Guerras

quarta-feira, 15 de junho de 2011

TRABALHANDO COM IMAGENS (7ª série)

TRABALHANDO COM IMAGENS

Analisaremos a seguir, imagens produzidas por Jean Baptista Debret,  que constam de sua obra Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, um conjunto importante de documentos visuais produzidos graça à vinda da Missão Artística Francesa, em 1816, patrocinada por D. João VI. Ao utilizarmos a cena, devemos encaminhar as reflexões para a percepção das principais característica da sociedade brasileira, no inicio do século XIX, e buscar compreender a importância desse documento como componente essencial do processo de construção da memória visual brasileira.
O principal objetivo, visa a incentivar a pratica do trabalho com fontes históricas visuais, não só na busca de sua compreensão e interpretação, mas também problematizando-as, propondo questionamentos como: Quem as produziu?  Quando as produziu?  Para que e para quem as produziu?
De maneira sucinta, vamos conhecer quem foi o autor da imagem escolhida, para auxiliar a problematizar a fonte por meio da identificação da autoria.
O pintor francês Jean Baptiste Debret (1768-1884) esteve no Brasil durante 15 anos, entre 1816 1831, e foi considerado o maior cronista visual do país do século XIX, ao reproduzir o movimento das ruas e a vida publicada e privada do Rio de Janeiro, à época de D. João VI. Suas observações a respeito do Brasil produziram quase 200 gravura do Rio de Janeiro, São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio grande do Sul. Ele pintou a natureza exuberante, mas dedicou especial atenção às pessoas que viviam aqui: governantes, senhores ricos, brancos pobres, mestiços, escravos e indígenas.
Debret veio com a Missão Artística Francesa, encarregada da criação da Academia de Belas Artes, a qual, além de pintores, incluía escultores, arquitetos e artesãos. A vinda da corte portuguesa e a conseqüente Abertura dos Portos, em 1808, permitiram a “redescoberta” do Brasil, pois até então, o governo metropolitano, por temer a cobiça estrangeira sobre sua colônia, impedia os contatos e a publicação de informações a respeito do Brasil. Assim as visitas de estrangeiros, pintores, naturalistas, diplomatas e comerciantes começavam a produzir riquíssimos relatos a respeito do país.
Não devemos esquecer que no período de produção dessas imagens inexistia a fotografia, ou seja, o trabalho de pintores como Debret, era de suma importância. Esses documentos são representações do real e não a realidade em si; contudo as imagens de Debret se aproximam muito da realidade, e por isso são chamadas de “realistas”, ele, inclusive, deixou anotações em texto, explicando cada uma das cenas que retratou. Daí seu indiscutível caráter documental, fornecendo elementos para a história da vida material e cotidiana, como só as imagens são capazes de fazer.
Debret e outros artistas, como o austríaco Thomas Ender e o alemão Johann Moritz Rugendas, tinham como público a burguesia européia, sequiosa por informações da “pitoresca e exótica” América, além, é claro, do governo do Brasil, que os contratou e hospedou.
As imagens pré-selecionadas para a condução do trabalho, passaram por um critério de seleção que privilegiou aquelas que mostram situações cotidianas, com personagens da vida social:

1.      Um funcionário a passeio com sua família:
                                         
Jean Baptiste Debret, Viagem pitoresca e histórica ao Brasil (1834 – 1839)

2.      Uma senhora brasileira em seu lar:
Jean Baptiste Debret, Viagem pitoresca e histórica ao Brasil (1834 – 1839)

3.      O jantar no Brasil:
Jean Baptiste Debret, Viagem pitoresca e histórica ao Brasil (1834 – 1839)

4.      O regresso de um proprietário:
Jean Baptiste Debret, Viagem pitoresca e histórica ao Brasil (1834 – 1839)

Vamos trabalhar com as imagens.

Escolha uma das imagens acima para desenvolver sua análise e siga os seguintes passos:

Análise geral:

Descreva tudo o que você vê na imagem.

Análise detalhada:

1 – Titulo da imagem escolhida.

2 – Trata-se de uma cena pública ou privada.

3 – Descreva o ambiente.

4 – identifique e descreva os personagens.

5 – Identifique e descreva os objetos.

6 – Descreva as ações retratadas.

7 – Há ações principais e secundárias? Quais?

8 – Como o titulo pode nos ajudar a compreender a cena?

9 – Que distinções podemos estabelecer entre os personagens?

10 – Que distinções podemos estabelecer a respeito da sociedade brasileira na época de Debret com base nesta obra?

Esses são apenas alguns passos sugeridos para se trabalhar com imagens, você pode e deve buscar outras dicas que possam ajudar na analise documental de imagens.


Esse resumo não tem por objetivo substituir o caderno do aluno, mas sim auxiliar no desenvolver da aula na ausência deste, (devido ao atraso na entrega do Caderno do Aluno, em algumas escolas do Estado).


Referência Bibliográfica:

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: história, ensino fundamental – 7ª série, volume 2 / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Diego Lopes Silva, Glaydson José da Silva, Mônica Lungov Bugelli, Raquel dos Santos Funari, Paulo Miceli. – São Paulo: SEE, 2009.

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