Guerras

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Neocolonialismo



Processo de exploração econômica e dominação política dos continentes africano e asiático pelas potências capitalistas emergentes no decorrer do século XIX e começo do XX. A disputa por novos mercados leva à partilha da África e da Ásia. Reino Unido, França e Bélgica, as primeiras potências industrializadas, iniciam o processo. São seguidos por Alemanha e EUA – que alcançam o apogeu industrial e econômico a partir de 1870 – e, posteriormente, por Itália, Rússia e Japão.

            Nessa época, os países industrializados procuram encontrar territórios ricos em matérias-primas para abastecer sua economia e novas regiões para investir o capital excedente. As colônias devem atender também aos problemas de crescimento populacional da metrópole e de fornecimento de mão-de-obra numerosa e barata. As inovações tecnológicas decorrentes da segunda Revolução Industrial e a exploração de novas fontes de energia aumentam a capacidade de produção das indústrias, o que força ainda mais a busca de novos mercados. A França instala-se sobretudo no noroeste da África, na Indonésia e na Indochina. O Reino Unido domina a Índia, ocupa o Egito, a China e estabelece colônias na África. A Rússia avança na Sibéria, no Cáucaso e na China. A Bélgica ocupa a República Democrática do Congo; a Alemanha, grande parcela da África negra. O Japão instala-se na Coréia, em parte da China e na Indochina. Os EUA dominam Cuba, Porto Rico, Filipinas, Samoa Americana, Guam e Havaí.

            As metrópoles fundam companhias privadas nas colônias para explorar o território e desenvolvem um sistema administrativo fortemente centralizado nas mãos de colonos. Os conflitos gerados pelos interesses colonialistas levam à I Guerra Mundial. A partir da II Guerra têm início a descolonização da África e da Ásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário