Guerras

terça-feira, 22 de março de 2011

COMUNA DE PARIS


Insurreição popular ocorrida em Paris em 1871, quando, pela primeira vez na história, se instala um governo revolucionário de tendência socialista. Apesar da curta duração, dois meses, influencia movimentos socialistas posteriores, como a Revolução Russa.
A derrota sofrida pela França na Guerra Franco-Prussiana (1870) provoca a derrubada do imperador Napoleão III e a proclamação da III República. O novo governo, chefiado por Adolphe Thiers, negocia a paz com Otto von Bismarck, da Prússia, sob protestos da população. Os habitantes de Paris, sitiados pelo inimigo, revoltados com a capitulação francesa e castigados pelo alto custo de vida, organizam a resistência.
Em março de 1871, os rebeldes tomam o poder em Paris com o apoio da Guarda Nacional e organizam a Comuna. O governo revolucionário, formado por um conselho de cidadãos eleitos pelo voto universal, conta com a participação de representantes de várias tendências socialistas. A administração da cidade é delegada a funcionários eleitos e as fábricas passam a ser geridas por conselhos de trabalhadores. Em abril, a Comuna de Paris faz um manifesto à nação, conclamando todos os cidadãos franceses a formar uma federação de comunas livres e independentes. O Tratado de Paz entre a França e a Alemanha é assinado em maio de 1871 e, em seguida, as tropas do governo de Thiers invadem Paris. Em poucos dias a Comuna é derrotada. Cerca de 20 mil pessoas são mortas e mais de 40 mil, presas. Após a derrota da Comuna, as tropas alemãs deixam o país. A expressão Comuna de Paris também se refere ao governo instituído em Paris em 1792, durante a Revolução Francesa. Na época, os sans-culotte, liderados pelos jacobinos, organizam tropas nacionais e assumem o governo da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário