Guerras

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Segundo Reinado

Apogeu, Campanha republicana, Dom Pedro II


Período monárquico durante o qual dom Pedro II governa o Brasil. Começa em 1840, com a antecipação da maioridade do imperador, e termina em 15 de novembro de 1889, quando ele é deposto pelos militares na proclamação da República. Nos primeiros dez anos do Segundo Reinado, o regime monárquico estabiliza-se. A derrota das insurreições nascidas durante a Regência pacifica as províncias. O governo central é reforçado com o Poder Moderador – que dá ao monarca a palavra final, em casos de conflito – e com o restabelecimento do Conselho de Estado, extinto no período regencial.

            Apogeu – O Segundo Reinado tem seu apogeu nas décadas de 1850 e 1860. Nesse período a contestação à monarquia é muito pequena. O governo é exercido pelo ministério, com base na maioria parlamentar, desde a implantação do parlamentarismo, em 1847. O império também fica mais fortalecido com a extinção do tráfico africano em 1850. Sem grandes questões internas, envolve-se em disputas na região platina, sobretudo na Guerra do Paraguai. O Brasil vence, mas o ônus econômico, social e político é enorme e abre espaço para os adversários do regime.

            Campanha republicana – Em 1870, fazendeiros, políticos, jornalistas e intelectuais lançam no Rio de Janeiro o Manifesto Republicano. É o sinal do declínio da monarquia. Apesar do pouco sucesso eleitoral dos candidatos republicanos nas eleições para a Câmara e o Senado, suas idéias e propostas se disseminam pelo país.

Enquanto isso, o Império não consegue resolver a questão do trabalho escravo, incompatibilizando-se com a aristocracia escravista e levando os abolicionistas a unir-se aos republicanos. Os problemas com a Questão Religiosa e com a Questão Militar, nas décadas de 1870 e 1880, agravam a crise, que atinge o ápice com a abolição da escravatura em 1888. Embora os dirigentes do império considerem a abolição uma vitória da monarquia, as oligarquias agrárias deixam de dar-lhe sustentação. No dia 15 de novembro de 1889, um grupo de militares proclama a República e põe fim ao Segundo Reinado.

            Dom Pedro II – Ao contrário de dom Pedro I, seu pai e antecessor, dom Pedro II é um soberano sem paixão pelo poder. Reservado e erudito, prefere o convívio com os intelectuais europeus ao relacionamento com os políticos brasileiros. Deixa a administração a cargo do ministério para dedicar-se mais às instituições de ensino e pesquisa, aos estudos e ao intercâmbio pessoal com os centros culturais da Europa. Quando a campanha republicana ganha vulto e se arma a conspiração civil-militar, nos últimos dias do império, o soberano revela surpresa e desencanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário