Guerras

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

RESUMO DA HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS E BIOGRAFIA DE PIERRE DE FRÉDY, O BARÃO DE COUBERTIN E DAS MASCOTES.


 

1.Os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga eram realizados ao ar livre, a cada quatro anos. Eram realizados em homenagem a Zeus, o deus mais importante da mitologia grega.

Naquele tempo, durante os Jogos Olímpicos as guerras eram suspensas.

Nas primeiras Olimpíadas realizadas em 776 a.C., havia apenas uma modalidade esportiva, a corrida de 200 metros, chamada de stádios.

A partir de 471 a.C., os atletas passaram a disputar o pentatlo, composto de cinco modalidades esportivas: corrida a pé, lançamento de disco, salto em distância, lançamento de dardo e luta.

Os atletas vencedores recebiam como prêmio uma coroa de folhas de oliveira, colhidas nos jardins de Zeus.

 

2. O barão Pierre de Coubertin foi o idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) foi criado em 1896.

A bandeira dos Jogos Olímpicos da Era Moderna é branca e possui cinco anéis coloridos entrelaçados.

As Olimpíadas de Pequim, em 2008, contaram com 34 modalidades esportivas.

 

3. Biografia de Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin.

O Barão de Coubertin nasceu em Paris, na França, no dia 1º de Janeiro de 1863 e faleceu no dia 2 de setembro de 1937. Estudou na Escola de Ciências Políticas e, apresentou, em 1892, na Universidade de Sorbonne um estudo sobre “Os exercícios físicos no mundo moderno”, e ainda um projeto idealizando os Jogos Olímpicos da

Era Moderna.

Em 1894, em uma convenção, com a participação de delegados de 13 países, conseguiu o apoio da Grécia para sediar a primeira Olimpíada da Era Moderna.

Neste ano nascia ainda o “Comitê Olímpico Internacional (COI). No dia 6 de janeiro de 1896, depois de vários problemas, os jogos tiveram início com a participação de 13 países e 311 atletas.

Foi presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) de 1896 a 1925. O Barão de

Coubertin investiu todos os seus bens na organização dos Jogos Olímpicos, mas morreu pobre e isolado em 1937, na Suíça.

 

MASCOTES OLÍMPICOS.

 

Desde 1972, nas Olimpíadas de Munique, na Alemanha, as mascotes ganharam espaço, com o cão basset Waldi.

Uma das mascotes mais conhecidas é o urso Misha, símbolo das Olimpíadas de Moscou, em 1980. O destaque nas Olimpíadas de Seul, 1988, foi o tigre Hodori, um animal da fauna local, em extinção.

Em 1992, foi a vez do cão Cobi, que depois acabou virando desenho animado, na Olimpíada de Barcelona. Em 2000, as mascotes criadas foram inspiradas em três animais nativos da Austrália, que receberam a denominação de Ollie, Syd e Millie, representando a terra, o ar e a água.

As Fuwa, mascotes dos Jogos Olímpicos de Pequim, foram reveladas pela Sociedade Nacional dos Estudos da Literatura Clássica Chinesa em 11 de novembro de 2005, em um evento que marcavam que faltariam mil dias para o início dos Jogos. Fuwa, que significa em mandarim crianças de boa sorte, consistem de cinco membros que representam peixe, panda-gigante, fogo olímpico, chiru e andorinhas e correspondem aos cinco elementos da filosofia chinesa: Água, Metal, Fogo, Madeira, e Terra. Cada mascote possui uma das cinco cores da bandeira olímpica e recebem os nomes de Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini, e juntando-se as cinco primeiras sílabas desses nomes forma-se a frase "Pequim recebe você". Jogos Olímpicos de 2012, oficialmente Jogos da XXX Olimpíada, mais comumente Londres 2012, foram os Jogos Olímpicos realizados na cidade de Londres, de 27 de julho a 12 de agosto de 2012. Após estes Jogos realizaram-se, na mesma cidade, os Jogos Paralímpicos de Verão de 2012, entre 29 de agosto e 9 de setembro.

Jogos Olímpicos de Londres 2014, Wenlock e Mandeville são as mascotes oficiais dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, realizados em Londres, e representam duas gotas de aço.

Foram desenvolvidas por uma agência britânica chamada Iris. De acordo com seu criador, as mascotes surgiram das duas gotas de aço que restaram da última viga de suporte do Estádio Olímpico de Londres.

Os nomes escolhidos fazem referência a duas cidades britânicas: Much Wenlock e Stock Mandeville.

O desenho de Wenlock e Mandeville agradou de modo geral. As crianças foram as mais satisfeitas com as mascotes de Londres, que têm um único olho e um sinalizador na cabeça que remete aos tradicionais táxis ingleses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário