Guerras

terça-feira, 22 de março de 2011

COLONIZAÇÃO DA ÁSIA

Disputa territorial

Processo de ocupação territorial, exploração econômica e dominação política do continente asiático por potências européias. Baseia-se na posse de portos e feitorias no litoral com o objetivo de abastecer o mercado consumidor da Europa de ouro, prata, tecidos e especiarias explorados na região. Inicia-se no século XV e termina após a II Guerra Mundial.
            A tentativa de restabelecer o comércio com o Oriente, interrompido com a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453, leva os europeus a se lançar na busca de novas rotas marítimas. A expedição do português Vasco da Gama (1469-1524), realizada entre 1498 e 1499, inaugura a presença colonial européia na Ásia. Os portugueses estabelecem seu domínio na costa da Índia, da China e tentam conquistar o Japão. Os espanhóis instalam-se nas Filipinas, onde ficam até 1898. A partir do século XVII, a presença britânica na Índia, com a Companhia das Índias Orientais, supera a concorrência portuguesa e francesa. A França, porém, mantém a hegemonia na Indochina.
Disputa territorial – No final do século XIX, os países do Ocidente restauram a política colonialista, baseada na nova divisão econômica e política do mundo pelas potências capitalistas em ascensão. As potências européias e o Japão envolvem-se numa disputa acirrada para redividir os territórios asiáticos. A Rússia czarista conquista a Sibéria e parte da Ásia Central. O Reino Unido assegura sua soberania sobre a Índia e cria Estados intermediários no Nepal e no Butão. Entra também no Tibet, no Iêmen do Sul, em Barein e nos Emirados Árabes Unidos. Anexa a Birmânia (atual Mianmar) e o Ceilão (atual Sri Lanka). Com a Guerra do Ópio, toma Hong Kong da China. A França firma-se na Indochina, colonizando Laos, Camboja e Vietnã. A Holanda (Países Baixos) mantém o controle nas Índias Orientais (Indonésia). Em 1874, o Japão inicia seu movimento expansionista, atacando a China e, mais tarde, a Coréia. A expansão japonesa é barrada pelas intervenções de Rússia, França, Alemanha e Reino Unido, que deflagram uma corrida em busca de privilégios comerciais e concessões territoriais na China. Com a Guerra Hispano-Americana, os espanhóis perdem suas colônias no Pacífico e no Caribe para os Estados Unidos. A partir da II Guerra Mundial tem início o processo de independência das colônias européias na Ásia. Após a derrota dos turcos na I Guerra Mundial (1914-1919), Síria e Líbano ficam sob protetorado francês e Jordânia, Omã, Kuweit e Catar sob mandato inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário