se os pais a incentivarem a dizer sem reserva tudo o que pensa. Metódico, quem tem esse nome hierarquiza sus gastos e tende e enriquecer.
Bridget, Brígida: Significa grande, elevada. Indica uma pessoa que se programa para objetivos elevados e, senão os alcança, fica muito frustada. Mas isto raramente acontece, pois ela sempre se prepara de forma conveniente.
Brigite: Significa guia indica uma pessoa com grande capacidade de liderança, que não mede esforços para alcançar seus objetivos. E essa perseverança a leva ao sucesso profissional e amoroso.
Bruna: Significa morena, escura e se relaciona a uma pessoa calma, gentil, diplomática, bondosa e organizada. Apesar de não ser ambiciosa ela consegue tudo que deseja, mas sempre pela persuasão, pela capacidade de convencer e nunca pela força.
Bruno: Significa moreno, escuro e indica uma pessoa calma e diplomática, que consegue tudo o que deseja pela capacidade de convencer, nunca pela força. a liderança que revela vem mais da sua capacidade de analisar corretamente cada situação do que de um talento inato. Do germânico "luminoso, brilhante".

Letra “C”:
Caetano: Significa o que veio de Gaeta e indica uma pessoa inteligente e atraente. Se souber aproveitar seus magnetismo, terá muito sucesso, tanto na vida profissional como na vida amorosa.
Caio: Significa feliz, contente e indica uma pessoa ambiciosa e de personalidade forte, que faz tudo o que está ao seus alcance para progredir na escala social. Do latim "feliz, alegre".
Caled: Significa imortal e predispõe a uma vida longa, saudável e lúcida. Quem tem esse nome, não revela pressa para nada, nem mesmo para decidir a qual das suas muitas namoradas dará seu coração.
Calena: Significa "união", "força". Originalmente "Kalena", de origem européia, é nome de grupo folclórico de etnia que imigrou para o Brasil (Santa Catarina e Paraná principalmente).
Calisto: Significa o mais belo e indica uma pessoa comunicativa, expansiva e sedutora. Essas qualidades lhe permitem se tornar um conquistador, desses que passam de uma aventura amorosa para outra quase sem intervalo. Mas na maturidade essa tendência é refreada ele se revela um excelente pai de família.
Calvino: Significa meio calvo e indica uma pessoa que, de tão tímida, chega a parecer antipática e agressiva. É criterioso nos seus relacionamentos, pois sempre usa a razão para tomar decisões. Os pais precisam, sutilmente, levá-lo a se abrir para o mundo.
Camila: Significa mensageira e se associa a uma jovem e linda criada que servia os participantes da cerimônias pagãs. Indica uma pessoa que é competente porque executa suas tarefas com amor. Com grande senso de observação e justiça, sempre sabe ver os dois lados da situação.
Camilo: Significa aquele que nasceu livre ou de família importante (e que por isso podia ajudar nos templos das cerimônias pagãs). Indica uma pessoa que trabalha com amor e dedicação e, portanto sempre se sai bem ao executar suas tarefas.
Candido: Significa puro, ingênuo, inocente. Indica uma pessoa que vê o mundo sem malícia, mas nem por isso se deixa manipular. Prático, paciente e organizado, vence a seu modo os obstáculos que encontra e ganha experiência bastante para apoiar, com conselhos úteis e detalhados, quem recorre a ele. Do latim "puro,alvo".
Carina: Do grego "gracioso, engraçado".
Carla: Significa fazendeira e indica alguém que, pela aguçada capacidade de observação, consegue descobrir até o lado oculto das outras pessoas. Mas nunca usa esse dom de forma inescrupulosa. Age sempre com polidez e expões suas idéias sem ser autoritária.
Carlos: Significa homem e indica uma pessoa que nunca deixa uma oportunidade passar em branco por estar desatento ou por ter medo de riscos. Do latim "homem, viril".
Carmen: Significa poema, poesia, versos. Indica uma pessoa que persegue com dedicação e doçura seus elevados ideais. Dotada de muita energia, dificilmente desiste de algo que tenha começado. Vive tudo com muita paixão e às vezes com muito ciúme.
Carmo: De origem religiosa, é mais usado como parte do nome composto Maria do Carmo. Indica uma pessoa com grande força espiritual mas deve tomar cuidado com o excesso de sonhos e de idealismo.
Carol: Variedade de Carlos
Carolina: Variação de Carla, indica uma pessoa voluntariosa, que adora dominar as outras. Chega a ser considerada fria e calculista, mas revela seus nobres sentimentos sempre que alguém precisa dela.
Cássia: Significa pobre. Revela uma pessoa que não troca sua liberdade pela preocupação exagerada com os bens materiais. por isso mesmo, está sempre alegre e se mostra compreensiva e meiga com os outros. Mas precisa ser educada de modo a não desperdiçar o que tem.
Cassiana: Esse nome se associa a justiça e designa uma pessoa amável mas rigorosa nos seus julgamentos. Responsável e muito determinada, ela luta sem medo contra todas as dificuldades e sente prazer em dividir tudo o que conquista com as pessoas as quais ama.
Cassiano: Esse nome se associa a justiça e designa uma pessoa muito rigorosa nos seus julgamento. Responsável e persistente, luta sem medo contra todas as dificuldades, mas dificilmente entende quem não tem uma determinação e uma honestidade semelhantes às suas.
Cassilda: Significa guerreira de lança. Indica uma pessoa que faz questão de se mostrar encantadora, mesmo quando está se sentindo um tanto infeliz. Mas em geral está alegre mesmo e sua simpatia reflete um sincero desejo em dividir sua felicidade com todos.
Cássio: Significa pobre ou distinto e indica uma pessoa com agudo senso de justiça e muita preocupação em conseguir o poder, embora não se preocupe demais com os bens materiais. Do latim "distinto, ilustrado, sábio".
Catão: Significa agudo, perspicaz e indica uma pessoa que mergulha profundamente em tudo o que lhe interessa. É determinado, não se contenta com pouco e luta com uma tremenda disposição para progredir. Suas chances de sucesso são enormes e ele aproveita todas elas.
Catarina, Caterina: Significa pura e revela uma pessoa rigorosa consigo mesma e com as outras. Tende a bancar a moralista e a dominadora, mas seu pioneirismo e sua criatividade compensam este autoritarismo e lhe dão condições de alcançar seus ideais e financeiros. Do grego "pura, imaculada".
Cátia: Variação de Catarina. Indica uma pessoa que gosta de obter conhecimentos e de usá-los para convencer os outros a agir como ela deseja. Aventureira, tende a viajar muito e a conhecer muita gente.
Cauê: Nome de provável origem tupi e talvez associado à bebida fermentada (ka´wi) que os índios tomam. Indica uma pessoa de extrema bondade e inteligência, muito elogiada pelo seu jeito amoroso e um tanto tímido que encanta a todos.
Cecília: Esse nome se associa à falta de visão e indica uma pessoa que só toma decisões depois de muito refletir, pois sempre procura ver e analisar cuidadosamente todos os lados da questão. Do etrusco "cega, ceguinha".
Cedar: Significa negro e indica uma pessoa que, movida pela curiosidade, desenvolve idéias originais e criativas que lhe permitem transpor os obstáculos com alguma facilidade. é muito elegante, e isso pode levá-lo a exagerar nos gastos com roupas.
Célia: Variação de Alice. Indica uma pessoa que, pela sua honestidade, tende a obter sucesso mesmo nas situações mais complicadas, pois assume suas responsabilidades mas não encobre as falhas alheias.
Celina: Significa filha do céu e revela alguém que gosta de tranqüilidade. Para viver em paz, evita qualquer atrito, chegando a não brigar nem mesmo pelo o que é seu. Só se realiza quando vence essa tendência.
Celso: Significa elevado, nobre e indica uma pessoa que, quando não se deixa dominar pelo orgulho, adquire muito conhecimento e o utiliza para o bem de toda a comunidade. Tende a um acentuado progresso material e espiritual durante toda a vida.
Cesar: significa o que tem cabelos fartos e longos e indica um homem inteligente, com excelente memória e que tem sempre uma idéia brilhante para facilitar seu trabalho. essa sua capacidade lhe traz grandes lucros.
Cibele: Nome da deusa considerada a mãe de todos os outros deuses. Associa-se a uma ótima conselheira, que sempre usa de honestidade e clareza quando os amigos a procuram em busca de ajuda.
Cícero: Significa plantador de ervilha e indica um líder natural, com capacidade de decidir e dar ordens. Seu estilo de vida provoca muita admiração mas também muita inveja.
Cinira: Significa harpa de som triste e indica uma pessoa que nunca se fecha em si mesma, pois está sempre em busca de novos desafios. Para ela, morrer não é deixar de viver, mas sim deixar de sonhar.
Cíntia: Nome de uma deusa da mitologia. A menina assim chamada tende a ser muito sincera: chega a dizer o que pensa até quando sabe que isso vai magoar alguém. Mas, ao amadurecer, se torna mais sociável e se revela romântica, afetuosa e sensual. Do latim "natural de Cinto".
Cirilo: Significa senhor e indica uma pessoa dotada de autocontrole e grande capacidade de decisão. Inteligente e equilibrado, geralmente alcança a realização profissional e afetiva.
Ciro: Significa sol ou eleito e indica uma pessoa de temperamento alegre e despojado, que leva a vida sem grandes preocupações, pois confia nos seus méritos e nas suas qualidades. Também não dá muita atenção à economia, pois sabe que sempre conseguirá ganhar mais dinheiro.
Clara: Significa brilhante, ilustre e revela uma pessoa com forte senso crítico e muita racionalidade. Nem sempre os outros entendem seu autocontrole e seu perfeccionismo, mas essa é sua forma de lutar pelo sucesso. Geralmente, progride muito na vida. Do latim "brilhante, luzente, ilustre".
Clarissa, Clarisse: Variação de Clara. Indica uma pessoa firme nas suas decisões. Embora vaidosa e bastante voltada para si própria, desde criança ela exibe um comportamento maternal em relação a quem precisa de ajuda.
Cláudio: Significa o que anda com dificuldade e indica uma pessoa que, graças ao seu caráter arrebatador e audacioso, consegue dirigir suas energias de modo a atingir seus objetivos sem demasiado esforço. Do latim "coxo, manco".
Cleber: Significa colador de papel de parede. Segurança e determinação são suas maiores virtudes, mas sua discrição é também muito elogiada. Se alguém lhe confia um segredo, ele o leva até o túmulo.
Clécio: Aférese de Dioclécio.
Clemente, Clementino: Significa clemente, bondoso e indica uma pessoa sempre disposta a entender e perdoar as outras. Mas, quando se convence de que alguém é realmente um mau caráter, afasta-se definitivamente.
Cleusa, Creusa: Significa princesa, rainha, dominadora. Indica uma pessoa que tem grande capacidade de se adaptar a novas situações, pois sabe que sua opinião sempre será muito respeitada e que as outras pessoas acabarão por satisfazer seus desejos.
Clodoaldo: Significa chefe ilustre e indica uma pessoa com capacidade de sobra para liderar as outras, mas que só assume o comando quando é convidada. Em geral, prefere desenvolver atividades individuais, pois tende a confiar mais em si mesmo que em grupos de trabalho.
Clodomiro: Significa ilustre, famoso, renomado e indica uma pessoa que não se desespera nem diante do maior problema, pois sua determinação é suficiente para que ele sobreviva mesmo em tempos difíceis.
Clodovil: Significa guerreiro célebre e indica uma pessoa que pensa grande e sonha alto. Como a sorte geralmente o acompanha, alcança suas metas na vida sem maiores dificuldades. Sua presença é sempre marcante.
Clóvis: Do teutônico "guerreiro famoso".
Colombo: Significa pombo e indica uma pessoa que procura viver em paz com as outras, muitas vezes abrindo mão de suas pretensões para não quebrar a harmonia do ambiente. Só não abre maõ das longas viagens que faz sempre que tem oportunidade.
Conceição: De origem religiosa, é mais usado como parte do nome composto Maria da Conceição. Indica uma pessoa racional e objetiva. Em vez de sonhar, ela prefere se manter ligada à realidade, para não se decepcionar depois. Se quiser ser feliz, precisa vencer essa tendência.
Conrado: Significa conselheiro prudente. Indica uma pessoa que faz da sua liberdade sua bandeira e, por isso pode ser vista como irresponsável. Mas seguramente não é. Tem consciência dos seus deveres e faz questão de cumpri-los à risca, para não ficar preso à sensação de culpa.
Constante, Constantino: Significa constante, perseverante e indica uma pessoa predestinada ao sucesso, pois está sempre se preparando para aproveitar as boas oportunidades e sabe reconhecê-las, quando elas surgem.
Cosme: Significa ornamento e predispõe a pessoa a se preocupar com beleza e elegância. Quen tem esse nome não só cuida bastante da aparência como pode desenvolver atividades ligadas às artes ou à moda.
Cremilda: Do germânico "que planeja com capacete".
Crispim: Significa o que tem cabelos crespos e indica uma pessoa com grande força interior. É muito admirado e elogiado pela capacidade que demonstra de poupar e aplicar bem o seu dinheiro.
Cristiano: Significa cristão e indica uma pessoa positiva, otimista, organizada e com grande capacidade de liderança, derivada da consciência do seu próprio valor. Do grego "Seguidor de Cristo"
Cristina: Significa escolhida por Deus e indica uma pessoa positiva, otimista, organizada e com grande capacidade de liderança.
Cristóvão: Significa portador de Cristo e indica uma pessoa preocupada com sua evolução espiritual mas que precisa tomar cuidado para não se impacientar com quem pensa de maneira diferente da sua.
Custódio: Significa anjo da guarda e indica uma pessoa preocupada com as outras mas que não abre mão dos seus próprios ideais ou dos seus próprios prazeres apenas para satisfazer alguém.

Letra “D”:
Dácio: Do helênico "antiga região localizada ao norte do Danúbio".
Dafne: Significa loureiro. Nome da ninfa que foi amada por Apolo e transformada nessa planta. Indica uma pessoa cheia de qualidades, entre as quais se destacam o encanto, o brilho e a facilidade em se comunicar e despertar confiança.
Dagoberto: Significa brilhante como o dia e indica uma pessoa persistente, decidida e carismática. Sua personalidade firme sempre o leva a tomar decisões acertadas na vida.
Daisy, Deise: É correspondente inglês de Margarida e significa olho-do-dia. Indica uma pessoa intuitiva e que gosta de dividir o que descobre. Se aprende quando e a quem dar conselhos, viverá relações muito harmoniosas, pois é carinhosa e fiel.
Dalila: Significa dócil e designa a personagem bíblica que traiu o herói Sansão cortando seus cabelos para que ele perdesse a força. Devido a essa tradição, seu nome está associado a alguém que não se preocupa em ferir os outros para conseguir o que deseja. Revela ainda uma mulher que se submete aos desejos do amante mas tende a lhe ser infiel.
Dalton: Significa aldeia do vale e indica uma pessoa que sempre se mostra muito curiosa e criativa. Para ele, nenhum obstáculo é grande demais, pois sabe que, com algum esforço, consegue resolver tudo.
Damião: Significa domador e indica uma pessoa dotada de temperamento impulsivo, que não cede diante de nenhum tipo de pressão quando o que está em jogo é a possibilidade de alcançar suas metas.
Daniel, Danilo: Significa Deus é meu juiz indica uma pessoa que não se preocupara exageradamente com a opinião dos outros. O importante para ele é estar em paz com a própria consciência e com seus princípios morais. Tem uma intuição muito grande e sabe usá-la. Do hebraico "Deus é meu juiz".
Daniela: Significa Deus é meu juiz. E revela uma pessoa que age sem se preocupar exageradamente com a opinião dos outros. O importante para ela é estar em paz com sua própria consciência. Espirituosa e empreendedora, tem uma personalidade brilhante e cativa todo mundo.
Daniela Helena: Sofisticada e exigente, destaca-se pelo bom gosto e pela elegância que demonstra no dia-a-dia.
Danton: Significa de Antônio e indica uma pessoa que, devido à sua mania de perfeição, por vezes cria conflitos com aqueles que a rodeiam. Se controlar essa tendência, poderá fazer amizades duradouras.
Darci: Significa nobre de Arcy e indica uma pessoa que analisa tudo muito bem antes de tomar qualquer iniciativa. E como pensa depressa, sempre acha rapidamente uma solução conveniente para os problemas.
Dario: Significa poderoso e salvador e indica uma pessoa que precisa lutar muito até alcançar seus objetivos. Mas isso não o aborrece, pois costuma encarar cada empecilho como uma desafio a ser superado;
Darlene: Significa a queridinha e predispõe a criança a ser mimada, competitiva e ciumenta. Mas, à medida que cresce, ela vai se tornando independente e aprende a merecer aquilo que deseja. Sempre dá muito valor ao que possui; não gosta de emprestar nada e não tolera desperdício.
Darlene Glória: Exigente consigo e com todos à sua volta, tem uma grande força interior e impõe respeito sem se esforçar para isso.
Davi: Significa predileto, amado e indica uma pessoa que aproveita todas as oportunidades de sucesso que surgem mostrando competência e dedicação. Sente-se muito atraído pelas aventuras amorosas, mas procura acima de tudo ser um bom chefe de família. Do hebraico "amado, respeitado".
Débora: Significa abelha e designa uma pessoa que possui uma força de vontade excepcional. Ela luta com grande determinação para alcançar seus objetivos. Embora muito cautelosa, quando confia em alguém se revela uma companheira doce e amigável. Do hebraico "abelha".
Débora Regina: Mostra-se cativante e sensual até nos menores atos. Ao mesmo tempo, é dinâmica e está sempre de bom humor. Os colegas e amigos simplesmente a adoram.
Décio: Significa o décimo (filho). Indica uma pessoa responsável, que encara com seriedade tudo o que faz e gosta de ser elogiada por isso, É tão meticuloso que nenhum detalhe escapa à sua percepção.
Delfim: Significa golfinho e indica uma pessoa que tende a se realizar profissionalmente nas áreas ligadas à comunicação. Em relação ao dinheiro e ao amor, procura ouvir não só o coração mas também a mente.
Demétrio, Demétrius: Significa consagrado à deus Demeter e indica uma pessoa que, embora inteligente e esforçada, encontra dificuldades para vencer na vida tão rapidamente quanto gostaria. O sucesso só vem depois que ele aprende que existe um tempo de plantar e um tempo de colher.
Denise: Variação de Dione. Revela uma pessoa alegra, de temperamento gentil e amante da beleza. Seu apurado senso estético faz com que se interesse por várias formas de arte e só namore homens bonitos.
Denise Aparecida: Sempre divide o que tem com quem está necessitado. Mas, às vezes, ao tentar resolver problemas alheios, esquece suas próprias necessidades. Precisa corrigir logo cedo essa tendência.
Deodato: Significa dado por Deus e indica uma pessoa que tenta assumir um comportamento liberal mas quase sempre acaba agindo de modo bem conservador, o que deixa os outros muito confusos.
Deodoro: Significa presente de Zeus e indica uma pessoa determinada, que tem paciência, autoridade e muito senso prático. A soma dessas qualidades lhe permite esperar o momento certo para agir sempre da maneira mais conveniente.
Diana: Nome de uma deusa da mitologia, revela uma pessoa autoritária e caprichosa, mas que obtém o que deseja principalmente por se mostrar organizada, prática e muito objetiva. Em geral consegue aliar a busca do sucesso a um bom relacionamento com as pessoas que a rodeiam. E no amor logo encontra um bom parceiro e constitui um lar estável.
Diana Regina: É um tanto autoritária, até mesmo com os amigos e com o namorado, mas suas "ordens" visam ao bem-estar de todos.
Diego: Variação de Diogo. Origem: espanhola.
Dilermando: Significa o que tem boa pontaria e indica uma pessoa que tem na franqueza sua maior virtude. Quando precisa dizer algo ou tomar alguma atitude drástica, vai direto ao objetivo, sem rodeios.
Dimas: Nome do ladrão crucificado ao lado de Jesus e que se arrependeu dos seus pecados. Indica uma pessoa criteriosa e ponderada, que reflete muito antes de emitir um julgamento. E quando percebe que errou, não hesita em reconhecer e em se corrigir.
Dina: Variação de Adina. Indica uma pessoa que tende a usar a força de sedução para conquistar tudo o que deseja. Se for mimada em criança, poderá se tornar possessiva e manipuladora, quando adulta. Mas, se aprender que as conquistas precisam ser merecidas, desenvolverá uma grande capacidade de lutar pelos seus ideais.
Diná: Significa a julgada e indica uma pessoa que tem a intuição como a marca registrada. Além disso, a inteligência e o dinamismo são seus fortes aliados. Gosta do conforto e dos jogos de sedução e geralmente consegue desfrutar, com bom senso, muitos dos prazeres da vida.
Dinorá: Significa luz e indica alguém que, graças à sua apurada intuição, toma decisões certas até quando todo mundo à sua volta está confuso. Inteligente, dinâmica e meiga, tem boas chances de se realizar profissional e amorosamente.
Dioclécio: Grego - Glória de Júpiter.
Diógenes: Significa gerado por Zeus e indica uma pessoa que cultiva bons hábitos e dirige sua vida para objetivos bem definidos.
Diogo: Significa instruído e indica uma pessoa dotada de forte magnetismo e muita capacidade de liderança. Segundo uma crença popular, Diogo é um dos nomes do diabo. Mas quem tem esse nome, em geral, se revela um ser humano preocupado com o bem-estar coletivo. Do latim "belo".
Dione: Esse nome está associado à Dionísio, o deus do vinho, e revela uma pessoa extrovertida mas muito rigorosa consigo mesma e com os outros. Só trabalha naquilo que se gosta e presta muita atenção no que faz. Por isso, sua competência no trabalho sempre é elogiada e premiada.
Dionísio: Significa consagrado ao deus Dionísio e indica uma pessoa prática e realista, que faz da inteligência uma ferramenta para conseguir a felicidade. Pensa positivamente e por isso consegue sucesso.
Dirce: Do helênico "fonte, água turva".
Dirceu: Significa de Dirce (personagem da mitologia grega que foi transformada em fonte). Indica uma pessoa que identifica o perigo como se contasse com um radar, mas às vezes se expõe a ele, pois adora correr riscos e viver de modo emocionante.
Djalma: Significa capacete e indica uma pessoa sensível, romântica e predisposta ao bem. Mas ele nunca perde a noção da realidade, o que lhe permite analisar friamente o que acontece ao seu redor.
Domício: Significa domado, doméstico e indica uma pessoa que dá pouco valor a bens materiais, mas nunca passa apuras financeiros, pois sabe controlar suas despesas
Domingos: Significa o que pertence a Deus e indica uma pessoa muito discreta. Dificilmente alguém a verá fazendo propaganda das suas realizações - que aliás, costumam ser numerosas.
Donaldo: Significa o que governa o mundo e indica uma pessoa expansiva e com grande poder de persuasão. Gosta de obter todo tipo de conhecimento. Precisa aprender a gastar com moderação.
Donato: Significa dado e indica uma pessoa que sempre procura corresponder às expectativas dos outros. Enquanto não aprende a viver de acordo com a sua consciência, e não de acordo com a consciência alheia, fracassa na luta pelo progresso.
Dora: Significa dádiva de Deus e indica uma pessoa que prefere resolver as coisas devagar, de maneira paciente e ordenada. O bom senso e a moderação estão presentes em todas a suas atitudes.
Dores: Usado como parte do nome composto Maria das Dores. Do helênico "Dádiva, presente".
Dorival, Dorval, Durval, Durvalino: Significa aquele que veio de Orval e indica uma pessoa de temperamento impetuoso, que muitas vezes se mostra imprudente e agressiva. Seu maior desafio é tornar-se mais tolerante e aprender a agir com diplomacia - algo que os pais devem lhe ensinar já na infância.
Douglas: Significa o que veio do rio de águas escuras e indica uma pessoa que, com seu temperamento impulsivo, consegue resultados rápidos em tudo o que se propõe a fazer. Mas nem sempre esses resultados são satisfatórios, pois o excesso de autoconfiança pode induzi-lo ao erro. Do escocês "rio preto, água escura".
Duílio: Significa rebelde, inimigo e indica uma pessoa muito independente, que não se deixa sugestionar pelos outros. Acredita que sua consciência é o único juiz que ele pode tolerar e faz tudo do seu jeito.
Dulce: Do latim "doce, tenra, meiga".
Dulcídio: Significa doce e indica uma pessoa cheia de ternura mas que luta com unhas e dentes para alcançar seus ideais. Tem grande chance de sucesso, inclusive no campo afetivo, pois seu forte apego ao lar e à família faz dele o marido ideal.

Letra “E”:
Eanes: Significa filho de João e indica uma pessoa perfeccionista, que se entrega às suas tarefas com dedicação absoluta. Considera toda atividade um desafio e uma forma de desenvolvimento pessoal.
Edelina: Do alemão "bem humorada".
Edgar: Significa lanceiro guardião dos bens e indica uma pessoa que não suporte se acomodar. Está sempre ampliando seus horizontes. Além disso, carrega uma boa dose de impulsividade na sua maneira de ser.
Edgard: Do alemão "próspero".
Édipo: De origem grega, significa "pés inchados", pois após a tragédia ocorrida com seus pais em Tebas, Édipo tornou-se um peregrino, caminhando mundo afora, atrás de conhecimento e sabedoria. Édipo também significa "aquele que busca sabedoria".
Edmar: Significa rico famoso e indica uma pessoa apaixonada pela vida e que a desfruta com grande sabedoria. Independente e ativo, não é do tipo que se deixa abater diante do primeiro obstáculo. Nem do segundo.
Edmundo: Significa o guardião dos bens. Generoso e amigável, é o tipo de pessoa que só se sente bem quando todos à sua volta estão felizes. Tem um talento especial para ajudar os outros.
Edna: Significa rejuvenescimento indica uma pessoa extrovertida e cheia de energia. Por vaidade ou amor próprio, vive consciente da sua importância, e isso a aguda a correr os riscos que levam ao sucesso.
Edno: Significa rejuvenescimento e indica uma pessoa extrovertida e cheia de energia. Por vaidade ou por amor-próprio, vive consciente da sua importância, e isso o ajuda a não ter medo de tomar as iniciativas e assumir os riscos que levam ao sucesso.
Edom ou Edon: Significa vermelho; aquele que satisfaz e é humilde de coração.
Edson: Significa filho de Eduardo e indica uma pessoa de personalidade um tanto difícil, que precisa cultivar a humildade e a simplicidade se quiser atingir o sucesso sem passar por cima dos outros. Do inglês "filho de Eduardo".
Eduardo: Significa guarda das riquezas e indica uma pessoa talentosa e dinâmica, que se realiza em trabalhos que a estimulem a pensar, pesquisar e aprender mais. Quem tem esse nome é também muito comunicativo.
Efraim: Significa fértil e indica uma pessoa que sempre pode contar com a inspiração e a intuição. Tende a se realizar nos negócios que empreende, principalmente porque demonstra um entusiasmo contagiante em todas as suas atividades.
Egberto: Significa espada brilhante e indica uma pessoa de mente afiada, que tem idéias brilhantes a respeito de tudo e gosta de debatê-las, amigavelmente, com quem discorda delas. Tem muito êxito quando se dedica à advocacia ou à política.
Egídio: Significa cabrito ou protetor e indica uma pessoa insegura, o que a leva a desconfiar das intenções de quase todo mundo. Também não gosta de aplicar seu dinheiro em negócios de risco. No amor, precisa conviver bastante com a parceira antes de se envolver de fato.
Einar: Significa guerreiro solitário e indica uma pessoa que procura resolver sozinha os seus problemas. Nunca exige dos outros mais do que querem ou podem dar. Por isso mesmo, é um excelente marido e pai.
Elaine: Idem Helena
Eleazar, Eliézer: Significa o que Deus socorre e indica uma pessoa que alcança ainda jovem o sucesso e o mantém graças ao seu talento e à sua honestidade. Mas precisa fugir da tendência a gastar tudo o que ganha.
Eleutério: Significa libertador e indica uma pessoa que preza acima de tudo a independência - a sua e a dos outros. vive à sua maneira e deixa cada uma seguir seu caminho. Com a pessoa amada, no entanto, tende a ser muito ciumento: não admite nada que se assemelhe, ainda que vagamente à infidelidade.
Eli: Do hebraico "Jeová".
Eliana, Eliane: Associado ao Sol, esse nome indica uma pessoa perspicaz e cordial, que sabe se comportar bem em qualquer situação. Embora um pouco dispersiva, tem muita habilidade para lidar com o público
Eliaquim: Significa o que Deus levanta e indica uma pessoa de raciocínio rápido e brilhante, o que faz dela uma companhia muito agradável. Cativa com facilidade todo mundo à sua volta e se vale disso para pedir favores, quando precisa deles, pois sabe que ninguém os negará.
Elias: Nome de um profeta bíblico. Significa Deus é Javé e predispõe a pessoa a ter uma intuição muito forte. Mas também indica um homem com muito apego aos valores materiais, com forte sentimento de posse e que vive em busca do prazer inconseqüente. Os pais devem ensiná-lo a liberar seu amor, sua alegria - e seu senso. Do hebraico "Meu Deus é Jeová".
Elifaz: Indica uma pessoa sensível e criativa que, por ter alma de artista, tende a achar que tudo lhe é permitido. Mas sua instabilidade emocional pode resultar em prejuízo. Após a adolescência, torna-se um pouco mais regrado e passa a ser levado a sério.
Elisabete, Elisabeth, Elizabete, Elizabeth: Significa consagrada a Deus e indica uma pessoa extremamente ativa, que, graças à sua persistência e à sua força de vontade, sempre alcança os objetivos a que se propõe. Outra das suas virtudes é a capacidade de planejar tudo com muito cuidado. Do hebraico "consagrada por Deus".
Elisa, Eliza: Variação de Elisabete. A franqueza é a marca registrada da pessoa que tem esse nome. Mesmo que às vezes lhe traga alguns problemas, sua tendência a dizer sempre o que pensa revela uma grande qualidade: o apego à verdade. Na maturidade, torna-se mais diplomática, mas continua sentindo aversão pela mentira.
Eliseu: Significa Deus é a salvação e indica uma pessoa voltada para a honestidade e a justiça. É democrático mas não cede a pressões injustificadas. Bom negociador, sabe concordar e discordar com segurança.
Elísio: Relativo aos Campos Elísios, o céu dos heróis mitológicos. Indica uma pessoa que convence pela segurança com que expõe suas idéias. Nunca coloca os instintos ou a emoção na frente da inteligência e, com isso, desenvolve os poderes da mente.
Elói: Significa escolhido e indica uma pessoa que acredita demais em si mesma mas não deixa que isso sufoque seu lado diplomático ou seu espírito comunitário. É um excelente amante.
Eloísa: Veja Heloísa
Elza, Elsa: Significa virgem das águas, deusa das (iguas e dosci.snes. lndica uma pessoa falante, curiosa e criativa. Para ela, nenhum obstáculo é grande demais. Fica deprimida com facilidade, mas, com algum esforço, logo supera a crise. No lar, é uma excelente mãe e companheira. Do alemão "a nobre virgem".
Emanuel: Significa Deus está conosco e indica um ser humano em busca do conhecimento que lhe permitirá tomar as rédeas do seu destino. Hábil e astuto, consegue o que quer quando não se deixa dominar pela ansiedade. Os pais precisam ensiná-lo a esperar com calma.
Emerson: Significa filho de Américo e indica uma pessoa educada, sensível e gentil, que consegue cativar todos os que a rodeiam. É difícil encontrar quem não o queira bem ou não goste da sua companhia.
Emílio: Significa rival enciumado e indica uma pessoa que se sente desafiada pelos obstáculos que encontra. /enfrenta-os sempre com a certeza da vitória e até acredita que eles aumentam o prazer da sua realização amorosa e profissional.
Emir: Significa príncipe e indica um líder nato. Paciente e senhor de uma autoridade natural, ajuda quem o procura a dissipar as incertezas da vida. Mas no amor não gosta de ensinar - prefere aprender.
Enio: Significa predestinado e indica uma pessoa prática e decidida, à qual todos procuram quando precisam de orientação. É equilibrado e seguro e sabe lidar bem com os conflitos.
Enos: Significa homem e indica uma pessoa tão disciplinada e organizada que às vezes se torna entediaste. Mas essa impressão se desfaz quando ele mostra sua cultura e seu espírito de humor.
Epitácio: Significa expedito, rápido e indica uma pessoa que tende ao conformismo e por isso demora para subir na vida. No entanto, o amor que tem aos estudos o leva a superar essa dificuldade.
Erasmo: Significa amável e indica uma pessoa que precisa da harmonia do lar, da escola ou do trabalho para alcançar o progresso. É firme sem ser duro, pois sabe que a virtude está no meio-termo.
Ercília: Veja Hercília.
Érica: Significa sempre poderosa e indica uma pessoa perseverante, que realmente se dedica ao que faz. Tímida por fora, no íntimo se orgulha dos seus inúmeros talentos e da sua romântica sensualidade. Do norueguês "constantemente possante".
Erico: Significa senhor absoluto e indica uma pessoa caridosa, embora cheia de ambição e de vontade de exercer domínio sobre os outros. Por isso, às vezes é visto como calculista. Mas no fundo é sensível e tem vocação para as artes.
Ermelindo: Significa linda serpente e indica uma pessoa que gosta de escolher seus próprios caminhos na vida, mesmo que por isso leve muito mais tempo para se integrar perfeitamente na sociedade.
Ernesto: Celta: combatente dedicado.
Esaú: Significa homem coberto de pelos, varão dos campos e adorador da caça e, na Bíblia, filho de Isaque e neto de Abraão, o pai das nações. indica uma pessoa que com freqüência se vê em dúvida diante de dois caminhos que lhe parecem igualmente atraentes e não consegue se decidir por nenhum. A harmonia só acontece na vida de quem tem esse nome quando liberdade e responsabilidade se tornam bem dosadas.
Esdras: Significa socorro e indica uma pessoa que consegue grandes vitórias ao longo da vida, todas por seu exclusivo merecimento. Inspirado e entusiasmado, faz das lutas do cotidiano uma fonte de alegria.
Ésio: Significa justo e indica uma pessoa tão autoconfiança que às vezes deixa de ouvir conselhos sábios porque acha que tem razão em tudo que faz. (Veja também Ézio)
Espártaco: Nome de um gladiador que chefiou uma revolta contra Roma. Indica uma pessoa sempre pronta a intervir a favor de quem sofre uma injustiça. Sua maior preocupação é preservar, a todo custo, a própria independência, pois acredita que só assim consegue o sucesso.
Estácio: Significa o que está em pé e indica uma pessoa que pode ganhar muito dinheiro ouvindo sua intuição. No amor, tem muitas admiradoras, mas demora bastante a assumi um compromisso sério.
Estanislau: Significa glória do povo e indica uma pessoa realista ao extremo. Não se ilude com as aparências: procura sempre a verdade que está por trás delas. E, sempre que consegue descobrir alguma coisa nova, trata de transmitir esse conhecimento aos outros.
Estefânia: Significa coroa, realeza. Indica uma pessoa aberta para a revisão dos seus próprios valores, quando isso parece importante. Consegue grande progresso material porque não fica presa a idéias fixas.
Estela: Significa estrela e indica uma pessoa talentosa, inteligente e versátil. Ela procura sempre cumprir suas tarefas com dedicação e brilhantismo, pois adora os elogios. Tem sucesso no campo artístico. Do latim "estrela".
Estênio: Significa força e indica uma pessoa que tem o poder de alcançar suas metas, desde que as defina muito claramente. Tem energia suficiente para se sair bem de qualquer confronto, mas sempre prefere tratar diplomaticamente os adversários.
Ester: Significa estrela. Indica uma pessoa cativante, charmosa e sensual. Apesar de ser um pouco dispersiva, consegue resolver seus problemas e também os da sua família.
Estevão: Significa cesto e indica uma pessoa que usa com muito bom senso sua inteligência, sua cultura e sua capacidade de trabalho. É muito fiel aos amigos e à mulher amada e, ao longo da vida, essas virtudes lhe garantem inúmeras vitórias.
Eucles: Significa glorioso e indica uma pessoa de caráter inabalável, que nunca faz concessões. Moralista e perfeccionista, não tem jogo de cintura, e isso lhe causa inúmeros obstáculos. Mas ele prefere pequenos êxitos com a consciência tranqüila a grandes lucros financeiros dos quais poderia se envergonhar.
Euclides: Significa filho de Eucles e indica uma pessoa emotiva e muito amorosa, que cativa com sua simpatia todos os que a rodeiam. Adora passar horas e mais horas com os amigos, conversando.
Eugênia: Significa bem nascida, nobre e indica uma pessoa atenta aos detalhes e exigente consigo mesma e com os outros, só se relaciona bem com pessoas do mesmo nível cultural e social que o seu.
Eugênio: Significa nobre, de boa origem e indica um homem muito exigente consigo mesmo e com os outros. Só se relaciona bem com as pessoa de nível financeiro e social igual ou superior ao seu, e está sempre lutando para se tornar mais importante do que é.
Eunice: Significa boa vitória. indica uma criança que adora ser o centro das atenções, Mas já na adolescência essa mania é canalizada para alguma atividade na qual ela possa se destacar naturalmente.
Eusébio: Significa piedoso e indica alguém paciente e sábio, que busca entender os motivos que levam cada pessoa a agir como age. Seu objetivo na vida é acumular conhecimento e usá-lo a favor de todos, e em geral ele consegue mesmo se manter bem informado e feliz.
Eva: Significa vida e indica uma pessoa voltada para o lar e para a família, faz questão de inventar e de percorrer seus próprios caminhos. Essa é a sua receita de felicidade.
Evaldo: Significa o que impõe a lei e indica uma pessoa sempre disposta a ir em frente na luta pelos seus objetivos, sejam quais forem os obstáculos que precise enfrentar. Calmo e prudente, sempre encontra bons apoios e pode dar passos largos e seguros.
Evandro: Significa viril e indica uma pessoa capaz de romper com qualquer vínculo do passado quando isso impede sua escalada social e espiritual. Para ele, cada dia inicia um novo ciclo, do qual procurará tirar toda a vantagem possível, sem prejudicar os outros.
Evaristo: Significa ótimo e indica uma pessoa movida por um grande desejo de transformar tudo para melhor, na sua vida e nas condições da sua comunidade. Quer ter na s mão as rédeas do destino e, se não consegue realizar integralmente este sonho, pelo menos pode se orgulhar de fazer a seu modo tudo o que faz.
Everaldo: Significa o que tem a força do javali e indica uma pessoa eficiente em tudo o que faz, mas com acentuada tendência ao egoísmo. Os valores matérias e os prazeres sensuais pesam muito na sua avaliação do mundo, pelo menos na juventude. Mas a maturidade e sobretudo o amor fazem com que ele passe a dar mais importância ao próximo.
Expedito: Significa rápido e desembaraçado e indica uma pessoa inteligente e esperta, que batalha com todas as suas forças (e às vezes também com a força dos outros) para atingir seus objetivos. Consegue quase tudo o que deseja, mas precisa aprender a ser menos ansioso.
Ezequias. Ezequiel: Significa o que tem a força de Deus e indica uma pessoa que leva uma vida prática e construtiva, baseada sobretudo na força de vontade. Cada vez que se abre um caminho novo à sua frente, ele o percorre confiantemente, pois sabe que contará com apoio dos inúmeros amigos.
Ezequiel: Do hebraico "força de Deus".
Ézio: Significa águia e indica uma pessoa que tende à indecisão quando sua rotina é quebrada e ele precisa fazer escolha importantes. Mas nessa hora ele não se intimida de pedir ajuda aos amigos e familiares mais experientes (Veja também Ésio).

Letra “F”:
Fábia: Significa aquela que planta favas e indica uma pessoa comunicativa, que tem facilidade em estabelecer qualquer tipo de diálogo. Para ela, todas as mudanças são bem-vindas, principalmente quando lhe permitem formar novas amizades ou conhecer novos ambientes.
Fabiana, Fabiane: Significa fava que cresce e predispõe a pessoa a ter um sucesso cada vez maior em todos os seus empreendimentos. Honestidade e rapidez mental são suas características mais marcantes. Do latim "fava que cresce".
Fabiano, Fábio: Significa plantador de favas e indica uma pessoa com facilidade de comunicação. Adora conversar, até com desconhecidos, e se sai bem em atividades que exijam contato pessoal e direto, como vendas, relações públicas e entrevistas.
Fábio: Do latim "fava".
Fabíola: Diminutivo de Fábia, Indica uma pessoa que, como tem muito charme e inspira confiança, vive rodeada de amigos.
Fabrícia: Significa aquela que trabalha em obras de metal. Indica uma pessoa impulsiva e que não cede a nenhum tipo de pressão. Na juventude, chega a ser obstinada. Na maturidade, torna-se apenas teimosa.
Fabrício: Significa fabricante de objetos de metal e indica uma pessoa cujo temperamento forte inspira nos outros sentimentos muito radicais. É amado e odiado com intensidade, sem meio-termo. Do latim "o operário, o fabricante".
Faiçal: Significa espada afiada e indica uma pessoa dinâmica e com grande capacidade de compreender quem vive à sua volta. Aprecia as atividades sociais e exerce com prazer funções de responsabilidade.
Farid: Significa único e indica uma pessoa que não tem aptidão para participar de associações de qualquer gênero. No trabalho, é melhor patrão que empregado. Nos relacionamentos afetivos, sua meiguice é notável. E essa ternura aparece sobretudo quando ele fala com crianças.
Faruk: Significa severo. A honestidade e o rigor consigo mesmo e com os outros são as principais características de quem tem esse nome. Mesmo que seja rico, ele trabalha muito durante toda a vida, pois acha que o ócio destrói a força de vontade. Os pais devem ensiná-lo a ser menos meticuloso e sistemático.
Fátima: É o nome da filha de Maomé. Significa desmamada (ou seja, que deixou de ser bebê, que alcançou um degrau mais alto na escala da evolução). Indica uma pessoa que sabe ouvir a intuição e não se prende a regras ultrapassadas. Do árabe "donzela esplendida".
Fausto: É o nome de um personagem de ficção que assinou um pacto com o Diabo. Significa feliz e indica uma pessoa amistosa, dócil e afetuosa, que está quase sempre bem-humorada e se mostra muito sociável. Costuma ter muito sucesso na vida.
Fauzi: Significa vencedor e indica uma pessoa que tem facilidade para estabelecer qualquer tipo de diálogo. Gosta de mudanças e, por isso, consegue sucessos mesmo quando as regras do jogo mudam subitamente.
Felício: Significa feliz e indica uma pessoa de personalidade agradável e generosa, que exibe no dia-a-dia um espírito alegre e criativo. Faz inúmeras amizades ao longo da vida.
Felipe: Significa o que gosta de cavalos e indica uma pessoa que demonstra grande afinidade com a natureza, com os esportes em geral e também com a vida militar. Tem uma incrível capacidade de se adaptar a novas situações e vencer desafios.
Felisberto, Filiberto: Significa ilustríssimo e indica uma pessoa sensível e intuitiva, que se sente atraída e influenciada por assuntos místicos e científicos. Pois sua natureza calma, não foge da solidão, mas consegue se destacar em qualquer grupo do qual faça parte.
Ferdinando: Significa valente em tempo de paz e indica uma pessoa que odeia a rotina, e por isso mesmo, está sempre criando situações que possam animar seu dia-a-dia. Mas nunca age com irresponsabilidade.
Fernanda: Significa ousada e indica uma batalhadora incansável, que leva até o fim tudo o que começa e quase sempre consegue resultados positivos. A criatividade e o amor à liberdade são outras das suas características mais marcantes. Do alemão "inteligente, protetor".
Fernando: Significa ousado e indica um batalhador incansável, que age por impulso, mas leva até o fim tudo o que começa e quase sempre consegue resultados positivos. As idéias inspiradas e o amor à liberdade são outras das suas características mais marcantes.
Fídias: Significa econômico e indica uma pessoa que poupa cada centavo disponível e alcança o sucesso se desenvolver atividades em que atue sozinha. No entanto, precisa evitar que sua forte tendência ao individualismo prejudique as relações pessoais, sobretudo as amorosas.
Filipe: "Aquele que gosta de cavalos".
Firmo: Significa constante, fiel, firme e indica uma pessoa que, além de ser muito prática, tem facilidade para exercer atividades em que precise se expressar verbalmente. Precisa apenas aprender a não gastar energia inutilmente tentando controlar as atividades dos outros.
Flávia: Significa dourada. Indica uma pessoa brilhante e aventureira, que adora experimentar novas sensações. Sua capacidade de concentração a ajuda a ter sucesso em atividades de planejamento. Do latim "louro, cor de ouro".
Flávio: Significa da cor do ouro e indica uma pessoa criativa e inteligente, que envolve a todos com sua conversa agradável. Sua boa memória e seu carinho natural o ajudam muito no relacionamento social.
Flora: Nome da deusa da primavera. indica uma pessoa que ama a natureza e que, ao longo da vida, desenvolve um apurado senso estético.
Florêncio: Significa florescente e indica uma pessoa racional e objetiva em tudo o que faz. Em vez de sonhar, prefere se manter ligado à realidade, para perder nenhum chance de conquistar a felicidade.
Florentino: Significa florido e indica uma pessoa que se sente realizada quando não precisa assumir grandes responsabilidades. Tem forte tendência artística e intelectual e gosta muito de crianças.
Florestano: Significa o que veio da floresta e indica uma pessoa à qual não faltam energia e criatividade para vencer na vida. Mas se não quiser perder tempo e fazer inimizades gratuitas, precisa aprender a respeitar as regras que já existem, antes de inventar suas próprias leis.
Floriano: Significa flor e indica uma pessoa muito carinhosa, especialmente com crianças e velhos. Quem recorre a ele sempre encontra bons conselhos e até, se for o caso, favores materiais, como um empréstimo de dinheiro. Em geral, consegue formar um lar bem harmonioso.
Fortunato: Significa próspero, afortunado e indica uma pessoa que gosta de viver com conforto e até com certo luxo. E em geral consegue, pois é esforçado no trabalho e cuida muito bem das suas finanças.
Fradique, Francelino, Francisco: Significa relativo aos franceses e indica uma pessoa de caráter firme e audaz, mas que encontra problemas no relacionamento social porque quer que sua opinião sempre prevaleça.
Francisco: Do latim "francês".
Franco: Significa francês ou atrevido. Apesar da sua aparência de pessoa orgulhosa, é alguém com quem se pode nas horas mais difíceis, quando se mostra sempre bom e prestativo.
Frederico: Significa o que garante proteção e indica uma pessoa que luta com firmeza e energia para realizar seus ideais. Não desanima diante de nada e procura sempre animar seus companheiros a ter a mesma atitude positiva em relação aos obstáculos.
Fuad: Significa coração e indica uma pessoa que se envolve em tudo o que faz e, por isso, sente-se feliz com cada vitória que obtém, por menor que ela seja. Mas em geral suas vitórias não são pequenas.
Fúlvio: Significa amarelado, ruivo e indica uma pessoa que confia tanto em si própria que transmite segurança a todos os que a rodeiam. E procura sempre ajudar quem aceita bem sua liderança.

Letra “G”:
Gabriel: Do hebraico "força de Deus".
Galileu: Significa o que veio da Galiléia e indica uma pessoa que se destaca pela honestidade, pelo dinamismo e por um senso prático fora do comum. Como o trabalho toma boa parte do seu tempo, tende a ser solitário, mas encontra prazer na companhia dos livros e da boa música.
Ganimedes: Significa alegria dos deuses e indica uma pessoa que tem facilidade para tratar de política e de assuntos sociais. Graças ao seu poder de comunicação, resolve até problemas que parecem sem solução.
Gaspar: Nome de um dos reis magos. Significa inspetor e indica uma pessoa que, por ser sensata e ponderada, encara o dia-a-dia com grande senso de responsabilidade. Outra das suas características mais marcantes é o ciúme, que ele precisa dominar se quiser ser feliz no amor.
Gastão: Significa hóspede e indica uma pessoa detalhista. Nada escapa à sua observação. Além disso, possui um senso de organização bem apurado. Às vezes fala muito, mas isso não chega a constituir um problema, pois todos gostam da sua conversa.
Gaudêncio: Significa o que tem alegria inferior e indica uma pessoa que convive de modo agradável e gentil com as outras. Consegue animar qualquer ambiente e sente-se feliz ao ver que alegrou os outros. Faz muito sucesso em carreiras que exijam contato pessoal e envolvam viagens, como a de comissário de bordo.
Gedeão: Significa o que destrói e indica uma pessoa com uma irritante tendência a encontrar defeitos em tudo o que os outros fazem. Mas na verdade isso de deve à sua alta capacidade de análise e crítica, que, quando é bem dirigida, lhe rende sucessos formidáveis.
Generoso: Significa generoso mesmo e indica uma pessoa que sabe se dar mas que não se permite grandes prazeres. Por isso mesmo, pode acabar se transformando num homem tenso, voltado para os outros não é egoísmo, é algo que todos devem ter.
Genésio: Significa protetor da família e indica uma pessoa que faz da humildade; o seu modo de ser. Gosta de ler e medita e está sempre pronto a dar proteção e conselhos aos amigos e parentes.
George: Do grego "agricultor".
Geraldo: Significa o que domina com a lança e indica uma pessoa capaz de enfrentar qualquer desafio. Raramente desiste de lutar por um objetivo: vai em frente mesmo quando tem poucas chances de sucesso. Do alemão "nobre através da lança".
Germano: Significa irmão e indica uma pessoa fraternal, aprecia as atividades sociais e as funç6es nas quais possa estimular as outras, de alguma forma. Seu dinamismo o ajuda a obter vitórias significativas.
Gérson: Significa proscrito e indica uma pessoa admirada pela sua simpatia e inteligência, mas que também é criticada por sua extrema vaidade: vive preocupada com a aparência e com a forma física. Do hebraico "estrangeiro, peregrino".
Gervásio: Significa lança pontuda e indica uma pessoa com uma aguda percepção dos problemas sociais e vontade de resolvê-los. No entanto, nunca ,deixa que essa preocupação o afaste da sua evolução social e espiritual.
Getúlio: Significa o que veio da Gaefulia (região da África) e indica uma pessoa extrovertida e comunicativa, que atrai com facilidade a atenção das outras pessoas e consegue convencê-las dos seus ideais.
Gilberto: Significa famoso flecheiro e é a marca registrada de quem está sempre de bem com a vida. Encara os desafios com disposição, como se cada obstáculo fosse uma batalha já vencida. Do alemão "famoso com a flecha".
Gildo: Significa valoroso e indica uma pessoa paciente e perseverante, que se dedica sem reservas às tarefas que lhe são designadas e não mede sacrifícios para realizá-las a contento.
Gílson: Variação de Egídio.
Giovane: Jovem, no idioma italiano.
Giovani: Plural, em italiano, comum aos dois gêneros, de jovem (Giovane).
Giovanni: De origem italiana, com dois "n", significa João naquele idioma.
Gisela (e): Do alemão "garantia, penhor".
Glaucia: Significa verde-azulado ou verde claro e indica uma pessoa que dá muito valor ao ser humano e à amizade. Por isso, é dócil e carinhosa com todo mundo. Seus amigos e seus parentes sempre encontram nela o apoio de que precisam.
Glicério: Significa doce e indica uma pessoa que vive à frente do seu tempo e tem facilidade para assimilar novos conhecimentos. Essa combinação lhe permite ser um vencedor em tudo o que se propõe a fazer.
Glória: É um nome associado à Virgem Maria. Indica uma pessoa que sente irresistível desejo de se aventurar pelo mundo e conhecer lugares e povos exóticos. Em geral, realiza esse e muitos outros sonhos, pois é inteligente e esforçada.
Godofredo: Significa protegido por Deus e indica uma pessoa espiritualizada e de intuição muito forte. Ele nunca se fecha em si mesmo, pois está sempre em busca de novos desafios.
Golias: Significa guerreiro poderoso e indica uma pessoa que mostra acentuada tendência para as atividades físicas. Mas costuma confiar muito na sua própria força e descuidar de detalhes que depois se revelam muito importantes.
Gonçalo: Significa aquele que se preserva mesmo no combate e indica uma pessoa que não foge à luta, quando se trata de alcançar seus objetivos, mas que não se deixa seduzir por causas que não sejam suas.
Goulart: Francês: gritador, guloso.
Graça, Grace: É um nome associado às deusas mitológicas que tinham o dom de agradar. Significa também beleza e elegância. Indica uma pessoa que procura viver em harmonia com todo mundo. Mas sua delicadeza não deve ser confundida com fragilidade, pois se trata de uma mulher muito forte.
Graciliano: Significa franzino e indica uma pessoa que confia na própria capacidade de contornar dificuldades. Por isso, enfrenta os problemas com serenidade e paciência e, geralmente, se dá bem.
Gregório: Significa cuidadoso, vigilante e indica uma pessoa prudente, que evita ao máximo os conflitos e não emite uma opinião sem antes refletir sobre o assunto. Graças a essa atitude cautelosa, conquista o respeito de todos.
Guido: Significa criança da floresta e indica uma pessoa que, ajudada pela intuição investe seu tempo e sua energia em atividades que lhe dão um excelente retorno. No amor, custa a amadurecer e procura alguém que lhe tudo sem pedir nada em troca, pois tem medo de abrir mão da sua liberdade.
Guilherme: Indica um homem que se orgulha da sua força (física, mental ou moral) e se vale dela para auxiliar a pessoas de quem gosta. Do alemão "protetor, defensor".
Guilhermina: Significa protetora voluntária e indica uma pessoa que se orgulha da sua sabedoria e se vale dela para dar conselhos sempre muito úteis. Só não é nem um pouco sábia quando se trata de comprar roupas: para andar na moda, não se importa de gastar mais do que ganha.
Guimarães: Latim: cavalo combatente.
Guiomar: Teutônico: gloriosa, ilustre.
Gumercindo, Gumersindo: Indica um espírito lutador, que persegue o sucesso com muita garra sem perder o bom humor nem a honestidade. Seu otimismo o ajuda a resolver todos os problemas.
Gustavo: Significa bastão de combate ou cetro do rei e indica uma pessoa impetuosa e tão segura de si que às vezes pode parecer arrogante. Tem chances de alcançar muito sucesso na carreira política ou militar. Do sueco "bastão de combate".

Letra “H”:
Hamílcar: Significa graça de Hércules. O grande poder de comunicação de quem tem esse nome garante a realização de praticamente todos os seus objetivos. Por isso, deve fincar os pés na realidade para evitar que pensamentos inúteis tomem conta da sua mente.
Hamilton: Do inglês "de aparência orgulhosa".
Haníbal: Significa dádiva do deus Baal e indica uma pessoa passiva e .receptiva, que normalmente se mostra calma, gentil. diplomática e bondosa. Apesar de não ser ambicioso, consegue tudo o que deseja usando sua enorme capacidade de convencer e mesmo de seduzir.
Haroldo: Significa comandante do exército e indica uma pessoa que se sai bem em atividades profissionais que exigem liderança. Mas na vida pessoal tende a adiar decisões importantes. Os pais devem lhe ensinar a tomar atitudes firmes e comunicá-las claramente aos outros.
Haydée: Veja Aidê
Hebe: Nome da deusa mitológica da juventude. Indica alguém que costuma proporcionar segurança e alegria às outras pessoas. É amante da verdade e dos prazeres espirituais e físicos. A determinação e a sorte são seu passaporte para o sucesso. Do grego "juventude, mocidade".
Heitor: Significa conservador guardador e indica uma pessoa que, apesar de ter um caráter avesso a mudanças e novidades, apresenta notável propensão para levar uma vida de aventuras. Do grego "mantenedor da vitória".
Hélder: Significa luminoso, límpido e indica um homem muito sóbrio, que sempre conquista as pessoas com as quais se envolve. Elas nunca se cansam de louvar sua coragem, sua perspicácia e a força do seu caráter.
Helena, Helene: Significa tocha, luz. Indica uma pessoa que parece estar sempre olhando para dentro de si em busca da sua verdadeira personalidade. E ela sabe tirar proveito dessa tendência, que lhe permite analisar bem todas as questões antes de tomar uma decisão irreversível. Do grego "tocha, luz, luminosa".
Hélio: Significa Sol e indica uma pessoa cheia de iniciativa, que tem muito senso de responsabilidade e desenvolve uma profunda ligação com a família. Destaca-se em atividades ligadas às artes e à filosofia. Do grego "sol".
Heloísa: Variação de Luísa. Indica um pessoa persistente, que alcança sucesso em todas as áreas de atividade quando consegue acreditar na sua própria capacidade. Precisa se valorizar mais, inclusive nas relações afetivas, para não ser manipulada pelos outros.
Henoque: Significa iniciado, consagrado e indica uma pessoa que acumula grandes conhecimentos ao longo da vida mas só se dispõe a dividi-los com quem acha que merece essa honraria. Interessa-se muito por esoterismo e ordens secretas.
Henrique: Significa senhor da pátria e indica uma pessoa boa e prestativa, apesar do seu ar um tanto arrogante. Os amigos sabem que podem contar com sua colaboração a qualquer momento. Do alemão "príncipe, poderoso".
Héracles, Hércules: Nome do herói mitológico mais conhecido como Hércules. Indica uma pessoa que aceita para si tarefas das quais os outros tendem a fugir, pois acredita sem reservas na sua força física ou mental.
Hercília: Significa orvalho e indica uma pessoa inteligente e muito disposta a lutar pelos seus objetivos. Enfrenta todos os desafios com sabedoria e, por isso, quase sempre consegue o que deseja.
Herculano: Significa relativo a Hércules e indica uma pessoa que encontra nos livros uma fonte para enriquecer sua visão do mundo. E ele associa a essa característica muita disciplina e senso prático, o que lhe abre as portas do sucesso.
Hermes: Significa mensageiro e também o que engana, com palavras e indica uma pessoa individualista e carismática, que gosta de iniciar projetos e de comandar os outros. Adora receber aplausos por tudo aquilo que faz, mas quase nunca elogia os outros.
Hermógenes: Significa descendente de Hércules. Indica uma pessoa atenciosa, que procura estar bem com todo mundo. Mas, por tentar resolver problemas alheios, às vezes se esquece das suas próprias obrigações.
Heródoto: Significa dádiva da deusa Hera e indica uma pessoa que sempre divide tudo o que tem com quem está necessitado- No amor, prefere estar livre para se relacionar com várias pessoas.
Higino: Significa saudável e indica uma pessoa .que busca viver em harmonia não só com as outras mas também com a natureza. Não faz nada que agrida os outros, que agrida seu corpo ou que agrida o meio ambiente.
Hilário: Significa alegre e indica uma pessoa que está sempre de bom humor porque faz questão de esquecer as coisas ruins do passado. Quando sente que é preciso, procura reformular seu modo de ver o mundo para que nada atrapalhe sua evolução espiritual.
Hilde: Significa donzela da batalha e indica uma pessoa muito voluntariosa, que em geral só faz o que quer. Praticamente indiferente à glória e à riqueza material, ela parece distante e distraída, mas é atenta a tudo o que acontece e tem idéias muitas claras.
Hildebrando: Significa o que combate com a espada e indica uma pessoa que não dá passos no sentido contrário aos objetivos que estabelece, desde cedo na sua vida. Sejam quais forem os obstáculos, ele os enfrenta e sempre faz seu próprio caminho.
Hildefonso: Significa pronto para o combate e indica uma pessoa que tem aptidão para desempenhar tarefas de qualquer gênero. Nada o intimida e sua força de vontade geralmente lhe abre as portas do sucesso.
Hílton: Significa aldeia da colina e indica uma pessoa com grande capacidade de adaptação a novas idéias. Ele se realiza em trabalhos intelectuais, tem raciocínio rápido e acentuado interesse pelas ciências.
Hipólito: Significa o que solta os cavalos e indica uma pessoa que se adapta com facilidade às mudanças no trabalho e na vida amorosa. Mas é ambicioso e quer ser o primeiro em tudo. Se não corrigir essa tendência, corre o risco de se tomar um vencedor solitário.
Homero: Nome de um grande poeta grego. Significa refém e indica uma pessoa prática e decidida, a quem todos procuram quando precisam de orientação. Tem grande capacidade de fantasiar, mas não mistura os sonhos com a realidade. É equilibrado e segum e sabe lidar bem com conflitos.
Honório: Significa o que merece honras e indica uma pessoa que sempre é a primeira a tomar a iniciativa mais apropriada. Gosta muito de trabalhar com pesquisa ou ensino. Tem consciência do seu valor e exige que os outros também o reconheçam. Caso contrário, se irrita. Do latim "que inspira honra".
Horácio: Significa protegido pelas deusas Horas. Seu jeito metódico e discreto esconde uma personalidade inteligente e versátil. Para viver bem, só precisa aprender a liberar mais completamente suas emoções. Do latim "visível, evidente".
Hogo: Significa inteligente indica uma pessoa afetiva, leal e sincera. Não lhe falta também, criatividade. O aspecto negativo do seu temperamento é a tendência à vaidade e ao egoísmo. Os pais devem lhe ensinar a dar mais atenção ao lado positivo das pessoas que o cercam.
Hortênsia: Significa a que cultiva o jardim. Indica uma pessoa que dá a todos os seus atos um toque de originalidade. Quando desenvolve também o espírito prático, para direcionar melhor suas idéias, consegue o sucesso com muita facilidade. Do latim "horticultor".
Hugo: Do alemão "pensamento, espírito, razão".
Humberto: Significa o brilho do gigante e indica uma pessoa preocupada com as dores alheias. Faz de tudo para ajudar os outros, matéria e espiritualmente. Ao longo da vida, desenvolve grande força física e / ou moral. Do alemão "espírito brilhante".

Letra “I”:
Iago: Variação de Jacó
Iara: Tupi, senhora d'água, mãe d'água. Variante: Yara. Apesar de parecer submissa e quase sem iniciativa, tem muita garra para lutar por seus objetivos. Quando estabelece uma meta, é persistente até o fim. Usa de muita doçura até conquistar a pessoa amada. Do tupi "Senhora, dona das águas".
Ibraim: Variação de Abrão
Ícaro: Nome do personagem mitológico que tentou voar. Indica uma pessoa que trabalha com obstinação, sobretudo quando sabe que está perto de atingir as metas que se havia estipulado. Nunca desanima, e essa disposição geralmente garante seu sucesso.
Ieda: Do hebraico "favo de mel".
Ifigênia: Grego, significa vigorosa. Masculino: Ifigênio. Um sonho, por mais impossível que pareça, é perfeitamente realizável nas mãos dessa pessoa. Possui força suficiente para levantar seus projetos até o fim. Luta com todas as armas para conquistar o seu amado.
Ígor, Iuri: Variação de Jorge. Do russo "filho famoso, defensor".
Imaculada: Italiano, sem mácula, pura. Santa da Igreja Católica. Indica perseverança e persistência na hora de seguir em frente pelos caminhos traçados ou escolhidos de antemão; em algumas ocasiões, estes caminhos pode apresentar-se confusos e cheios de obstáculos.
Inácio: Significa ardente e indica uma pessoa vivaz e inteligente, que em geral amadurece com as dificuldades. Supera com bom humor e perseverança os obstáculos e acaba obtendo grandes êxitos. Do latim "ardente, fogoso".
Inara: É uma deusa da mitologia hitita, filha do deus Baal
Inês: Variação de Agnes, a casta, a pura, de origem grega. Naturalmente calma e ponderada, seus modos indicam até certa timidez. Quando gosta de uma pessoa, torna-se amiga fiel para toda a vida. Do grego "pura, casta".
Iolanda: Grego, florescência de violeta. Embora tenha grande capacidade de comunicação, dificilmente revela seus pensamentos mais íntimos. Gosta de discrição e é uma batalhadora na profissão. Tem muitos admiradores, mas não é fútil. Do grego "violeta, roxo".
Ioná: Hebraico, significa pomba. É pessoa que não mede esforços para ajudar alguém que esteja em dificuldades, mas se esquece um pouco de si própria. Geralmente tem problemas financeiros. Tendência a ser vista como uma boa amiga.
Ione: Grego, quer dizer pedra de cor violeta. Nome de uma ninfa da mitologia grega. Sempre alegre, não dramatiza nem mesmo as situações mais difíceis. Sempre vê o lado positivo e consegue tirar lições proveitosas de tudo o que acontece. Seu jeito espontâneo provoca ciúmes.
Iracema: Anagrama de América. Nome criado por José de Alencar. Revela uma grande capacidade para saber estar no seu lugar. ë próprio de pessoas que, mesmo nos momentos difíceis, sabem manter as aparências. Consideram a vida como um lugar de passagem e mostram, geralmente, um temperamento agradável.
Iraci: Tupi, mãe do mel, doçura. A pessoa tende a ser caprichosa em todos os detalhes, minuciosa no trabalho e ardente nos amores.
Irene: Grego, significa paz. Nome de mulheres que, embora se encontrem com problemas difíceis de solucionar, nunca se deprimem nem desanimam, muito pelo contrário, sabem enfrentar a vida com otimismo: agigantam-se nas dificuldades.
Ireneu, Irineu: Significa pacífico e indica uma pessoa dotada de gênio forte, que tenta impor suas idéias ao invés de dialogar. Isso pode lhe causar problemas. mas, como tem bom caráter, sempre conserva os amigos.
Irídea: Uma Flor da Amazônia.
Íris: Grego, mensageira dos deuses, velocidade, rapidez. Indica satisfação por bem fazer. Em sentido genérico, identifica-se com a atitude ética perante a vida, com as convicções gradualmente adquiridas e com a reflexão sobre os bons costumes. Do grego "anunciar".
Isa: Teutônico, diminutivo de Isabel. A inteligência e a capacidade de comunicação são seus pontos fortes. Gosta de impor sua personalidade - nunca cede às pressões. Muito volúvel, só é fiel quando ama verdeiramente.
Isac ou Isaac: Variação do nome original Isaque; o mesmo significado.
Isabel: Teutônico ou hebraico. Izabel, a casta. Do francês Isabelle e do espanhol Isabel. Derivado de Elisabete. Variação: Isabéu. Nome que significa cumprir com as promessas. É próprio das pessoas que se regem pelo clássico lema "promessa é dívida". Respeitam escrupulosamente as decisões dos outros.
Isaque: SIgnifica riso, pessoa alegre, feliz. Na Bíblia, Isaque é filho de Sara com Abraão, o pai das nações, escolhido por Deus e é fruto desejado por Deus para povoar as nações (Gênesis 17,19).
Isis: Egípcio, deusa suprema. Mulher muito inteligente e de bom caráter, que consegue se comunicar com a maior facilidade. Costuma viver rodeada de pessoas amigas. Quando a paixão bate forte, faz de tudo para agradar.
Ismael: Abençoado; aquele que gera frutos. Na Bíblia, Ismael é filho de Abraão e foi escolhido por Deus para ter doze filhos e gerar uma grande nação (Gênesis, 17, 20).
Ivã: Variação de João. Do búlgaro "O glorioso".
Ivana: Feminino de Ivan, ver esse nome. Significa Joana. Indica inteireza, arrebatamento e júbilo. É próprio de mulheres que , em geral, escolhem o caminho mais difícil para atingir seus objetivos. Não obstante isto, quase sempre obtêm o que deseja.
Ivani: Variante de Ivan, ver esse nome. Trata-se de uma pessoa brilhante, que coloca muita garra em tudo o que se propõe a fazer. É também ótima companheira e faz amigos facilmente. Dedica-se inteiramente ao parceiro e faz feliz a quem ama.
Ivo: Significa arqueiro e indica uma pessoa que, apesar de cumprir corretamente suas tarefas. É um pouco distraída. Mas isso não chega a prejudicar demais seu desejo de fazer tudo com perfeição.
Ivone: Feminino diminutivo de Ivo, que vem do anglo-saxão, e significa pessoa atenta. Nome que indica liberdade e esperança. É próprio de pessoas com grande integridade e que se regem por seus próprios critérios, os quais defendem com firmeza sempre que consideram necessário.
Izolita: Esperanto, significa isolada, solitária. Um amor de pessoa. Cheia de ternura e compreensão para com seus. Bastante abnegada, capaz de qualquer sacrifício para servir ao seu semelhante.

Letra “J”:
Jacinta: Nome de origem mitológica, ligado à flor jacinto. Indica uma pessoa muito severa na análise que faz dos outros. Mas está sempre disposta a perdoar os defeitos de caráter que encontra e procura viver em com todo mundo, pois adora ter muitos amigos.
Jacinto: Personagem da mitologia que, depois de morto, foi transformado na flor que tem esse nome. Indica uma pessoa sempre disposta a perdoar as falhas de caráter que encontra nos outros, pois sabe que também tem as suas. Procura viver bem com todo mundo e tem muitos amigos. Do grego "nome de uma pedra preciosa".
Jacira: Tupi, significa abelha noturna.
Jacó: Significa traidor, aquele no qual não se pode confiar. Isso também por cobrar a primogenitura de Esaú, seu irmão (Bíblia, Gênesis 27:36). Porém gosta de ser útil e tem sempre uma solução para todos os problemas. Homem simples, morador de tendas, amado por Rebeca e filho de Isaque, neto de Abraão, o pai das nações, escolhido por Deus.
Jaime: Variação de Jacó. Do espanhol "variedade popular de Jacó."
Jair: Significa animado por Deus ou habitante floresta e indica uma pessoa que vive à frente do seu tempo e por isso está sempre aberto a novas experiências. Acredita na amizade e se mostra constantemente disposto a ajudar os verdadeiros amigos.
Jamila, Jamile: Significa formosa e indica uma pessoa de raciocínio rápido, que, tem idéias claras e confia no próprio sucesso. Assim, consegue com certa facilidade o que outros custam a conquistar ou nem conquistam.
Janaina: Esse é um dos nomes de Iemanjá, a deusa do mar e protetora das mães e das esposas. Indica uma pessoa que, num primeiro momento, dá a impressão de ser arrogante. Mas por trás dessa aparência esnobe se esconde uma personalidade bondosa e protetora. Do tupi-africano "sinônimo de Iemanjá".
Jandaia: Tupi. Significado: nome de uma espécia de arara.
Jandira: Significa abelha de mel. Indica uma pessoa doce mas corajosa e firme, que transmite muita segurança quando toma uma decisão. É muito inteligente, mas não gosta de ser elogiada por isso. Prefere que reparem na cultura que adquire com seu esforço.
Jane: Hebraico, significa Deus é gracioso. Indica uma pessoa que sabe definir seus objetivos e obtém sucesso em atividades que exigem raciocínio rápido. Como tem grande poder de persuasão, não teme assumir posições de liderança.
Janete: Diminutivo de Jane. Indica uma pessoa que alcança o sucesso se desenvolver atividades nas quais possa atuar sozinha. No entanto, precisa evitar que sua forte tendência ao individualismo prejudique as relações pessoais, sobretudo as amorosas.
Jasmin: Persa, significa a flor de jasmin.
Jaqueline: Significa aquela que supera, indica uma pessoa que está sempre em atividade. Seus pontos fortes são a persistência e a força de vontade. Planeja sua vida com muito cuidado e segue a risca seus planos até sentir que ultrapassou todas suas barreiras.
Jeremias: Significa elevado por Deus e indica uma pessoa que, por apresentar virtudes como disciplina, grande senso prático e determinação, é muito procurada pelos colegas para opinar sobre assuntos de trabalho e mesmo sobre dilemas amorosos.
Jerônimo: Do grego "nome sagrado ou santo".
Jessé: Significa rico, poderoso, viril e indica uma pessoa que, apesar do comportamento contido, é dono de uma forte personalidade. Como detesta exibir suas muitas qualidades, ganha fama de misterioso ou dissimulado, embora todos concordem que ele mente muito pouco.
Jéssica: Hebraico, significa cheia de riquezas e indica uma criança vaidosa e sedutora, que às vezes brinca um pouco com o perigo. À medida que cresce, porém, acumula também riquezas interiores e consegue êxito em quase todas as suas empreitadas.
Jesus: Do hebraico "Deus é a salvação".
Jó: Significa hostilizado e indica uma pessoa paciente diante das adversidades. Refere-se ao patriarca bíblico que sofreu muito mas nunca se voltou contra Deus. Não é um nome que traga uma vibração de alegria.
Joana: Significa graça divina e indica uma pessoa que só amadurece depois de muito lutar pelo equilíbrio entre a razão e o coração. Chega a ser vista como alguém que não sabe o que quer, mas quando se decide entra de corpo e alma na conquista dos seus ideais.
João: Significa agraciado por Deus e indica uma pessoa com forte espírito de liderança. Impulsivo, às vezes é mal interpretado, mas seus atos sempre visam o benefício da maioria, pois possui nobreza de caráter.
Joaquim: Significa o que Deus elevou. Indica uma pessoa firme e segura e que age sempre de maneira leal. Apesar da aparente frieza, sempre se mostra atencioso, confiável e disposto a ajudar.
Joel: Significa Jeová é Deus e indica uma pessoa que esconde, por trás do seu jeito frágil, uma personalidade poderosa, capaz de lidar sem qualquer embaraço com todos os desafios do dia-a-dia.
Jonas: Significa pombo e indica uma pessoa capaz de atravessar as piores crises com paciência, tranqüilidade e resignação. Autoconfiante e otimista, não desiste de lutar por seus projetos nem mesmo quando as dificuldades parecem ser incontornáveis.
Jonatas: Significa dado por Deus e indica um homem dono de uma inteligência brilhante. Muito criativo, só precisa tomar cuidado para não desperdiçar energias em coisas sem importância. Os pais devem ensiná-lo a ser mais seletivo em tudo.
Jorge: Significa agricultor e indica um homem determinado e seguro de si. Pode ser um pouco arrogante e impetuoso, mas sempre respeita os limites das pessoas à sua volta.
José: Significa Deus acrescenta e indica uma pessoa sensível, confiante e generosa, que sofre com os problemas alheios. É muito conciliador e conserva o autocontrole mesmo nas piores situações. (hebraico) Yoseph, aquele que acrescenta.
Juarez: Derivado do sobrenome do revolucionário mexicano Benito Juarez. Predispõe a criança a se preocupar com os problemas sociais, mas também a se valer da agressividade para fazer prevalecer suas opiniões.
Juca: Forma diminutiva de José
Judite: Hebraico: louvada.
Julia: Latim, significa cheia de juventude e indica uma pessoa de memória prodigiosa, muito senso de organização e um dinamismo contagiante. Excelente amiga, dedica-se totalmente às pessoas que estima.
Juliano(a): Latim, derivado de Julio (a).
Julieta: Variação e diminutivo de Júlia. Indica uma pessoa suave, que prefere uma vida tranqüila a loucas aventuras. Adora literatura, cinema e teatro. No amor, entrega-se a sonhos românticos difíceis de ser concretizados.
Júlio: Significa brilhante e indica uma pessoa de mem6ria prodigiosa, muito senso de organização e um dinamismo contagiante. Apesar de geralmente se mostrar meio sovina, é generoso com suas namoradas. Do latim "cheio de juventude", do grego "de cabelos pretos, cabelos macios".
Júnia: Do latim "juvenil".
Jurema: Tupi. Significado: "espinheiro suculento".
Jussara: Tupi. Significado: que tem espinhos...
Juscelino: De significado desconhecido, talvez associado a regozijo ou justiça. Indica uma pessoa equilibrada e decidida, que dificilmente erra quando precisa tomar uma atitude drástica para resolver um problema. Por isso, nunca precisa voltar atrás das suas decisões.

Letra “K”:
Kaled: Veja Caled
Kalana: Significado: tocha flamejante. Origem havaiana.
Kalena: Significa "união", "força". De origem européia, é nome de grupo folclórico de etnia que imigrou para o Brasil (Santa Catarina e Paraná principalmente).
Kallema: Têm sua origem no grego arcáico, Kalle, que significa "bonito". O mesmo que Kalleo.
Kalleo: Têm sua origem no grego arcáico, Kalle, que significa "bonito" O mesmo que Kallema.
Kalina: Ucraniano. Significado: nome de uma planta.
Karen: Diminutivo de Catarina, que vem do grego, pura, casta. Ela é a mais desenvolta e alegre do seu grupo social. Está sempre à frente de todas as iniciativas comunitárias, paciente, uma excelente confidente. Se o amor não vem a ela, ela vai em busca.
Karim: Origem: árabe. Significado: generosa.
Karina: Do grego "gracioso, engraçado".
Karine: Variação de Karim (ver Karim).
Karl: Correspondente a Carlos. É altamente sensível e intuitivo. Tem algo de profético na sua maneira de ser, impondo respeito e cativando as pessoas; não demonstra agressividade. Consegue fazer o que a mulher amada exige dele. Seu forte é a comunicação e as relações públicas.
Kate: Inglês, hipocorístico de Catarina, que vem do grego, pura, casta. Pessoa que tem confiança em si, apesar de atravessar períodos negativos em todos os setores da vida. É perseverante e logo aprende a superar as fases ruins. Tem facilidade em novos relacionamentos amorosos. Disciplina e organização são suas ferramentas.
Kátia: Forma reduzida de Catarina.
Kedar: Veja Cedar
Kelly: Do irlandês "donzela guerreira".
Kelvin: Do inglês "amigo", do gaélico "rio estreito".
Kleber: Veja Cleber.

Letra “L”:
Laila: Árabe, significa formosa, bela, bonita. É extremamente amorosa e preocupada com o mundo ao seu redor. Sente necessidade de ajudar as outras pessoas e de ter uma vida familiar segura, e sem atritos. É a pessoa mais apaixonada. Quando ama é pra valer. Sua generosidade pode causar perdas irreparáveis.
Lais: Grego, quer dizer a popular, a democrática. Representa a superioridade de espírito sobre a atraente efemeridade das paixões inúteis. É próprio de pessoas que tem certa predisposição para a rebeldia perante as injustiças. Do grego "a democrática", do hebraico "a leoa".
Lana: Italiano , diminutivo de Helena, que vem do grego, helene, tocha. Faz alusão à fantasia e a timidez. É próprio de pessoas que tem um mundo anímico rico de imagens e de projetos. Por vezes, todavia, experimentam sensação de pudor quando são instados a manifestar suas opiniões.
Larissa: Grego: cheia de alegria.
Laura: Latim, significa coroa de folhas de louro. Diminutivo: Laurita. Variante: Lauriana. Nome de pessoas que se deixam dominar por sentimentos contraditórios. Preocupa-as a opinião dos outros, e são muito seletivas ao escolher companheiros, seja no jogo, no trabalho ou para toda a vida. Às vezes uma radical solidão os detêm.
Laurinda: Grego. Significado: coroada de louros.
Lauro: Do latim "vitória, louvor".
Lavínia: Latim, significa a "purificada".
Léa: Anglo-saxão, significa campo verdejante. Queixa-se sempre de que não tem dinheiro, mas ele nunca falta porque costuma ser pessoa muita precavida, trabalha-se melhor em algo de que gosta.
Leandro: Do grego "homem-leão".
Leda: Latim, quer dizer alegre. Atenciosa, observa e analisa tudo o que acontece à sua volta. Por gostar de se sentir útil, está sempre disposta a oferecer ajuda. É romântica e espera encontrar no casamento a realização dos seus sonhos. Do latim "alegre, contente, jovial, risonha".
Leila: Árabe, significa negra como a noite. independente e determinada, trabalha ardentemente para conseguir o que deseja. Por isso, sabe dar valor ao que possui e não tolera desperdícios. Tende a ser feliz na maturidade, depois de muitas paixões.
Leilane: Havaiano, significa flor do céu. É desconfiada e observa detalhadamente as pessoas antes de se aproximar. Por ser muito seletiva, acaba fazendo poucas amizades. Costuma despertar grandes paixões, que normalmente são um pouco tumultuadas.
Lenita: Latim, significa suavidade, mansidão. Encara a vida com seriedade e procura ser correta em tudo o que faz. Mas nem por isso deixa de aproveitar os bons momentos e curtir aventuras. Não lhe faltam boas oportunidades no amor, pois é muito cortejada.
Leonardo: Do alemão "homens fortes, forte como o leão".
Leonel: Do francês "leão novo, filhote de leão".
Leonor: Árabe, significa que a sua luz é o Senhor. Nome que indica predisposição para recorrer a um ser trancendente e superior quando se tem problemas muito graves que transbordam a capacidade humana. Destacada tendência ao misticismo.
Leopoldo: Do alemão "povo audacioso".
Letícia: Latim, significa alegria, contentamento. Mostra força de vontade pouco comum, embora, por vezes, não consiga ver bem à sua volta. É própria de mulheres que se preocupam por satisfazer os desejos de quem não tem ajuda.
Lia: Hebraico, significa exausta, cansada.
Liana: Francês. Significado: vinha.
Lídia: Grego, significa mulher de Lídia, uma região da Ásia Menor. Sua bondade e seu comportamento recatado nem sempre são bem interpretados pelos outros. Muitos chegam a confundir timidez com orgulho. Consegue sempre que o seu companheiro ceda e lhe dê razão. Do grego "irmã".
Lília: Do latim: "lírio".
Lilian: Inglês, significa pura, inocente.
Liliana: Do inglês Lilian, que significa pura, inocente. Variantes: Liliane, Liliam, Liliosa. É dotada de um temperamento impulsivo, que não cede diante de nenhum tipo de pressão. Luta para alcançar suas metas. Sempre investe com sabedoria e precaução.
Linda: Espanhol, linda, bonita. Ótima conselheira, usa sempre de muita honestidade e clareza quando os amigos a procuram em busca de ajuda para contornar as dificuldades. O amor deve contribuir para tornar a vida agradável.
Line: Do latim Alina, agulha. Do celta Aline, graciosa. Variantes: Adeline, Alene, Aleen. Revela um temperamento sensível e reservado. É próprio de pessoas que preferem agüentar uma injustiça por exemplo, do que manifestar o seu incoformismo através de explosões ruidosas.
Lívia: Forma feminina de Lívio.
Lívio: Do latim Lividus, pálido, lívido.
Lizete: Hebraico, significa consagrada a Deus.
Lorena: Latim, do reino de Lotério, indica tranqüilidade e integridade de ânimo, em especial nos momentos de tomar decisões definitivas. É próprio de mulheres que tratam seus assuntos com seriedade e evitam comportar-se com negligência.
Loreta: Latim, bosque de loureiros. Diminutivo de Laura. Masculino: Loreto. Temperamental, ora é simpática e agradável, ora intolerante e sisuda. Por isso, enfrenta dificuldades nos relacionamentos, pois nem todos entendem suas mudanças bruscas de humor. Conquista facilmente o parceiro.
Lourdes: Francês, nome de origem religiosa. Ver Lurdes.
Luana: Africano, de Luanda. Variante: Luanda. Nome de pessoa bastante intuitiva e perceptiva das situações de perigo, como se contasse com um radar. Ela é fiel e exige fidelidade em troca. Significa filha da luz.
Lucas: Do latim "luminoso".
Lucélia: Feminino de Lucélio, forma derivada de Lúcio, letim, luz. Representa o zelo e a paixão pelo estudo e pela sabedoria. É próprio de pessoas que têm em alta estima os sentimentos éticos e que se conduzem com honra e honestidade.
Lúcia: Feminino de Lúcio, latim, luz. Nome que significa preocupação pelos outros e por tudo que a rodeia. Pessoas que valorizam a amizade e a solidariedade. Costumam estar sempre dispostas a prestar toda a espécie de ajuda a quem solicita.
Luciano(a): Forma derivada de Lúcio.
Luciene: Feminino de Luciano, latim, forma derivada de Lúcio, luz. Variante: Luciana. Encara a vida com seriedade e procura ser correta em tudo o que faz. Mas nem por isso deixa de aproveitar os bons momentos e curtir as aventuras. Não lhe faltam boas oportunidades no amor, pois é muito cortejada.
Lucila: Latim, significa luminosa.
Lucíola: Diminutivo de Lúcia, ver esse nome. Revela paixão pelas pequenas coisas que a vida oferece, porém sem as quais não seria possível ser feliz. É próprio de mulheres que valorizam as amizades antigas e a fidelidade.
Lucrécia: Dama romana famosa por sua virtude. Feminino de Lucrécio, latim. É uma pessoa que não precisa fazer muito esforço para ser agradável e conquistar a simpatia dos outros. Também não faz sacrifícios para realizar seus planos. É minuciosa nas suas tarefas.
Luis(a): Do alemão "guerreiro famoso, glorioso".
Luiziane: Variação de Luzia, que por sua vez, vem de Lúcia, latim, luz. Numa primeira abordagem, indica preocupação pelo saber total, profundo e verdadeiro. É próprio de pessoas com grande clareza de idéias e de projetos, a quem é difícil enganar com argumentos falaciosos.
Lurdes: Variação de Lourdes, francês, nome de origem religiosa, quase sempre composto com Maria (Maria de Lourdes). Pessoa extremamente ponderada e tímida. É a mais fiel das amigas; sabe como ninguém ouvir e guardar todos os segredos que lhe contam. No amor, procura sempre novas experiências. Do basco "altura escarpada".

Letra “M”:
Mabel: Do latim "amável".
Madalena: Hebraico, significa magnífica. Pessoa discreta e observadora que prefere ouvir a falar. Está sempre analisando seus sentimentos e revela preocupação com a vida espiritual.
Mafalda: Variante de Matilde, guerreira que combate com energia. Dócil e sincera, sente-se feliz quando conquista a simpatia dos outros. Por isso, faz tudo para agradar aos amigos e não se importa de ouvir suas lamentações. Muito conservadora, coloca a família acima de tudo.
Magali: De origem provençal, correspondente a Margarida. Significa pérola. Revela paixão pelas coisas que lhe são gratas e queridas. É próprio de pessoas com vontade de ferro, que não se retraem quando lhes surgem problemas ou conflitos graves.
Magda: Variação e diminutivo de Madalena, ver esse nome. Faz alusão à força e a convicção . Próprio de mulheres que se preocupam com os valores éticos e morais, de maneira especial, mostram solidariedade para com os que necessitam.
Magnólia: Francês, significado: flor ou árvora da Magnólia.
Maiara: Tupi, significa senhora. Racional, sabe exatamente o que fazer para atingir seus objetivos. devido à sua determinação e perspicácia, consegue obter êxito com seus projetos. É capaz de ligar-se a uma pessoa por toda a sua vida.
Maíra: Árabe: inteligente.
Maísa: Grego. Significado: pérola.
Malu: Variação do nome Maria Luiza (Maria Luísa) - "Senhora da Luz".
Maluf: Árabe: obeso.
Malvina: Irlandês, chefe cortês. Ou do teutônio, a que gosta de disputar. Idealista e determinada, nada a faz desistir quando se propõe a conseguir algo. O espírito empreendedor com que conduz seus negócios lhe garante um futuro bem-sucedido. Entrega-se intensamente à paixão.
Manuel(a): Do hebraico "Deus está conosco".
Mara: Hebraico, amarga. Hipocorístico de Maria, Marisa, etc. Tem grande respeito pela justiça e se orienta sempre pelo que é certo e honesto, sem entretanto ser autoritária. Controlada nos gastos, terá sucesso em negócio próprio. Do hebraico "amargosa".
Marcela: Feminino de Marcelo. Ela está sempre fazendo várias coisas ao mesmo tempo sem se perder. Versatilidade é o que não lhe falta e gosta de uma vida social bastante intensa. Do latim "proveniente de Marte".
Márcia: Feminino de Márcio. Acha que o verdadeiro amor compõe-se de uma sucessão de instantes maravilhosos. Realiza com minúcias suas tarefas. O dinheiro é suficiente para o imprescindível . Do latim "que pertence a Marte; marcial, guerreira".
Marcos: Do latim "o grande orador".
Margarete: Variação de Margarida.
Margarida: Latim, significa pérola. Em geral, a pessoa que tem este nome é especial, é fora do comum e apresenta com freqüência qualidades pouco correntes: compreensão, doçura e preocupação com os demais. São fiéis no amor e não reprovam infidelidades alheias.
Mari: Tupi, árvore cheia de espinhos. Pode ser deturpação de Maria ou Mari, do japonês Mariko. Sua delicadeza faz com que as pessoas ouçam com atenção suas opiniões. Por isso mesmo, aproveita as chances para também apresentar suas críticas. Costuma manter relacionamentos abertos e felizes.
Maria: Hebraico, significa senhora soberana. Nome que indica serenidade, força vital e vontade de viver. Por vezes são forçadas a pedir auxílio para resolução dos muitos problemas que tem de enfrentar na vida e para agüentar a dor. Consideram o dinheiro necessário, mas não essencial. Do hebraico "amargura, mágoa, soberana".
Maria Alice: Grego / Hebraico, senhora que não conhece a mentira. Em geral, está relacionado com o anseio por galgar degraus na sociedade. Por conseguinte, nunca estão conformadas com seu estado atual, buscando sempre melhorias mediante o contato pessoal.
Maria Estela: Latim / Hebraico, senhora estrela. Esteja onde estiver, impressiona pela elegância natural. Sabe ser sensata no relacionamento com os mais diversos tipos de pessoas. Desperta muitas paixões e, mesmo assim, costuma ser leal.
Maria Helena: Grego / Hebraico, senhora da luz, indica preparação e exigência para consigo mesmo. Em geral, são pessoas muito atarefadas e ativas; sempre estão preparando e realizando novos projetos; tudo lhes corre bem, em especial trabalhos e tarefas manuais.
Maria Luiza / Maria Luísa: Maria vem do hebraico e significa soberana. Já Luiza (ou Luísa) é o feminino de Luiz (ou Luís) e significa guerreiro famoso. Maria Luiza (Luísa) significa "Senhora da Luz", pessoa acima de todas as coisas, poderosa, a frente de seu tempo.
Mariana: Aglutinação de Maria e Ana. Ver esses nomes. Indica inteireza de ânimo e espírito aberto. É próprio de pessoas que amam sua profissão e seus afazeres. Preocupam -se como os demais na medida em que deles necessitam e, em geral, são pessoas receptivas.
Marilene: Aglutinação de Maria e Helene, o mesmo que Maria Helena. Representa a idéia de levar a cabo uma série de iniciativas especialmente relacionadas com a liberdade e com a emancipação. É próprio de mulheres que têm por lema o bastarem-se a si próprias.
Marília: Variante de Maria, ver esse nome. Forma poética de Tomás Gonzaga. Pessoa amável, responsável e muito determinada, que luta sem medo contra todas as dificuldades até concretizar seus planos. Só então sente-se plenamente realizada. Nem sempre consegue acertar na escolha do companheiro.
Marina: Latim, oriunda do mar. Nome de mulheres muito dadas ao sonho e a fantasia. Costumam refugiar-se no seu mundo de fantasia quando se encontram frente a determinados problemas - especialmente familiares - que não conseguem solucionar.
Mário: Do alemão "homem por excelência".
Marisa: Aglutinação de Maria e Luísa.
Maristela: Do latim "estrela do mar".
Marlene - Derivado de Madalena.
Marli: Francês. Significado: nome de uma povoação francesa.
Marta: Aramaico, significa dona de casa. Diminutivo: Martinha. Indica certa inclinação à calma nos momentos mais difíceis da vida. É próprio de pessoas que se preocupam em estabelecer boas relações com seus vizinhos e conhecidos. Do aramaico "senhora".
Mateus: Do hebraico "dádiva de Deus".
Matilde: Teutônico, guerreira que combate com energia. Nome que indica certa preocupação pelo futuro. É próprio de pessoas que aproveitam uma determinada circunstância para medrar. Embora façam tudo não porque gostem do poder, mas antes para assegurar o seu futuro. Realizam seu trabalho com gosto e aproveitamento.
Maura: Feminino de Mauro. Além de intuitiva, é prática, paciente e organizada. Ótima conselheira, não mede esforços para apoiar, com ensinamentos, quem recorre a ela. Retribui carinho quando o recebe.
Maurício(a): Derivado de Mauro.
Mauro: Do latim "Mouro da Mauritânia".
Mayara: Variante de Maiara, tupi, que quer dizer senhora. Revela certa capacidade para tomar a vida com descontração. É próprio das pessoas que desdramatizam as situações mais conflituosas e delicadas. Por vezes, podem ter implícita dose de volubilidade.
Melaine: Variação de Melâine, grego, significa de pele escura. Variantes: Melania, Melanie. Adapta-se facilmente a novas situações e enfrenta com garra os desafios. Por isso, obtêm, ao longo da vida, principalmente no setor profissional. Sua determinação chega a afastar o ser amado.
Melinda: Grego, significa "a gentil".
Melissa: Grego, significa mel. Mostra certa satisfação pelos resultados obtidos com o esforço e com a persistência. É próprio de mulheres que sabem combinar com aproveitamento ao longo da vida a reflexão e a ação.
Mercedes: Espanhol. Significado: Graças.
Micaela: Forma feminina de Miguel. Indica predisposição ao sacrifício e preocupação pelos demais. Num sentido genérico, é próprio de pessoas muito sensíveis às desigualdades sociais e, por isso, são por vezes desprendidas e solitárias.
Michelle: Francês: sabia, soberana.
Miguel: Hebraico: "aquele parecido com Deus".
Mila: Abreviação de Emília.
Milena: Sérvio, significa amorosa, amável. Representa sensibilidade e retidão de conduta, mormente no trato com as pessoas. Se as circunstâncias o exigem, não hesitam em prestar seu apoio a projetos de natureza política.
Miranda: Do latim "mulher admirável".
Mirela: Do latim "sábia".
Miriam: Hebraico, significa senhora. Mostram inclinações altruístas e, sobretudo, preocupam-se com o bem alheio. Próprio de pessoas que contribuem com seu estímulo e seu trabalho para o desenvolvimento de projetos inéditos e possíveis. Variação: Míriam.
Mirza: Persa, significa pessoa nobre. Aceita e enfrenta com naturalidade os obstáculos que encontra pela frente, mesmo os que parecem intransponíveis. Seu segredo está na perseverança e no otimismo. Só aceita como para uma pessoa de personalidade forte.
Moisés: Do hebraico: "o que foi salvo pelas águas".
Mônica: Grego: Só, sozinha, solitária.
Morgana: Bretão. Significado: mar belo.
Mota: Teutônico: monte de terra.
Murilo: Espanhol: pequeno muro.

Letra “N”:
Nádia: Russo, significa esperança. A fidelidade é a chave do afeto. Desenvolve uma grande capacidade de trabalho. Embora o dinheiro deva ser utilizado apenas como um meio para atingir alguns fins, nem sempre sucede assim.
Nadir: Do árabe "vigilante".
Naiara: Grego , "aquela que comanda".
Nair: Árabe, uma redução de Nairalzaurak, a estrela brilhante do navio. É uma pessoa discreta e também muito original. Sabe dar um toque de requinte em tudo que faz e sente-se feliz quando é elogiada pelo bom gosto em se vestir. Só alguém discreto e dedicado conseguirá seu amor. Do árabe "a luminosa".
Nancy: Francês, significa cheia de graça. Pode ser também Nanci. O amor que não produz felicidade deve ser abandonado, este é o seu ponto de vista. É profissional dedicada e eficaz. Sempre que podem, põem em prática o poder que o dinheiro proporciona.
Naomi: Do hebraico "agradável".
Napoleão: Significa o que veio de Nápoles e indica uma pessoa que está sempre aberta a novas experiências, mas que não admite ter sua liberdade pessoal ameaçada nem mesmo pelos mais nobres objetivos.
Nara: Anglo-saxão, a mais próxima. Não tem muito empenho em agradar as pessoas chegadas. Realiza seu trabalho com precisão. Prefere poupar dinheiro do que necessitar dele.
Natacha: Diminutivo russo de Natália. Está sempre mencionando o dinheiro e valoriza-o ao extremo. Manifesta sua preferência pelo amor interesseiro, em lugar do amor romântico. É boa trabalhadora, embora inconstante.
Natal: Significa dia do nascimento e indica uma pessoa de aparência meiga e tranqüila mas que cedo ou tarde revela uma personalidade marcada pela força de vontade e pela determinação.
Natália: Latim, Natalis, dia natalício. Só consegue amadurecer depois de muito lutar para chegar a um equilíbrio entre a razão e o coração. Por isso muitas vezes é vista como uma pessoa inconstante. É fiel e exige que seja tratada com deferência.
Natan, Natanael: Significa dom de Deus e indica uma pessoa que enfrenta o dia-a-dia com muito otimismo. Nunca desanima diante dos problemas, pois acredita que sempre encontrará força para vencê-los.
Nazário: Hebraico: Aquele que se consagra a Deus.
Nazira: Árabe, significa senhora de belo aspecto.
Nei: Latim: novo.
Neide: Do grego "nadar".
Neil: Significa campeão e indica uma pessoa que busca equilíbrio e justiça em tudo o que faz. De virtudes elevadas, age sempre com austeridade, imparcialidade e integridade. Sabe que todas as ações causam reações e, portanto, mede bem as conseqüências antes de agir.
Neila: Representa forma de inquietação mental. é próprio de mulheres com espírito batalhador e pro vezes sedutoras. Regem-se pelo lema de que é preferível agradar a hostilizar as pessoas.
Neilson: Significa filho de Neil e indica uma pessoa, à primeira vista, distante e arredia. Mas seus amigos e suas amigas logo descobrem, por trás dessa máscara, uma personalidade dinâmica e calorosa.
Neiva: Nome de origem geográfica. Graciosa, delicada e muito simpática, fala as verdades de maneira suave, porém inteligente. Às vezes chega a ser irônica, mas jamais perde a classe. Tem muitos pretendentes e tende a ser infiel.
Nelson: Tirado do sobrenome do almirante inglês Horatio Nelson, esse nome indica uma pessoa metódica, que cultiva hábitos simples e luta com persistência para alcançar seus objetivos. Além disso, é um excelente amigo em todas as horas. As outras pessoas sabem que podem contar com ele. Do inglês "filho de campeão".
Nestor: Significa o que volta e indica uma pessoa que conquista as outras com uma conversa agradável, enriquecida por sua memória prodigiosa. Sua criatividade e sua inteligência também o tomam muito admirado e lhe abrem as portas do sucesso.
Neusa: Do grego "a nadadora".
Nice: Grego: "vitória".
Nicolau: Significa o que vence junto com o povo. Indica uma pessoa dotada de grande simpatia e capacidade de comunicação, que consegue se fazer entender até mesmo com um olhar ou uma mudança no tom da voz.
Nicole: Grego, significa povo vitorioso.
Nilton: Do inglês "de um novo local".
Nivaldo: Latim: chefe irado.
Nívea: Latim, significa branca como a neve. Reconhece que a excessiva preocupação pelo dinheiro é contra producente. É fiel e exige que seja tratada com deferência. Com freqüência, mostra seu desinteresse pelo trabalho.
Noélia: Feminino de Noel, que vem do francês e quer dizer natal. Sempre cumpre com seus compromissos laborais. Valoriza o dinheiro porque confere autonomia e poder de decisão. Sua timidez impede que manifeste seus sentimentos.
Noemi: Hebraico, significa suavidade. Revela incerteza e, ao mesmo tempo, curiosidade por tudo que acontece ao seu redor. Num sentido universal, é próprio de pessoas que desejariam ver resolvidos todos os problemas num instante.
Noemia: Hebraico, significa flor de beleza. Nome sob o qual reflete um sentimento relacionado com a compreensão e a preocupação pelos mais necessitados. O lema dessas mulheres é a solidariedade para com quem sofre os danos infligidos pelos seus semelhantes. A ternura deve presidir a toda a relação amorosa entre pessoas.
Norberto: Teutônico: "herói brilhante".
Norma: Latim, quer dizer norma, regra, costume. Costuma proporcionar segurança e alegria às pessoas que a rodeiam. É amante da verdade e dos prazeres espirituais e físicos. Tem muita determinação. A atividade é a sua "paixão oculta".
Núbia: Egípcio. Significado: terra do ouro.
Nuno: Do latim "pai, avô, peixe".

Letra “O”:
Odair: O mesmo que Adail
Odara: Hindu: paz, tranquilidade.
Odélia: Feminino de Odélio, que significa pequeno saudável, vem do anglo-francês. Confere à portadora uma sorte incrível, o segredo de uma felicidade durável junto com os seus.
Odessa: Grego: "a longa jornada".
Odete: O mesmo que Oto. Francês, significa prosperidade, riqueza.
Odorico: Teutônico: senhor próspero.
Odisseu: Nome do herói mitológico mais conhecido como Ulisses. Significa o irritado e indica uma pessoa que, por confiar muito em si mesma, não tolera ser contrariada. Detesta a rotina, mas, se necessário, sabe se mostrar prático, organizado e metódico.
Ofélia: Grego, significa ofídio, serpente, cobra. Revela diferença e autonomia. É próprio de mulheres que vivem a vida de uma maneira independente e autônoma, sem ligar a modos, convenções ou caprichos sociais. Sabem o que querem a cada momento. Do grego "serpente".
Olavo: Persa: sobrevivente.
Olga: Antigo nórdico, Halag, significa santa ou sagrada; ou do russo Oleg, também com o mesmo significado. Nome próprio de mulher de caráter forte e marcante personalidade. Em geral domina as situações e não o inverso. Suas responsabilidades no trabalho não tem limites, salvo que a impeçam por motivos extraordinários. Do nórdico arcaico "santa, sacra".
Olímpia: Feminino de Olímpio, monte onde moravam os deuses. Indica certa tendência para as belas artes, especialmente música. É próprio de pessoas que valorizam tanto as qualidades estéticas, quanto os valores éticos quando se propõem a iniciar uma nova amizade.
Olinda: Do latim "cheirosa, odorosa".
Olívia: Latim, derivado de Oliveira, árvore consagrada aos deuses Apolo, Júpiter e Minerva. Masculino: Olívio. Nome próprio de mulher que se caracteriza por contrariar e opor-se às decisões dos seus familiares e amigos. Manifesta o seu desacordo sempre que o considera necessário e sem reservas. Do latim "a oliveira, a azeitona".
Omar: Significa aquele que vive muitos anos e indica uma pessoa saudável física e emocionalmente mas que precisa se desapegar um pouco das suas idéias e ouvir mais os outros. Os pais devem lhe ensinar, desde cedo, que trocar opiniões sempre traz benefícios.
Ondina: Teutônico, divindade das águas.
Oneida: Irlandês, significa descendente de campeão.
Oscar: Significa lança dos deuses e indica uma pessoa tímida, que sofre muito na hora de expor suas idéias e seus sentimentos. Os pais devem cuidar bem da sua socialização, para que ele não acabe perdendo ótimas oportunidades na vida por não saber se comunicar.
Oséias: Do hebraico: salvador.
Osman: Significa protegido por Deus e indica uma pessoa calma porém dinâmica. Gosta de freqüentar lugares sofisticados, de se vestir com requinte e de causar boa impressão.
Osmar: Significa glória dos deuses e indica uma pessoa muito falante, extrovertida e inteligente. Possui muitos amigos e sente um prazer enorme em se reunir com eles para trocar idéias e informações. Do anglo saxão "ilustrado pelos deuses".
Osório: Latim: matador de lobos.
Osvaldo: Significa o que tem o poder dos deuses e indica uma pessoa que não se abala com nada. Por isso, pode ser considerado frio e calculista. Mas no fundo ele está sempre disposto a dividir tudo o que conquista.
Otacília: Teutônico: espiã.
Otávio: Significa o oitavo (filho) e indica um pacifista nato. Ele faz o possível e o impossível para manter um clima amoroso e tranqüilo entre as pessoas. Além disso, tem sempre um bom conselho para dar.
Otília: Teutônico: "rica".
Oto: Significa riqueza, propriedade. Poucos nomes carregam tanta energia positiva como esse. Predestinado ao sucesso, quem assim se chama só precisa de determinação para alcançar a vitória.

Letra “P”:
Padilha: Do espanhol prato, panela.
Palmira: Latim: fruto doce.
Paloma: Espanhol, significa pomba. Faz tudo com muita firmeza e determinação. E, por ser assim, dificilmente deixa de concretizar seus desejos e atingir seus objetivos. Realiza com aproveitamento suas tarefas. Do espanhol "terra das palmeiras".
Pamela: Greco-latino, significa doce como mel. É uma pessoa extremamente tímida, o que a torna incapaz de reclamar ou expor seu ponto de vista, mesmo quando vê algo errado. Poupa sempre e evita investimentos arriscados. Do grego "doçura".
Pepa: De origem italiana, quer dizer “Pequena pedra preciosa”. O mesmo que “Pepita”.
Pepita: De origem italiana, quer dizer “Pequena pedra preciosa”. O mesmo que “Pepa”.
Pascoal: Nome associado à Páscoa, indica uma pessoa criteriosa e muito exigente, que se irrita demais quando não obtém imediatamente o que deseja. Os pais devem ensiná-lo a ter calma, a entender que tudo acontece na hora certa, nem antes nem depois.
Patrícia: Latim, significa da pátria. Forma italiana: Patrizia. Está sempre em busca da perfeição total. Por ser exigente demais com as pessoas e ter um senso crítico muito apurado, tem solidão como grande companheira. É previdente e nunca fica sem dinheiro.
Patrício: Significa pátria, fidalgo. Forma italiana: Patrizio. Indica uma pessoa que cobra muito de si mesmo e se revela eficiente em tudo o que faz. Às vezes parece meio esnobe, mas essa tendência desaparece ainda na juventude.
Paula: Feminino de Paulo. Nome de pessoas que valorizam a amizade e a fidelidade a uma idéia representativa de princípios éticos e morais. Seu lema é permanecer sempre ao lado de quem precisa de ajuda. A sua maior recompensa é o trabalho bem executado.
Paulo: Significa pequeno e indica uma pessoa com muita disposição e um otimismo contagiante. Encara cada dia como um novo degrau para obter o desenvolvimento material e social. Dono de uma ambição inata, planeja cuidadosamente os passos da sua caminhada para o sucesso. Do latim "pouco, pequeno".
Pedro: Significa pedra e indica uma pessoa simples mas que busca a realização intelectual e espiritual. Ele se destaca pela vida disciplinada e pela determinação com que luta pelos seus objetivos. Mas seu idealismo está voltado para a humanidade como um todo no cotidiano. Tende a monopolizar as atenções e a não atribuir muita importância à fidelidade no amor e na amizade.
Percival: Grego: que tem graciosidade.
Perpétuo: Significa o que dura para sempre e predispõe a pessoa a viver muitos anos com saúde e lucidez. Quem tem esse nome nunca revela pressa para nada, pois sabe que tudo acontece no momento certo.
Pilar - (espanhol) Pilar, fonte.
Plácido: Significa sereno, tranqüilo e indica uma pessoa exigente consigo mesma e com os outros. Busca a perfeição em tudo o que faz e sua firmeza e seu espírito de liderança despertam admiração e respeito.
Pedro: Do latim "pedra".
Péricles: Do grego: Muito glorioso, ilustre.
Plácido: Latim: calmo, tranquilo.
Poliana: Latim: doce, terna.
Priscila (o): Esse nome vem do latim e significa "velha, antiga", no sentido de "a primeira de todas", a que veio primeiro. A mais antiga ou dos tempos primitivos.
Prudência: Italiano "cautela".

Letra “Q”:
Quércia: Italiano, significa carvalho. Pessoa astuta que usa a sua inteligência para galgar a escadaria do sucesso. Deve seguir o caminho do bem para triunfar.
Quincas: Hipocorístico de Joaquim. O amor o leva a certa transcendência, o que o torna único. Deve levar-se a cabo o trabalho com total aproveitamento. A função do dinheiro deve assemelhar-se ao meio para obter determinados fins.
Quirino: Latim, aquele que luta com a lança. É fiel a um amor único. A meticulosidade no trabalho é o seu lema. Por experiência, sabe que o dinheiro abre muitas portas, senão todas. Do latim "lanceiro guerreiro".
Quitéria: Santa da Igreja Católica. Embora não seja tímida, por vezes manifesta-se como tal. Realiza com aproveitamento seu trabalho. O dinheiro é muito importante para levar uma vida digna e sã.
Quixote: Do espanhol "peça de arnês destinada a cobrir a coxa".

Letra “R”:
Rachid: Árabe, significa justo, honesto.
Rafael (a): Do hebraico "curado por Deus".
Raimundo (a): Do gótico "protetor, poderoso".
Ramon: Variação de Raimundo.
Raquel: Hebraico, calma como uma ovelha. Nome de pessoas que freqüentemente podem chegar a sentir-se vítimas de uma situação familiar ou social. Seus esforços para esclarecer eventuais mal-entendidos faz com que sempre consigam restabelecer a confiança depositada sobre eles.
Raul: Do inglês "combatente".
Rebeca: Hebraico, aquela que une. Indica predisposição para a criatividade e entusiasma-se pela contemplação das obras de arte. Sua sensibilidade por assuntos sociais também é muito desenvolvida e, com freqüência, mostra-se solícita.
Régia: Mitológico, Deusa da Fortuna.
Regina: Latim, significa rainha. Indica voluntarismo e firmeza de decisão. É próprio de mulheres que, da mesma forma que os antigos sofistas gregos, usam todos os recursos verbais para convencer seus interlocutores. Do latim "rainha".
Reginaldo: Anglo-saxão: Que governa por meio de conselhos.
Régis: Teutônico: Que aconselha o rei.
Reinaldo: Do alemão "variante de Reginaldo".
Renan: Do francês - Foca.
Renata: Do latim nascida novamente, renascida.
Renato: Do latim Renatus "renascido".
Ribeiro: Do latim "rio pequeno".
Ricardo: Do teutônico "senhor poderoso".
Rina: Abreviação italiana de Catarina. Indica inquietação e dinamismo, especialmente no momento de escolher entre diversas opções. É próprio de pessoas competentes e capacitadas; em geral, permanecem sempre atentas às novidades e inovações que se produzem ao seu redor.
Rita: Diminutivo de Margaret, ou do italiano Margherita (Margarida). Faz alusão a determinadas atitudes relacionadas com a tenacidade e com a força de vontade. É próprio de pessoas que se sacrificam ao extremo quando estão convictas de que há uma razão para isto. Do italiano "forma popular de Margarida".
Roberta: Feminino de Roberto, ver esse nome. Indica satisfação e alegria. É próprio de mulheres que, em geral, vêm em qualquer circunstância, por muito adverso e desagradável que posso parecer, o lado benéfico e positivo.
Roberto: Do teutônico "brilhante na glória".
Rodrigo: Do alemão "famoso pela glória".
Rogéria: Do teutônico "lança famosa".
Rogério: Do germânico "famoso com lança".
Romana: Latim, natural de Roma. Masculino: Romano. Por desconfiança inata, evita manifestar seus afetos. Quase tudo em sua vida gravita em orno do trabalho. Valoriza o dinheiro de forma objetiva, embora lhe custe reconhecer a sua necessidade.
Romilda: Teutônico, significa donzela da batalha gloriosa. Masculino: Romildo. Contém uma personalidade forte, apta a vencer pelos seus próprios meios e capacidade profissional. Não deixa escapar a felicidade.
Ronaldo: Do germânico "que governa com mistério".
Rosa: Grego, significa a flor, a rosa. Nome de pessoa que, em cada circunstância da sua vida, sabem valorizar o que lhes convém. Quase sempre acertam ao escolher as suas amizades e a profissão. No entanto, fogem da monotonia: gostam de arranjar novos amigos ou mudar de trabalho. Do latim "designa a flor".
Rosana: Do inglês "rosa graciosa".
Rosane: Variação francesa de Rosana.
Rosângela: Composição de Rosa mais Ângela. Grego, significa rosa angelical. Reflete longamente, antes de eleger seu par. Custa-lhe comprometer-se laboral e profissionalmente. O dinheiro abre todas as portas e satisfaz todos os caprichos.
Rosária: Forma feminina de Rosário. Nome de origem religiosa. Bondosa, busca manter um clima de harmonia a seu redor. Demora a tomar decisões, mas quando o faz não costuma errar. Não é ambiciosa, mas preocupa-se em poupar o que pode.
Rosaura: Latim, significa rosa de ouro.
Rose: Variante de Rosa, ver este nome. Nome de mulher ambiciosa que gosta do dinheiro, porque, na sua opinião, confere poder e liberdade. No amor estão sempre procurando um par ideal. São responsáveis no trabalho.
Roseli: Forma francesa de Rosa. As pessoas com este nome valorizam suficientemente o dinheiro, pois consideram-no indispensável. Entregam-se sem reserva à pessoa amada; cumprem todas as suas promessas e exigem, em troca, fidelidade total.
Rosemeire: Composto de Rose e Maria, significa senhora rosa. É muito exigente no afeto; às vezes pede o impossível. Desenvolve grande capacidade produtiva no trabalho. Sem dinheiro não se pode realizar projetos ambiciosos.
Rosinha: Diminutivo de Rosa, ver esse nome. Outros diminutivos: Roseta, Rosete, Rosina, Rosita. Gosta dos prazeres da vida e desfruta intensamente cada momento. Costuma propocionar muita alegria às pessoas que a rodeiam.
Rosivalda: Teutônico, significa cavalo poderoso. Vem de Rosvaldo, Rosvalda. Revela a tendência a procurar em casa alheia o remédio para os males provenientes de seu conflitivo mundo interior. É próprio de pessoas que, por vezes lançam sobre os demais as culpas pelas suas próprias debilidades e fracassos.
Roxana: Persa. Significa "o despertar do dia".
Roxane: Hindu. Significado: Lua, luz, claridade.
Rubens: Do gaulês "brilhante".
Rúbia: Espanhol, significa de cor dourada. Reflete a necessidade e busca de solidão. Próprio de mulheres que valorizam mais o próprio pensamento e o mundo privado, do que a pompa e o falatório do mundo de aparência social.
Rufino: Do latim "ruivo".
Rui: Do alemão "forma apocopada de Rodrigo".
Rute / Ruth: Hebraico, significa no auge da beleza. Prática, prefere encarar todos os problemas assim que eles aparecem. Não tem muita paciência com quem costuma dramatizar a vida. Gosta de investimento seguro, com lucro rápido.
Ryan: Irlandês, "pequeno rei".

Letra “S”:
Sabino: Significa vindo do povo sabino ou protegido pelo deus Sabus. Indica uma pessoa indepertinente, que procura agir apenas de acordo com suas próprias idéias. Quando defende um ponto de vista discutível, chega a ser teimoso. Mas, quando erra, assume sozinhb a culpa do seu erro.
Sabrina: Do latim "antigo povo itálico".
Safira: Grego. Pedra preciosa.
Salete: Francês. Referente à Nossa Senhora de Salete.
Salim: Significa paz e indica um homem ao qual não falta energia para transformar boas idéias em trabalho lucrativo. Se os pais lhe ensinarem a vencer a tendência à arrogância, será um excelente administrador.
Salomão: É o nome do mais poderoso dos monarcas hebreus citados na Bíblia. Significa pacífico e indica uma pessoa extremamente sábia, que não corre atrás de modismos e não se deixa seduzir por títulos ou riquezas. Embora um tanto desencantado, tem no amor que nutre pelas mulheres um grande incentivo para suas conquistas materiais. Do hebraico "prosperidade".
Samanta: Do aramaico "ouvinte".
Samara: Hebraico "protegida por Deus". Para ela, não precisar de dinheiro é uma meta interessante. É boa profissional e executa seu trabalho com eficiência. A racionalidade deve presidir às situações amorosas e afetivas.
Samuel: Significa aquele a quem Deus ouve e indica uma pessoa que age com determinação e justiça e só descansa quando atinge seus objetivos. A recompensa dessa atitude é ser bem-sucedido em praticamente todos os seus empreendimentos. Do hebraico "ouvido por Deus".
Sandra: Forma reduzida de Alessandra".
Sara: Hebraico, significa soberana, princesa. É uma pessoa predisposta ao sucesso profissional. Sua vontade de vencer é bem maior do que as dificuldades que possam aparecer. É uma pessoa com tendência a enriquecer.
Sarah: O mesmo que Sara. Variação do nome Sara.
Sebastiana: Feminino de Sebastião, ver este nome. Valoriza o dinheiro, porque ele pode abrir muitas portas. É fiel e, em troca, quer receber o mesmo tratamento. Realiza seu trabalho com aproveitamento.
Sebastião: Do grego "sagrado, reverenciado".
Selena: Grego, significa "a lua".
Selma: Árabe / celta, significa pacifica, justa. Variação de Anselmo. Indica um caráter que se caracteriza por mostrar sua preferência pelo otimismo perante o pessimismo. É próprio de quem é capaz de sacrificar-se pelos outros e, em contrapartida, mostra-se indolente consigo mesma.
Serena: Latim. Significado: calma, tranqüila.
Sérgio: Vem do latim e significa "o que cuida e protege"; servo de Deus.
Sheila: Gaulês, forma irlandesa de Cecília, que vem do latim e significa cega. Revela um certo tipo de indecisão, especialmente quando se trata de assumir novas responsabilidades.
Shirley: Anglo-saxão, significa pasto verdejante. Variante: Shirlei. Só se move emocionalmente se ganhar algo em troca. Realiza com aproveitamento seu trabalho. Considera o dinheiro essencial sobretudo para aparecer diante dos demais.
Siddhartha: Origem: Nepal. Variante: Sidarta. Nome dado pelo Rei do Nepal a seu filho, nascido 9 séculos antes de Cristo, que veio a se tornar o Buda. O significado é "aquele que traz a felicidade".
Silvana: Latim, proveniente da floresta, da selva. Pessoa que tem todas as chances de realizar seus desejos. Isso porque esse nome é uma marca de prosperidade. Para se relacionar bem é preciso controlar a impetuosidade. Do latim "das selvas".
Sílvia: Latim, da floresta, da selva. Revela paixão pela vida e a vontade de assumir tudo o que contribua para aumentar a felicidade humana. Por vezes, seu grande poder de comunicação poed provocar invejas e incompreensões por parte de seus amigos. Do latim "da selva".
Simone: Hebraico: aquela que tudo ouve.
Sinval: Germânico: que comanda uma expedição.
Sofia: Grego, significa sabedoria. Apesar de ser um pouco dispersiva, consegue resolver adequadamente seus problemas. Seu sucesso profissional irá depender de muito esforço. Convém ter sempre uma tarefa para manter-se ocupada.
Solange: Francês, significa majestosa. Intuitiva e inconstante, tem sempre idéias originais a respeito de todos os assuntos, e gosta de debatê-las com os colegas. Desenvolve tarefas dificultosas com total dedicação. Do francês "solene, majestosa".
Sônia: Russo, Sonja, significa sábia. Ou variação de Sofia. Simboliza o respeito por valores éticos e morais. É próprio de mulheres que levam à prática seus pensamentos, especialmente no campo afetivo e passional. Em geral, conduzem-se na vida com ingenuidade e simplicidade.
Soraia: Do árabe "estrela da manhã".
Sueli: Germânico, significa brilho, luz. Variante: Suely. Simboliza a necessidade de se sentir amparada e cuidadosa em qualquer infortúnio. É próprio de mulheres que experimentam alguma timidez ao agir, ainda que costumem expressar suas opiniões com desenvoltura e clareza.
Susana: Hebraico, significa pura como um lírio. Variante: Susana. Representa a união entre a destreza e a habilidade. É própria de pessoas intuitivas e muito capacitadas, que sempre dominam as situações, especialmente no plano profissional, e estão sempre atentas a todos os detalhes.
Susie: Diminutivo de Suzana. É mais propensa ao racionalismo do que a emotividade. Realiza todas as tarefas com eficácia. Considera importante o dinheiro, mas se conforma com o justo.

Letra “T”:
Taciana: Natural de Tácio.
Tadeu: Do aramaico "o corajoso".
Talita: Aramaico, quer dizer menina. Denota insatisfação e alegria. É próprio de pessoas alegres na aparência, justamente porque os problemas que as cercam são bastante profundos. É trabalhadora, mas pouco ordenada. Do aramaico "menina, donzela".
Taína: Carajás, quer dizer estrela. Revela nervosismo perante situações delicadas, especialmente as relacionadas com assuntos familiares. É próprio de pessoas que mostram sempre um caráter utilitarista e que manifestam interesse pela cultura e pelo saber.
Taís: Grego, aquela que deve ser contemplada. Jamais deixa transparecer suas fraquezas. Prefere encarar os problemas sozinha a ter de partilhar sua dor. Costuma ter boas idéias, a maioria audaciosa. Suas reservas de emergência não a deixam na mão.
Talita: Aramaico, significa "a menina".
Tâmara: Árabe, nome de fruto da tamareira. Realiza seu trabalho com paixão. O afeto e o carinho são sempre benéficos. O dinheiro é necessário para que não se dependa de ninguém e para decidir-se por si mesma.
Tânia: Forma diminutiva russa para Estefânia, que vem do grego e significa coroa, diadema. É uma pessoa que vai conseguir sucesso porque é paciente, perseverante e habilidosa, quando precisa enfrentar obstáculos. Inimiga de gastos supérfluos, mantém as finanças em dia. Sucesso como engenheira, secretária ou compradora.
Tarcísio: Do grego "confiança, coragem".
Tatiana (e): De origem russa e significa "a que protege". A fidelidade e o respeito são os pilares de um bom relacionamento amoroso. Sempre está em contínua atividade e realizando novos projetos.
Telma: Inglês, significa desejo.
Teresa: Latim, natural da terra. Nome que indica realismo e fantasia ao mesmo tempo. É própria de mulheres atias, sempre dispostas a realizar coisas e a planejar projetos para levá-los à prática. A sua força de vontade não decresce perante os obstáculos nem as dificuldades que podem encontrar no seu caminho. Do grego "ceifeira, caçadora".
Tereza: Variante de Teresa, ver esse nome. Inteligente, tem grande facilidade para transmitir conhecimentos aos outros e o faz com bastante clareza e paciência. Seu maior sonho é construir família e ter filhos.
Tereza Cristina: Latim, cristão natural de Tera. Indica preocupação e interesse pelos demais. É próprio de pessoas que estão sempre dependentes dos acontecimentos ao seu redor; são convencidas de fazer algo que não desejam.
Terezinha: Diminutivo de Teresa, ver esse nome. Amiga de todas as horas, é muito leal e sabe sempre dar apoio a quem procura. Por isso mesmo, vive cercada de gente. Controla bem suas finanças e tem sempre reserva.
Thais Helena: Grego, luz que deve ser contemplada. Indica prosperidade, segurança e confiança nas próprias origens. De um ponto de vista universal, é característico de pessoas trabalhadoras, mas, ao mesmo tempo, pouco imaginativas.
Tiago: Forma vernácula de Jacó.
Tirsa: Hebraico. Significado: delícia.
Tônia: Diminutivo de Antônia. Quanto mais se amar, mais tranqüilo se está na vida. Desenvolve seu trabalho com alto rendimento, mas é pouco constante.
Túlio: Do latim "levar, levantar".

Letra “U”:
Ubaldo: Teutônico, significa espírito ousado. Nome relacionado com a mente, próprio de pessoas intelectuais. Valoriza o dinheiro, mas não o considera a salvação universal. É fiel e nunca joga com os sentimentos alheios.
Ubirani: Indica tenacidade e delicadeza. É próprio de pessoas cuidadosas e atenciosas para com os outros; chama a atenção pelo seu caráter aberto e compreensivo, sobretudo em relação a valores tradicionais.
Ubiratã: Tupi, significa tacape forte. Ubiratan ou Ubiratam. A maior felicidade provém da satisfação emocional. O trabalho bem feito produz bem-estar e tranqüilidade. Dispor de dinheiro é necessidade inegável.
Ulísses: Grego, significa o irritado. Para ele, o dinheiro faz com que as pessoas se sintam mais livres e decididas. É fiel e exige em troca fidelidade e respeito. Realiza suas tarefas com minúcia. Do grego "o irritado, o colérico".
Urbano: Latim, aquele que vive na cidade. Consegue solução mesmo para um problema muito difícil e resolve a contento qualquer tarefa. Do latim "civilizado, bem educado".
Úrsula: Latim, pequena ursa. A experiência demostra que é sempre necessário ter dinheiro em conta. Sentir-se amado é a coisa mais agradável da vida. Realiza seu trabalho com aproveitamento e rigor.

Letra “V”:
Vagner: Nome tirado do sobrenome do compositor alemão Riehard Wagner. Indica uma pessoa cujo magnetismo é tão forte que envolve facilmente os outros e ele sabe utilizar esse dom com bom senso. Do alemão "aquele que faz vagões".
Valadares: Origem toponímica.
Valda: Teutônico Waldo: "guia, dirigente".
Valdemar e Wladimir: Do teutônico Waldo-mar, que significa governador, ou do anglo-saxão Weald-Maer, "famoso, poderoso".
Valdemiro: Variante de Valdemar.
Valdir: Variação de Valdo, e derivado de Waldir.
Valdo: Significa poderoso ou o que dirige. Indica uma pessoa de temperamento autoritário, o que a ajuda a superar sua timidez, que também é grande. Quando contrariado, chega a se mostrar agressivo.
Valdomiro: Variante de Valdemar.
Valentim: Significa saudável e valente. Indica uma pessoa vigorosa e de temperamento forte, capaz de passar por cima de qualquer obstáculo quando se propõe a fazer algo. E quase sempre alcança o que deseja. Do latim Valentinus. Forma feminina: Valentina. Derivado: Valentino.
Valéria: Feminino de Valério, que vem do latim e significa cheio de saúde. Com o dinheiro resolvem-se muitos assuntos difíceis. Tudo é permitido se é feito por amor: o amor move montanhas. Desempenha seu trabalho com eficiência e aproveitamento.
Valério: Significa robusto e valente. Indica uma pessoa que tende a adquirir grande força física e que usa sua resistência para lutar dia e noite pela realização dos seus sonhos. É brilhante nos estudos e se destaca no terreno profissional
Valesca: Germânico: "soberana, gloriosa".
Valfredo: Teutônico Waldifrid: "governador pacífico".
Valquiria: Mulheres de grande beleza.
Valter: Do teutônico Walthari: "comandante do exército".
Vanda: Teutônico Wando, Wendi, significa caminhante, peregrina. Preocupa-se para agradar os seus entes queridos. É profissional excelente. Seu senos de dever está acima de todas as coisas. É carinhosa e afetiva, mas sua timidez excessiva não lhe permite manifestar seu valor.
Vanderlei: Significa da ardósia e indica uma pessoa esforçada e organizada, mas que dispensa tanta atenção aos detalhes que chega a sacrificar o resultado final. Se superar essa tendência, fará grande sucesso em atividades de planejamento.
Vanessa: Gênero de lindas borboletas. Indica dinamismo e afã para realizar projetos que comportem fama e celebridade. É próprio de pessoas que sentem uma especial atração pelo brilho social, por conhecer gente vivem apegadas das aparências. Nome ligado a borboletas.
Vânia: Germânico, significa esperança. Para ela, o dinheiro é importante para resolver os problemas. Encontrar o verdadeiro amor é descobrir a paz interior duradoura. Realiza sua tarefa com profissionalismo.
Vanusa: Germânico: "esperança". Forma italiana derivada de Vânia.
Veloso: Antigo português (Velloso). "Cheio de pelos, peludo".
Venâncio: Latim: "o caçador".
Venceslau: Do eslavo "coroado de glória".
Veneranda: Do latim "respeitável".
Ventura: Espanhol: "felicidade, boa sorte".
Vera: Latim, significa verdadeira. Trabalhadeira, consegue-se sobrepujar diante das maiores dificuldades. Conservadora, a idéia da família é fundamental para ela. A dignidade está acima de todas as coisas. Do latim "verdadeira, primavera".
Vera Lúcia: Latim, quer dizer luz verdadeira. Está relacionado com um futuro promissor, em especial no campo profissional e, em geral, lutam por idéias relacionadas com a sua própria visão ética da vida, tanto a privada quanto a pública.
Vergueiro: Antigo português. "O que verga, o que dobra".
Veríssimo: Derivado de Veras, "muito verdadeiro".
Verônica: Variante de Berenice, que vem do grego e significa portadora da vitória. Representa a necessidade que têm algumas pessoas de quem se preocupa em pôr em ordem na sua vida e, em geral, nunca estão satisfeitas com os resultados que obtêm.
Viana: Origem toponímica.
Vicente: Latim Vicentius: "aquele que vence".
Vicentino: Diminutivo de Vicente.
Victor: Latim: "vencedor".
Victoria: Latim: "aquela que vence".
Vidigal: Origem toponímica.
Vieira: Origem toponímica.
Vigílio: Latim "vigilante".
Vilela: Origem toponímica.
Vilma / Wilma: Diminutivo de Willelmina, que significa "protetor resoluto".
Vílson: O mesmo que Uílson
Vinicius, Vinícios, Vinício: Significa vinicultor (aquele que cultiva uva) e indica uma pessoa ousada e criativa, que se destaca em qualquer grupo que freqüente. Todos admiram sua originalidade e isso lhe permite fazer muitos amigos e também diversas conquistas amorosas
Violante: Latim: "viola, violeta".
Violeta: Do francês Violette, nome de uma flor. Pode confiar! Você tem uma força que a empurra para frente. Com esse "auxílio" consegue atingir todos os seus objetivos com facilidade. Reflete longamente, antes de eleger seu par.
Virgílio / Virgilo: Latim Vigilius: "Verga, vara".
Virgínia: Latim: "casta, virgem".
Viriato: Céltico. Significa bracelete.
Viridiana: Latim: "florescente, vivente".
Vita: Latim "vida".
Vital: Latim "próprio da vida".
Vitalina: Latim: "cheia de vida, rica de vida". Forma masculina: Vitalino.
Vito: Origem italiana.
Vítor: Significa vencedor. Indica uma pessoa competente mas que apresenta certa reserva em expor seus pontos de vista, tendência que deve combater se quiser atingir o sucesso pleno. Do latim "triunfo, vitória".
Vitória: Feminino de Vítor, ver esse nome. Indica a paixão pela cerimônia e pelo luxo. É próprio de pessoas que sentem atração especial por grandes solenidades, pelos ritos, pelos boatos e pela glória. Gostam de ser tratadas como rainhas. Do latim victoria, vencedora, vitoriosa.
Vitório: É a forma masculina do nome da deusa mitológica que garante a vitória. Indica alguém que tem muita facilidade para resolver os problemas, pois sua simpatia e suas boas intenções atraem para ela o apoio significativo de amigos e de pessoas influentes.
Vivaldo: Germânico Wig + Wald. Combate + dirigir. O que dirige o combate.
Viviana: Latim, significa cheia de vida. Variantes: Viviane, Vivina. Nos momentos de precisão se revela esta pessoa uma líder nata.
Vladimir: O mesmo que Valdemar, Valdemiro e Valdomiro. Valdemar vem do teutônico Waldo-mar, que significa governador, ou do anglo-saxão Weald-Maer, "famoso, poderoso".
Vladislau: Do eslavo Vladislava: "dirigente glorioso".
Volnei: Do teutônico Wollmi: "espírito do povo, nacional".

Letra “W”:
Wagner: Nome tirado do sobrenome do compositor alemão Riehard Wagner. Indica uma pessoa cujo magnetismo é tão forte que envolve facilmente os outros e ele sabe utilizar esse dom com bom senso. Do alemão "aquele que faz vagões".
Walda / Waldo: Teutônico: "guia, dirigente, aquele que governa".
Waldemar: Teutônico Waldomar, governador famoso.
Waldimar: Aglutinação Wald + Maria.
Waldo: Significa poderoso ou o que dirige. Indica uma pessoa de temperamento autoritário, o que a ajuda a superar sua timidez, que também é grande. Quando contrariado, chega a se mostrar agressivo.
Walesca: Germânico: soberana, gloriosa.
Waldir: Variação de Valdo
Wallace: Anglo-saxão Waleis: Homem do País de Gales. Galês.
Walter: Do alemão "comandante do exército".
Wanda: Do teutônico Wando, Wendi: "caminhante, peregrina". Preocupa-se para agradar os seus entes queridos. É profissional excelente. Seu senos de dever está acima de todas as coisas. É carinhosa e afetiva, mas sua timidez excessiva não lhe permite manifestar seu valor.
Wanderley: Significa da ardósia e indica uma pessoa esforçada e organizada, mas que dispensa tanta atenção aos detalhes que chega a sacrificar o resultado final. Se superar essa tendência, fará grande sucesso em atividades de planejamento.
Wellington: Anglo-saxão Weolingtun, de uma família de próspera posição.
Wenceslau: Eslavo Wenceslsva: "entrelaçado de glória".
Werner: Do Teutônico Warinhari: "guerreiro defensor".
Wesley: Do eslavo "que veio do oeste".
Wilbur: Do teutônico Willaperht: "brilhante, resoluto".
Wilfred: Do teutônico Willifrid: "pacífico, resoluto".
Wilma: Diminutivo de Willelmina, que significa "protetor resoluto".
Wilmar: Do germânico Willo + Mari. Vontade + célebre. Célebre pela vontade.
William: Variação de Guilherme - Teutônico Willihelm: "protetor resoluto".
Wilson: Do anglo-saxão Willisone, significa filho de William.
Wilton: Do inglês "fazenda da primavera".
Windsor: Do anglo-saxão Wendelesora. Banco de areia fronteiriço que limita uma terra ou região.
Winston: Do anglo-saxão Windestun: da cidade de um amigo.
Wladimir: O mesmo que Valdemar, Valdemiro e Valdomiro. Valdemar vem do teutônico Waldo-mar, que significa governador, ou do anglo-saxão Weald-Maer, "famoso, poderoso".
Wolf: Do inglês "lobo".
Wolfgang: Germânico Wulf + Gangan. Lobo + andar. Aquele que anda com lobo.

Letra “X”:
Xavier: Basco, significa proprietário de casa nova. Variação: Xaver. Nome característico de pessoas altruístas e tímidas. Pode-se sempre contar com eles quando se precisa. Respeito pelos outros é seu lema. Embora pareçam distantes e frios , são muito sociáveis. Do espanhol "casa nova".
Xênia: Grego, significa hospitaleira. Reflete, antes de tudo, a resposta mística que emana do mundo anímico, É próprio de pessoas que, embora não o manifestem, sentem-se preocupadas interiormente com os aspectos transcendentes da vida.
Xenocrates: Grego. Força estrangeira.
Xenos: Grego. Estrangeiro ou hóspede.
Xerxes: Persa (Ksathra): "guia, príncipe real".
Xilon: Grego Xylon: madeira.
Ximenes: Ligado ao antigo Ximeno.
Xisto: Latim Xystus. "Aléia, rua arborizada".

Letra “Y”:
Yara: Variante de Iara
Yasmim: Árabe, significa flor branca. Nasceu para conhecer o sucesso e ser feliz. Transpõe todas as barreiras.
Yedda: Do anglo-saxão Giddian: "Cantor, cantar".
Yehudi: Do hebraico Jehujidad: "louvor ao senhor".
Yolanda: Grego (Iolanthe), significa flor de violeta. É uma pessoa viva, cheia de interesses bem diversificados. Muda freqüentemente de ocupação e é capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Acha que o dinheiro confere poder e prestígio.
Yoná: Hebraico: "pomba".
Yule: Do anglo-saxão Geol: "nascido no Natal".
Yuri: Nome russo, diminutivo de Georg, que corresponde ao português Jorge.
Yves: Anglo-saxão Ives: "filho do arco de teixo".
Yvete: Diminutivo de Yvone.
Yvone: Feminino diminutivo de Ivo, que vem do anglo-saxão, e significa pessoa atenta. Nome que indica liberdade e esperança. É próprio de pessoas com grande integridade e que se regem por seus próprios critérios, os quais defendem com firmeza sempre que consideram necessário.

Letra “Z”:
Zacarias: Significa aquele de quem Deus sem lembrou e indica uma pessoa que estabelece metas para si própria e trabalha com perseverança para alcançá-las. Em geral, obtém o que deseja e está sempre pronto a dividir suas conquistas com as pessoas a quem ama. Do hebraico "o lembrado de Deus".
Zada: Do árabe S'ad: "de sorte, aquele que tem sorte".
Zadoque: Do hebraico Tsadhoq: "o justo, o reto".
Zaida / Zaide: Árabe: "a saliente, a que sobressai".
Zaira: Árabe, significa visitante. Nome que representa ingenuidade e pureza. É próprio daquelas pessoas cujo ânimo não vai diante dos fracassos nem diante das possíveis dificuldades que surgem no caminho de sua vida.
Zanete: Variante e diminutivo de Jane.
Zaqueu: Do hebraico Zacah: "puro, o que é puro".
Zebedeu: Do hebraico: "presente de Deus".
Zélio: Significa zelo e indica uma pessoa altamente sensível e criteriosa. Quando libera sua criatividade, é muito bem sucedido nas artes. Interessa-se também por religião, mas sem se deixar levar por fanatismos ou por manipuladores da opinião pública.
Zélia: Do grego "bela".
Zelmira: Do árabe Zelamirah: "a radiante, a brilhante".
Zenilda: Aglutinação de e Nilda. Depois de muita luta conseguirá atingir os seus objetivos. Felicidade plena familiar.
Zelotes: Grego: o zeloso.
Zenaide: Variante de Zenóbia.
Zenóbia / Zenóbio: Grego. Vida dada por Deus.
Zilá: Hebraico: "a sombra".
Zilda: Germânico, a guerreira da vitória. Revela uma personalidade compreensiva e plena de moderação. É próprio de pessoas que sabem escutar e expor as suas razões em qualquer momento. Sua principal qualidade, mesmo assim, é a discrição.
Zilena: Armênio, significa robusta. Saberá apreciar o que tem porque é fruto de muito trabalho e sacrifício. Felicidade conjugal e muitos filhos.
Zora: Eslavo, significa aurora. Reconhecimento do valor da vida, através de muitas peregrinações e lutas. É bastante previdente.
Zuleica: Teutônico, significa roliça, robusta.
Zulmira: Teutônico, excelsa, excelente. Pessoa certa nos momentos difíceis. Aquela que harmoniza as querelas, dando sua opinião harmonizante.